Organizações investem em programas de saúde mental

27 de setembro de 2022

Organizações investem em programas de saúde mental

Para prevenir o suicídio e apoiar colaboradores e clientes, empresas do mercado de seguros realizam ações focadas na saúde emocional


Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), são registrados anualmente cerca de 12 mil suicídios no Brasil. Para incentivar a conscientização e prevenção desse problema de saúde mundial, desde 2014 a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), organiza a campanha “Setembro Amarelo”, cujo objetivo é realizar ações que levem informações sobre o tema e ajudem as pessoas a cuidarem da saúde mental.


Ainda de acordo com a OMS, as taxas mundiais de suicídio estão em queda, mas na região das Américas os números vêm crescendo. Entre 2000 e 2019, a taxa global diminuiu 36%. No mesmo período, nas Américas, as taxas aumentaram 17%. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.


“O suicídio é uma questão de saúde pública e tem sido amplamente debatido. Entendemos que tal ação é causada por danos psicológicos, sendo os principais: a depressão, a ansiedade, o uso de drogas e os transtornos de personalidade. Além disso, a pandemia contribuiu muito para o aumento de doenças mentais, em decorrência das incertezas, medo e distanciamento social. O ambiente de crise econômica também levou as pessoas a terem preocupações maiores com a questão financeira, podendo ser considerado um agravante. Com isso, as empresas de saúde e seguros vivem novas realidades e precisam se atualizar”, afirma o dr. Marcos Loreto, diretor médico técnico da Omint.


Desde 2015 a companhia disponibiliza o Programa de Saúde Emocional, elaborado pelo Núcleo de Saúde e Prevenção da Omint (NUSP), voltado a apoiar os RH’s de empresas parceiras na promoção da saúde mental. As atividades são focadas no fortalecimento da saúde emocional e conscientização sobre os níveis de estresse na vida dos participantes. Com isso, o programa identifica aqueles que necessitam de acompanhamento específico e apoia os colaboradores nesse processo e tratamento, além de promover ações que fortalecem os benefícios da saúde mental no ambiente de trabalho. “No ano de 2021, houve uma redução de 41% do nível de estresse dos colaboradores das empresas clientes atendidas. Além disso, o NUSP disponibiliza para as empresas clientes conteúdos informativos nos canais digitais”, diz Loreto.


A segunda edição da pesquisa de Saúde Integral da SulAmérica, realizada pelo Instituto FSB, constatou que a saúde emocional piorou para 48% dos brasileiros durante a pandemia. O estudo também apontou que 54% dos entrevistados se dizem preocupados com as questões emocionais. “O mercado de saúde e seguros tem como objetivo oferecer segurança e proteção para as pessoas. Sempre buscamos levar informações para o maior número de brasileiros. Quando falamos sobre saúde emocional, sabemos do impacto disso na vida das pessoas”, ressalta Patrícia Coimbra, vice-presidente de Capital Humano, Marketing e Sustentabilidade da companhia.


A seguradora lançou recentemente, por meio do Instituto SulAmérica, o movimento #BemAmarelo, que propõe uma mobilização social para debater o cuidado com a saúde emocional e prevenção ao suicídio em todos os meses do ano, e não apenas durante a campanha Setembro Amarelo. Além disso, a empresa conta com o ‘Viver Bem’, uma iniciativa do programa Bem+Estar, que oferece acolhimento e suporte, através de consultas com psicólogos, às questões de saúde mental dos colaboradores. Para os segurados, a companhia oferece o Psicólogo na Tela, serviço no qual os clientes podem agendar consultas com especialistas. “As pessoas são o nosso maior ativo. E focar no bem-estar delas é essencial para que possamos auxiliar em todos os momentos”, afirma Patrícia.


No Seguro PASI, a Central de Amparo PASI disponibiliza profissionais especializados para atendimentos através da “Assistência Psicológica”. Uma vez inserida nos benefícios do plano contratado, essa assistência fica disponível para os segurados e seus familiares, podendo também ser utilizada pelos RH’s das empresas e seus gestores. Os atendimentos são realizados de segunda a sábado, das 8h às 21h, de forma remota e são ilimitados. “Até pouco tempo, o suicídio não era reconhecido como um problema de saúde, porém com o aumento de depressão e outros transtornos emocionais, isto tem se tornado uma questão de forte impacto para o mercado segurador, tanto dentro das organizações quanto do lado de fora. O aumento de afastamentos, interrupções das carreiras profissionais e caos emocional em algumas companhias é notório, portanto é algo que as lideranças não podem negligenciar”, diz Mariângela Marrocos, fundadora e sócia da empresa.


