PASI ampara trabalhadores da construção civil
2 de maio de 2016
PASI ampara trabalhadores da construção civil
PASI ampara trabalhadores da construção civil
Hoje, 70% das entidades patronais e laborais da indústria da construção civil já aderiram ao primeiro microsseguro do Brasil: o Plano de Amparo Social Imediato (PASI), que protege empresas e trabalhadores ativos legalizados em caso de morte, acidente ou rescisão de contrato, contemplando também prestadores terceirizados e temporários. Quem fornece o dado é o presidente do PASI, Alaor Silva, que viu no CVG-RJ um importante canal de difusão de conhecimento sobre o produto, em processo de grande expansão no território nacional. Seguradora benemérita do Clubedesde dezembro do ano passado, a companhia está no mercado há 26 anos e já resguarda mais de 2,5 milhões de empregados, atendendo a mais de 20 mil empregadores.
"O pioneirismo se deu pela inclusão, no mercado segurador, de pessoas das classes menos favorecidas economicamente, que costumam desempenhar funções com maior risco e, por isso, não encontravam oferta de cobertura securitária”, explica Silva. Segundo ele, é comum o engano de que o benefício é voltado apenas para os trabalhadores. “Os empresários têm muito a ganhar com esse seguro de vida em grupo que, com um investimento baixíssimo, resguarda seus funcionários, evita gastos inesperados e diminui drasticamente as ações judiciais. O retorno vem ainda com a maior produtividade de quem tem certeza de que estará protegido em caso de acidentes ou fatalidades”, completa o executivo.
“O PASI é uma garantia de tranquilidade para as empresas e de apoio nos momentos mais difíceis da vida do trabalhador”, assina embaixo o presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), Abrahão Roberto Kauffmann. A entidade foi uma das primeiras a aderir ao seguro, no final da década de 80. No atual cenário, em que as principais consequências da queda estimada de 40% no mercado da construção em 2015 são as demissões, o produto ganha ainda mais importância. Só no ano passado, foram fechados, segundo dados do Sinduscon-SP, mais de 480 mil postos de trabalho na indústria.
“A parte mais dolorosa da retração do setor é a perda dos trabalhadores. É preciso esforço e tempo para qualificar mão de obra e isso se perde em momentos de incerteza como esse”, lamenta o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Rodrigues Martins. “A disponibilização imediata de recursos financeiros pelo PASI caso algum dos sinistros cobertos ocorra é fundamental para que as empresas aprimorem, mesmo diante da instabilidade econômica, sua responsabilidade social. Estamos falando de um setor determinante na geração de emprego e renda, mas também parceiro da população na conquista do sonho da casa própria”, discorre, e acredita na recuperação dos empregos.
Apesar de não enxergar sinal de melhora a curto prazo, Martins afirma que a CBIC tem trabalhado em busca de novas oportunidades de negócios para o setor, responsável por mais de 50% dos investimentos feito no país, principalmente no segmento de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). E finaliza: “nossa expectativa é que a turbulência política possa ser controlada e que o governo recupere sua credibilidade e capacidade de ação. É preciso aprovar o ajuste fiscal e conduzir uma agenda de reformas que restabeleça o investimento como prioridade no gasto público”
Como funciona?
O PASI trabalha em parceria com os sindicatos de empresas e de trabalhadores, atuando no sentido de garantir o direito do seguro de vida aos profissionais de setores não só como o da construção civil, mas também os de vestuário, calçados, metalúrgico, entre outros. Quando as entidades entram em acordo, elabora-se a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e fica determinado o tipo de proteção securitária que deverá, então, ser adotado pelas companhias do segmento. De acordo com o presidente Alaor Silva, “as entidades patronais e laborais estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância de proporcionar benefícios sociais aos trabalhadores”. Ele completa que, em um cenário de crise econômica, a proteção securitária cumpre esse papel sem prejudicar o orçamento das empresas.
No Rio de Janeiro, já aderiram ao seguro outros 10 sindicatos além do Sinduscon-Rio. São eles: Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Rochas afins do Estado do Rio de Janeiro (SIMAGRAN/RJ), Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico do Município do Rio de Janeiro (SIMME/RJ), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico dos Munícipios de Duque de Caxias, São José do Meriti e Nilópolis (SIMMEC), Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis (STIMMME/DC), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Município do Rio de Janeiro (SINMETAL/RJ), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Rio de Janeiro (SIMMMERJ/RJ), Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Estado do Rio de Janeiro (SINDRATAR/RJ), Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores nas Indústrias de Instalação e Manutenção Elétrica, Gás, Hidráulica, Sanitária, Mecânica e de Telefonia do Estado do Rio de Janeiro (SINTRAINDISTAL/RJ) e Sindicato dos Notórios e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (SINOREG).
