Produto nasceu para atender os menos favorecidos
24 de outubro de 2019
Produto nasceu para atender os menos favorecidos
Produto nasceu para atender os menos favorecidos
Vamos contar uma história que aconteceu há 30 anos, mas que continua muito atual.
Usando as palavras que estão em alta, ela mostra que a inovação pode acontecer a qualquer momento, necessitando apenas da mudança do mindset dos líderes das empresas. Aplicando conceitos de MGA (Management General Agent), uma corretora de seguros criou um produto disruptivo e com conceitos sustentáveis para a sociedade.
A história do PASI começa como um ato de coragem e ousadia de seu fundador. Era uma corretora como outra qualquer, de perfil genérico, que comercializava de tudo. Neste período, as empresas internacionais começavam a ocupar mais espaço e era preciso pensar "fora da caixa". "O mais difícil foi determinar o rumo que queríamos tomar", define Alaor da Silva Junior, fundador do PASI. “Conseguimos encontrar este norte em 1988, quando identificamos o perfil social do mercado segurador, que tinha uma lacuna. Não existia nenhuma modalidade de seguro específica para atender as classes menos favorecidas do País", recorda.
Nesta época, o presidente da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais pediu que fosse desenvolvido um seguro para repor o caixa da entidade com valores gastos como auxílio funeral fornecido às famílias dos associados. As famílias, que não tinham como arcar com o funeral, pediam dinheiro emprestado à associação, porém não conseguiam devolver este valor.
Era indispensável que o seguro para cobrir este auxílio funeral tivesse um prêmio muito baixo. "Eu já estava aguçado para buscar uma solução e este foi o momento zero da mudança de nosso perfil. Assim nasceu a primeira ideia", diz o fundador do PASI. "O desafio era fazer a reposição do valor (indenização) em um prazo máximo de uma semana. Basicamente, era um valor determinado para que a associação pudesse repor seu caixa", diz.
Do laboratório à realidade
Em novembro de 1988, foi criado o protótipo do produto. Porém, em menos de um mês, a seguradora passou a não conseguir mais realizar a indenização no prazo de uma semana. Alaor não desistiu, pelo contrário, se desafiou a conseguir mais: desenvolver um produto que realizasse o pagamento em 24 horas após o recebimento da documentação exigida.
O presidente da entidade disse a Alaor que, se conseguisse fazer um pagamento ainda mais rápido do que em uma semana, tinha outra entidade para indicar. "Fiquei tão entusiasmado que quis ampliar ainda mais o projeto e levar para empresas. Pensei: se a família de um professor universitário fica sem recursos quando ele morre, imagine a família dos trabalhadores de classes mais modestas, que não têm qualquer acesso ao seguro", conta o empreendedor.
Foi quando, mesmo antes da regulamentação do produto, Alaor buscou e conseguiu a adesão de mais 15 empresas. "Éramos uma corretora de seguros comum, por isso aproveitei os segurados mais próximos, com grupos de trabalhadores significativos, e perguntei se teriam a coragem de me ajudar como clientes experimentais desse projeto"
Com as empresas, foram mais 3.250 trabalhadores, de diversos setores da indústria, totalizando 9.250 vidas na primeira vigência do produto PASI. "Busquei uma nova companhia, que pudesse nos atender e, no dia 23 de março de 1989, Saiu a aprovação para que, junto ao corpo técnico da seguradora, trabalhassem na finalização do produto.
"Em poucos meses, de outubro de 1988 a maio de 1989, tudo aconteceu. Saímos do laboratório para a realidade, íamos atuar no seguro com perfil social", alegra-se o idealizador e presidente da empresa. O PASI nasceu em 1 de junho de 1989, como o primeiro seguro social do Brasil destinado às classes menos favorecidas.
Interessante é perceber como os acontecimentos são cíclicos: "O PASI é o precursor dos MGAs (Management General Agent), que o mercado tanto fala hoje. Agora, querem indenizar em pouco tempo e já fazemos isso há 30 anos", declara Fabiana Resende, filha de Alaor, que atua como diretora Executiva da empresa. "Nem existia startup e o PASI já estava sendo uma, fazendo exatamente este modelo de testar, fazer de novo, errar, ajustar", observa.