Uma mulher de cabelos loiros está vestindo uma regata preta e sorrindo.

Para Mariângela, o ambiente influência diretamente no comportamento e energia dos colaboradores de uma organização e, consequentemente, nos resultados dos negócios. A executiva reforça que cabe às empresas entenderem a importância das pessoas e da integração delas nessa jornada, para que programas de cuidado com a saúde mental sejam implementados de forma natural. “O acolhimento faz todos se sentirem em casa e terem a verdadeira sensação de pertencimento. Construir um ambiente acolhedor de forma genuína pode transformar uma companhia e quem faz parte dela”.


Leia no site:


Revista Apólice

Mais Postagens

Por Seguro PASI 1 de dezembro de 2025
O PASI reforça seu time executivo com a chegada de Júlia Jacques, que assume a gerência responsável pela integração das áreas Jurídica e de Indenizações. A decisão faz parte de um movimento estratégico da companhia para ampliar a eficiência operacional e oferecer um atendimento cada vez mais ágil e humanizado aos segurados e parceiros. Advogada com ampla experiência no mercado segurador, Júlia construiu sua carreira com atuação em um escritório especializado, onde atendeu grandes seguradoras e desenvolveu uma visão estratégica sobre regulação de seguros. Desde o início de sua trajetória, aprofundou-se em temas como sinistros, indenizações e contratos, além de ter liderado equipes e projetos de alta complexidade.  Associada da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros), Júlia participa ativamente de congressos e encontros da entidade, mantendo uma constante troca de conhecimento com outros profissionais do setor. Ela também possui MBA em Gestão Jurídica de Contratos de Seguros e Inovação pela Escola de Negócios de Seguros, formação que lhe proporcionou contato com todos os ramos de seguros no Brasil. Recentemente, reforçou seu desenvolvimento em liderança com a extensão em Gestão de Pessoas e Equipes, da ENS, em parceria com a Ontario College, do Canadá. “Assumir a gerência em um momento de transformação é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma oportunidade única. Meu objetivo é conduzir essa integração de forma estruturada, equilibrando agilidade e segurança técnica, sempre alinhada aos valores e ao propósito do PASI”, afirma Júlia. Com a chegada de Júlia Jacques, o PASI dá mais um passo em seu processo de evolução, fortalecendo sua estrutura organizacional e reafirmando o compromisso de entregar soluções sólidas, inovadoras e humanizadas ao mercado segurador.
Por Seguro PASI 25 de novembro de 2025
O PASI tem avançado em sua jornada de transformação digital e otimização interna. A recente integração entre os Departamentos de Implantação e Atuarial, alinhado com a nova gestão de Tecnologia do PASI, vem consolidando resultados expressivos em eficiência e agilidade, reforçando o compromisso da empresa com processos cada vez mais simples e sem burocracia. Sob coordenação de Roberta Rodrigues e superintendência de Mateus Ribeiro, a união das áreas foi estratégica para tornar o ciclo do cliente mais fluido, desde a cotação até a implantação do seguro. “Nosso objetivo foi integrar as etapas e aproximar as equipes, garantindo mais agilidade e uma entrega mais completa para o corretor e o cliente”, explica Roberta. Digitalização que entrega resultados Desde a reestruturação, concluída em junho deste ano, os indicadores confirmam o sucesso da mudança: 76% das contratações já são realizadas diretamente pelo Portal do Corretor PASI ; 72% das novas vendas não necessitam de análise interna e nem intervenção humana para implantação; 57% das propostas do Cotação Express fora do padrão técnico comum são concluídas sem burocracia e sem gerar pendências . Esses números demonstram um processo mais simples, automatizado e eficiente, eliminando etapas manuais e acelerando a implantação de seguros. “Ganhamos velocidade, reduzimos o tempo de resposta e tornamos o processo muito mais prático para o corretor”, ressalta Roberta.
Por Seguro PASI 21 de novembro de 2025
O PASI marcou presença no CQCS Inovação 2025, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, destacando seu posicionamento como uma das empresas pioneiras em soluções inovadoras no mercado segurador brasileiro. A participação reforçou o compromisso da companhia com a modernização do setor, especialmente diante da ascensão de tecnologias como a inteligência artificial. Representando o PASI, Mateus Ribeiro, superintendente comercial, atuarial e SIP do PASI, reforçou que o CQCS Inovação tem proporcionado dias intensos de aprendizado e conexões estratégicas. Para ele, a edição de 2025 se destaca por trazer para o centro do debate os avanços tecnológicos que já estão transformando o setor. Mateus afirma que “o evento traz para o centro da discussão o que já está