Silva lembra que os corretores de seguros também são peças fundamentais na engrenagem do PASI. “Por isso, oferecemos treinamentos sobre os setores que já trabalham com a exigência do seguro pelo CCT ao nosso time de mais de 4 mil corretores, com os quais nos relacionamos diretamente e por meio das sucursais da MetLife, companhia garantidora do produto”, relata.
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O PASI reforça seu time executivo com a chegada de Júlia Jacques, que assume a gerência responsável pela integração das áreas Jurídica e de Indenizações. A decisão faz parte de um movimento estratégico da companhia para ampliar a eficiência operacional e oferecer um atendimento cada vez mais ágil e humanizado aos segurados e parceiros. Advogada com ampla experiência no mercado segurador, Júlia construiu sua carreira com atuação em um escritório especializado, onde atendeu grandes seguradoras e desenvolveu uma visão estratégica sobre regulação de seguros. Desde o início de sua trajetória, aprofundou-se em temas como sinistros, indenizações e contratos, além de ter liderado equipes e projetos de alta complexidade. Associada da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros), Júlia participa ativamente de congressos e encontros da entidade, mantendo uma constante troca de conhecimento com outros profissionais do setor. Ela também possui MBA em Gestão Jurídica de Contratos de Seguros e Inovação pela Escola de Negócios de Seguros, formação que lhe proporcionou contato com todos os ramos de seguros no Brasil. Recentemente, reforçou seu desenvolvimento em liderança com a extensão em Gestão de Pessoas e Equipes, da ENS, em parceria com a Ontario College, do Canadá. “Assumir a gerência em um momento de transformação é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma oportunidade única. Meu objetivo é conduzir essa integração de forma estruturada, equilibrando agilidade e segurança técnica, sempre alinhada aos valores e ao propósito do PASI”, afirma Júlia. Com a chegada de Júlia Jacques, o PASI dá mais um passo em seu processo de evolução, fortalecendo sua estrutura organizacional e reafirmando o compromisso de entregar soluções sólidas, inovadoras e humanizadas ao mercado segurador.

O PASI tem avançado em sua jornada de transformação digital e otimização interna. A recente integração entre os Departamentos de Implantação e Atuarial, alinhado com a nova gestão de Tecnologia do PASI, vem consolidando resultados expressivos em eficiência e agilidade, reforçando o compromisso da empresa com processos cada vez mais simples e sem burocracia. Sob coordenação de Roberta Rodrigues e superintendência de Mateus Ribeiro, a união das áreas foi estratégica para tornar o ciclo do cliente mais fluido, desde a cotação até a implantação do seguro. “Nosso objetivo foi integrar as etapas e aproximar as equipes, garantindo mais agilidade e uma entrega mais completa para o corretor e o cliente”, explica Roberta. Digitalização que entrega resultados Desde a reestruturação, concluída em junho deste ano, os indicadores confirmam o sucesso da mudança: 76% das contratações já são realizadas diretamente pelo Portal do Corretor PASI ; 72% das novas vendas não necessitam de análise interna e nem intervenção humana para implantação; 57% das propostas do Cotação Express fora do padrão técnico comum são concluídas sem burocracia e sem gerar pendências . Esses números demonstram um processo mais simples, automatizado e eficiente, eliminando etapas manuais e acelerando a implantação de seguros. “Ganhamos velocidade, reduzimos o tempo de resposta e tornamos o processo muito mais prático para o corretor”, ressalta Roberta.