Expansão por todo o Brasil
Uma semana após o lançamento do produto, no da 8 de junho, o PASI estava realizando a primeira indenização em 24h. O beneficiário que recebeu essa indenização era irmão de uma professora. Entregou a documentação um dia antes e foi lá pessoalmente receber o cheque. Ele ficou impressionado com a velocidade da indenização, perguntou se era o normal do mercado. "Expliquei que se tratava de um projeto, era a primeira indenização que estava acontecendo em 24 horas, e o propósito era atender as famílias no momento exato de suas necessidades", diz o idealizador do PASI. O homem entregou seu cartão de visitas, disse que era presidente de uma empresa e que o PASI havia acabado de ganhar mais 800 segurados. "Anos depois voltei a receber um cartão dele, mas era congratulando o nosso trabalho".
Este primeiro pagamento, a um beneficiário com boas condições financeiras, fez Alaor pensar em como seria satisfatório indenizar uma família pobre. "Foi quando nasceu a ideia, no 8o dia de operações do produto, de reescrever o projeto para poder oferecer para os trabalhadores da construção civil".
Em julho de 1989. Alaor falou como sindicato que representava a construção civil em Minas Gerais, dizendo que estava pronto para atender à demanda reprimida. No mês seguinte, o modelo PASI foi instituído como o primeiro seguro de vida e acidentes do país a constar em uma cláusula de convenção coletiva de trabalho. "Fomos pioneiros não somente no produto como também na metodologia de oferecer grande acessibilidade ao seguro e verdadeira contribuição social", orgulha-se.
Segundo o fundador, nos 30 anos que a empresa comemora em 2019, toda essa responsabilidade de proteção social só aumentou. "Na medida em que fomos ganhando a confiança das entidades e empresas, não estávamos mais falando com uma família, com um presidente, mas com um setor como um todo."
A partir de então, o PASI se espalhou para outros setores. "Já estávamos atuando na construção civil em âmbito nacional quando outros setores descobriram o produto e nos procuraram", conta Alaor. Os primeiros foram os setores calçadista e de vestuário. "Focávamos em segmentos com maior necessidade de proteção, muitos riscos relacionados, assim como a construção, as diversas indústrias, trabalhadores de chão de fábrica mesmo. Profissionais mais necessitados que não têm acesso ao seguro. Pudemos experimentar várias indenizações em 24 horas na construção civil e também fora dela."
Corretores de seguros na distribuição
Com o produto sendo distribuído nacionalmente, uma nova revolução marcou o PASI. “Fizemos outra inclusão, desta vez securitária: colocamos o corretor de seguros para distribuir o produto", afirma o fundador da empresa.
Até abril de 1991, o PASI atuava ainda como corretora de seguros. Neste momento, a empresa deixou esta atividade, estabeleceu acordo com a seguradora de que passaria exclusivamente a gerir a operação PASI, se dedicando à dinâmica e ao crescimento do produto, passando aos corretores a concessão da distribuição.
O PASI, que nasceu como corretora, hoje é empresa de gestão. "É um clube de seguros, atua como unidade independente da seguradora, por isso é um modelo exclusivo. Temos o compromisso em fazer com que tudo aconteça dentro dos padrões éticos, morais, institucionais e comerciais. Também está em nossa mão a essência da criatividade nas melhorias do produto", relata Alaor.
Nesses 30 anos, o produto foi sendo aprimorado e incluídas novas coberturas e abrangências (veja acima a linha do tempo com a evolução). "Hoje, muitas companhias copiam as nossas coberturas, mas nem sabem que foram lançadas inicialmente pelo PASI", relata Fabiana.
Novidades no 30° aniversário
Em setembro, o PASI apresentou uma novidade, que não é uma nova cobertura, mas sua ampliação. "Queremos revisitar coberturas já lançadas e que podem ser melhoradas", diz a diretora Fabiana. A cobertura de doença congênita foi lançada há 26 anos, cobrindo enfermidades em filhos de trabalhadores segurados que fossem caracterizadas até 06°mês após o parto. Agora, a cobertura vai até o 30° mês. "Em dois anos e meio a criança já anda, fala, por isso consegue-se identificar muitas outras doenças que não eram observadas até o 6o mês", explica. Todos os beneficiários passam a contar com essa ampliação de cobertura, sem custo adicional.
Investindo em benefícios para serem usados em vida pelos segurados, com o objetivo de reforçar a percepção do valor do seguro, há cerca de três anos foi implantada uma Central exclusiva do PASI, que realiza o atendimento remoto de psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. A partir de outubro, haverá o auxílio também de educadores físicos. "A assistência fitness complementa o serviço. Os profissionais trabalham juntos, se um segurado com problema de obesidade está em depressão por causa disso, ele passa pelo psicólogo, nutricionista e agora também educador físico", esclarece Fabiana Resende.