em alta, inteligência artificial, tecnologia e a construção de soluções que realmente façam sentido”. Ele acrescenta que a presença da empresa reforça seu propósito: “o PASI, desde 1989, carrega a inovação no seu DNA, com coberturas, benefícios e soluções diferenciadas. Estar aqui fortalece nosso compromisso em desenvolver produtos para novos mercados, sempre com ética, responsabilidade e foco em fortalecer a cultura do seguro”. Nathália Simões, coordenadora de Comunicação e Relacionamento, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de seguros. Segundo ela, o encontro promove debates relevantes e contribui diretamente para o desenvolvimento do mercado. Em suas palavras, “os temas das palestras são extremamente relevantes e contribuem para fortalecer a discussão no mercado, melhorar a atuação dos corretores e gerar benefícios reais para os segurados”. Nathália destacou ainda que a participação da empresa reflete sua essência: “o PASI nasceu com essa vocação inovadora, e essas trocas de informação são fundamentais para aprimorarmos o mercado e impactarmos positivamente a população”. 
Por Seguro PASI 6 de novembro de 2025
O PASI anuncia sua campanha especial de Black November, oferecendo condições exclusivas ao longo de todo o mês de novembro. Entre os dias 01/11 a 30/11/2025, corretores poderão aproveitar oportunidades especiais para potencializar suas vendas e agregar ainda mais valor aos clientes. Durante o período da campanha, os corretores terão acesso a duas opções exclusivas de condição especial, disponíveis para os Seguros Convencionais do PASI, que incluem Seguro Agrovida, Seguro para Pequenas e Médias Empresas (PME) e Seguro para Convenções Coletivas de Trabalho. Todos os detalhes das condições podem ser consultados diretamente no Portal do Corretor PASI. Além de fortalecer a parceria com os corretores, a campanha traz vantagens inéditas também para os clientes e segurados com condições especiais para a contratação do Clube de Vantagens PASI! Os novos clientes que contratarem os Seguros Convencionais do PASI poderão escolher entre 3 meses grátis do Clube de Vantagens PASI ou 70% de desconto na contratação anual da assistência, que gera economia real no dia a dia dos segurados, com descontos em lojas físicas e on-line, serviços gratuitos e ofertas especiais em cinemas, cursos, eletrônicos, viagens e muito mais! “A campanha Black November reforça nosso compromisso em agregar valor aos corretores e empresas, ampliando também os benefícios para os segurados. O Clube de Vantagens proporciona uma assistência que realmente faz diferença no bolso do cliente, complementando a proteção oferecida pelos seguros PASI”, destaca a companhia. Com a iniciativa, o PASI reafirma seu papel de parceiro estratégico no mercado de seguros, oferecendo soluções que vão além da proteção tradicional, ao mesmo tempo em que incentiva a excelência na atuação dos corretores e promove experiências diferenciadas para os clientes e segurados.
Por Seguro PASI 3 de outubro de 2025
O PASI marcou presença no Conec 2025, realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em São Paulo, representado por sua equipe, destacando o compromisso de estreitar laços com os corretores e acompanhar de perto as tendências do setor. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, ressaltou a relevância do congresso como espaço estratégico de relacionamento. “O Conec chega aos seus 20 anos consolidado como um evento que interliga profissionais do setor em escala internacional”, afirmou. Para ela, a presença do PASI no encontro simboliza o compromisso da empresa em estar próxima dos corretores e reforçar sua proposta de valor. Segundo a executiva, o congresso é também uma vitrine para apresentar o ecossistema de soluções do seguro. “É a oportunidade de mostrar toda a inteligência e o sistema que oferecemos, que facilita o dia a dia do corretor”, disse. A importância de acompanhar as tendências do mercado também foi destacada por Nathália Simões, supervisora de marketing do PASI. Para ela, o Conec é “uma experiência enriquecedora”, especialmente por abordar temas como tecnologia e inteligência artificial, considerados cada vez mais essenciais para a evolução do setor. “Achamos importante estarmos presentes para fortalecer conexões junto aos nossos parceiros e acompanhar essas transformações”, afirmou. Nathália acrescentou que o PASI também vem incorporando tais inovações em seus processos internos, com o objetivo de facilitar a rotina dos corretores e elevar ainda mais a experiência e qualidade dos serviços oferecidos. A participação do PASI, ainda que indireta, reforça uma tendência vista no Conec deste ano: empresas do setor investindo cada vez mais em estreitar laços com os profissionais que são a linha de frente do relacionamento com os clientes.
Postagens mais antigas