O PASI marcou presença no CQCS Inovação 2025, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, destacando seu posicionamento como uma das empresas pioneiras em soluções inovadoras no mercado segurador brasileiro. A participação reforçou o compromisso da companhia com a modernização do setor, especialmente diante da ascensão de tecnologias como a inteligência artificial. Representando o PASI, Mateus Ribeiro, superintendente comercial, atuarial e SIP do PASI, reforçou que o CQCS Inovação tem proporcionado dias intensos de aprendizado e conexões estratégicas. Para ele, a edição de 2025 se destaca por trazer para o centro do debate os avanços tecnológicos que já estão transformando o setor. Mateus afirma que “o evento traz para o centro da discussão o que já está em alta, inteligência artificial, tecnologia e a construção de soluções que realmente façam sentido”. Ele acrescenta que a presença da empresa reforça seu propósito: “o PASI, desde 1989, carrega a inovação no seu DNA, com coberturas, benefícios e soluções diferenciadas. Estar aqui fortalece nosso compromisso em desenvolver produtos para novos mercados, sempre com ética, responsabilidade e foco em fortalecer a cultura do seguro”. Nathália Simões, coordenadora de Comunicação e Relacionamento, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de seguros. Segundo ela, o encontro promove debates relevantes e contribui diretamente para o desenvolvimento do mercado. Em suas palavras, “os temas das palestras são extremamente relevantes e contribuem para fortalecer a discussão no mercado, melhorar a atuação dos corretores e gerar benefícios reais para os segurados”. Nathália destacou ainda que a participação da empresa reflete sua essência: “o PASI nasceu com essa vocação inovadora, e essas trocas de informação são fundamentais para aprimorarmos o mercado e impactarmos positivamente a população”.

O PASI anuncia sua campanha especial de Black November, oferecendo condições exclusivas ao longo de todo o mês de novembro. Entre os dias 01/11 a 30/11/2025, corretores poderão aproveitar oportunidades especiais para potencializar suas vendas e agregar ainda mais valor aos clientes. Durante o período da campanha, os corretores terão acesso a duas opções exclusivas de condição especial, disponíveis para os Seguros Convencionais do PASI, que incluem Seguro Agrovida, Seguro para Pequenas e Médias Empresas (PME) e Seguro para Convenções Coletivas de Trabalho. Todos os detalhes das condições podem ser consultados diretamente no Portal do Corretor PASI. Além de fortalecer a parceria com os corretores, a campanha traz vantagens inéditas também para os clientes e segurados com condições especiais para a contratação do Clube de Vantagens PASI! Os novos clientes que contratarem os Seguros Convencionais do PASI poderão escolher entre 3 meses grátis do Clube de Vantagens PASI ou 70% de desconto na contratação anual da assistência, que gera economia real no dia a dia dos segurados, com descontos em lojas físicas e on-line, serviços gratuitos e ofertas especiais em cinemas, cursos, eletrônicos, viagens e muito mais! “A campanha Black November reforça nosso compromisso em agregar valor aos corretores e empresas, ampliando também os benefícios para os segurados. O Clube de Vantagens proporciona uma assistência que realmente faz diferença no bolso do cliente, complementando a proteção oferecida pelos seguros PASI”, destaca a companhia. Com a iniciativa, o PASI reafirma seu papel de parceiro estratégico no mercado de seguros, oferecendo soluções que vão além da proteção tradicional, ao mesmo tempo em que incentiva a excelência na atuação dos corretores e promove experiências diferenciadas para os clientes e segurados.

O PASI marcou presença no Conec 2025, realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em São Paulo, representado por sua equipe, destacando o compromisso de estreitar laços com os corretores e acompanhar de perto as tendências do setor. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, ressaltou a relevância do congresso como espaço estratégico de relacionamento. “O Conec chega aos seus 20 anos consolidado como um evento que interliga profissionais do setor em escala internacional”, afirmou. Para ela, a presença do PASI no encontro simboliza o compromisso da empresa em estar próxima dos corretores e reforçar sua proposta de valor. Segundo a executiva, o congresso é também uma vitrine para apresentar o ecossistema de soluções do seguro. “É a oportunidade de mostrar toda a inteligência e o sistema que oferecemos, que facilita o dia a dia do corretor”, disse. A importância de acompanhar as tendências do mercado também foi destacada por Nathália Simões, supervisora de marketing do PASI. Para ela, o Conec é “uma experiência enriquecedora”, especialmente por abordar temas como tecnologia e inteligência artificial, considerados cada vez mais essenciais para a evolução do setor. “Achamos importante estarmos presentes para fortalecer conexões junto aos nossos parceiros e acompanhar essas transformações”, afirmou. Nathália acrescentou que o PASI também vem incorporando tais inovações em seus processos internos, com o objetivo de facilitar a rotina dos corretores e elevar ainda mais a experiência e qualidade dos serviços oferecidos. A participação do PASI, ainda que indireta, reforça uma tendência vista no Conec deste ano: empresas do setor investindo cada vez mais em estreitar laços com os profissionais que são a linha de frente do relacionamento com os clientes.