A próxima assistência que será lançada, entre outubro e novembro, é a recolocação profissional. Será prestada pelos psicólogos da Central em parceria com uma empresa de Recursos Humanos e oferecida para o beneficiário até seis meses após o desligamento da empresa. "Ajudamos a fazer currículo, faremos teste psicológico para ajudar a identificar potenciais e habilidades". Um grande benefício é que todos esses serviços da Central, incluindo do RH, são extensivos à família do segurado e ao gestor, tudo sem custo adicional.
Em homenagem aos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, o PASI está lançando neste período o Seguro Longevidade. "Este é nosso primeiro seguro sem coberturas de morte ou acidente vinculadas, possui apenas coberturas e assistências para ampliar longevidade e melhorar a qualidade de vida", conta Alaor. O foco desse produto é amparar segurados diagnosticados com câncer de mama ou próstata, que podem utilizar os benefícios da Central para melhorar a qualidade de vida, além de médico 24 horas à disposição para orientações.
Sem esquecer dos avanços tecnológicos, a empresa está repaginando site e sistemas. Segundo Fabiana, até o fim do ano estará mais fácil e simples de navegar nas plataformas, com novas funcionalidades também. "Estamos bastante animados com os seguros online. O seguro estagiário é vendido de forma 100% online e tem dado muito certo. Já são mais de mil apólices vendidas por mês, todas intermediadas pelos corretores".
A empresa desenvolveu marketplace que é colocado nos sites dos corretores e 25% das vendas já vêm dessas lojas online. Também está sendo desenvolvido o aplicativo do PASI, que até então não havia sido demandado, pois se trata de um seguro basicamente vendido para empresas.
Porém, o novo app terá foco no segurado, para melhorar a interação com o cliente, oferecer mais acesso à informação. "Em nosso caso, o segurado recebe o seguro pela empresa e muitas vezes não tem acesso às apólices ou não sabe como acionar. Ele passará a contar com uma plataforma bastante interativa e de fácil acesso. Celular todos usam, o whatsapp é o principal canal pelo qual recebemos as documentações de sinistros", argumenta Fabiana.
Em linha com o futuro, a empresa iniciou estudos de inteligência artificial para propiciar melhoria na análise de sinistros. O PASI já tem cinco robôs em atividade, que trouxeram maior dinamismo para a operação e minimizaram a possibilidade de erros. Hoje são realizados, de forma automática, todo o faturamento e a movimentação de segurados. Até o fim do ano, entrará em operação uma nova versão da Cotação Express, oferecendo aos corretores adesão e implantação imediatas. "Estamos desenvolvendo um processo bem simples e inédito para o modelo de seguro de vida em grupo, que desde a cotação até a implementação é 100% online", defende a diretora.
Fechando o ano que celebra as três décadas da empresa, em breve será lançado o livro que registra esta história do PASI, com mais detalhes. Em formato moderno e atrativo, o livro traz depoimentos de pessoas que ajudaram a construir esta trajetória de sucesso. e tem vídeos que podem ser acessados pelo smartphone por meio de QR Code.
O que se conclui, depois de 30 anos de atuação, é que o PASI se consolidou, mas não parou no tempo- sempre buscou inovação e mudança de posicionamento para melhor atender seu público. "Chegamos até aqui sendo prioritariamente um seguro de vida para atender entidades sindicais e suas convenções coletivas, mas agora estamos indo bem além, iremos lançar novos seguros sociais, novos produtos para a classe trabalhadora, sempre com foco em tecnologia, para que os processos sejam fáceis e rápidos, pois nossos seguros são de baixo custo, porém, com alto valor agregado", analisa Fabiana.
Fonte: Revista Apólice
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Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.

Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.

No dia 1º de junho de 2025, o PASI completou 36 anos de atuação no mercado brasileiro. A data marca mais do que o aniversário de uma das empresas mais inovadoras do país: representa a consolidação de um modelo de negócio comprometido com inclusão social, proteção digna e transformação de vidas. Criado em 1989, o PASI nasceu a partir de um propósito claro e ousado: levar proteção a trabalhadores em situação de vulnerabilidade, rompendo com a lógica excludente dos produtos tradicionais. Desde então, trilhou uma trajetória marcada por pioneirismo, impacto social e protagonismo no setor segurador. Transição de liderança e novo ciclo de crescimento A celebração dos 35 anos, em dezembro passado, marcou um momento simbólico de transição. Alaor Silva Junior, fundador da empresa, passou oficialmente o comando à sua filha, Fabiana Resende, em uma sucessão construída com planejamento ao longo de duas décadas. Fabiana assumiu a presidência em janeiro de 2025, após anos atuando em cargos estratégicos, como diretora executiva e vice-presidente. Com trajetória sólida construída dentro do PASI, Fabiana lidera agora um novo ciclo, pautado em inovação, expansão digital e ampliação do impacto social da empresa. Ao seu lado, está o irmão, Philippe Marrocos, diretor administrativo, financeiro e indenizações, reforçando o legado da família à frente do negócio. Sob essa nova gestão, o PASI inicia 2025 com a meta de ampliar sua presença nos mercados ainda não explorados. Para isso, aposta em tecnologia, novos produtos e canais de distribuição mais acessíveis. 36 anos de olhar social e impacto real Para Fabiana, o PASI não é apenas uma empresa: é uma missão. Ela defende que oferecer proteção com propósito é o que move a organização. Mais do que comercializar apólices, o compromisso é com a dignidade humana. A nova presidente acredita que o crescimento do setor é um movimento coletivo e convida corretores, parceiros e instituições a enxergarem o imenso potencial de um mercado ainda pouco explorado: o da base da pirâmide. Seu plano é tornar o PASI presente na vida de todos. Assim, o PASI chega aos 36 anos como uma empresa sólida, admirada e em plena transformação. Combina a credibilidade construída ao longo de mais de três décadas com uma visão de futuro guiada por inovação e sensibilidade social.

O último dia da viagem dos corretores premiados pela campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, uma iniciativa da PASI em parceria com a Icatu Seguros, foi marcado por momentos de relaxamento, premiação e uma homenagem especial à Fabiana Resende, que assumiu a presidência do PASI no início deste ano. A quarta-feira (28) começou com uma manhã de descanso no Wish Resort, onde os participantes puderam aproveitar sessões de massagem oferecidas no hotel, proporcionando um momento de bem-estar após dias de intensa programação. O almoço foi servido em formato de brunch, em um espaço reservado exclusivamente para o grupo. À noite, o grupo se reuniu para o jantar de encerramento e cerimônia de premiação da campanha. Subiram ao palco Luciano Soares e Alexandre Villardi, presidente e vice-presidente da Icatu Seguros, respectivamente, Fabiana Resende, presidente do PASI, e Philippe Marrocos, diretor administrativo, financeiro e indenizações do PASI. Eles foram os responsáveis por entregar o troféu da campanha “Decole com os Influenciadores PASI” às corretoras premiadas. As empresas reconhecidas pelo desempenho em 2024 foram: GDL, Inter Seguros, JAR, Sicoob, F Brito, Costa & Parra, Correta Vitória, Exclusive Seguros, Life Express e Martins Velasquez. O encerramento da campanha “Decole” reforça o compromisso da PASI e da Icatu Seguros em valorizar e incentivar os corretores parceiros por meio de experiências significativas, integrando reconhecimento profissional, lazer e networking. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem especial à Fabiana Resende, que assumiu a presidência do PASI em janeiro deste ano, sucedendo seu pai, Alaor Silva Junior, fundador da empresa. A transição marca um novo ciclo para o PASI, agora sob a liderança da nova geração. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com depoimentos de colaboradores e familiares de Fabiana, que também foi recentemente eleita uma das 50 mulheres mais influentes do Brasil no ramo de seguros, segundo a Revista Cobertura. A homenagem destacou sua trajetória, a continuidade do legado familiar e o reconhecimento de sua liderança no setor. Confira abaixo a galeria de fotos com os registros do último dia da viagem:

Os corretores vencedores da campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, promovida em parceria entre a PASI e a Icatu Seguros, vivenciaram nesta terça-feira (27) um dia repleto de natureza, cultura e integração internacional. Pela manhã, o grupo visitou as Cataratas do Iguaçu, uma das principais atrações turísticas do Brasil. O passeio permitiu aos corretores conhecerem de perto o parque e registrarem o momento com diversas fotos ao longo da trilha que leva aos principais mirantes do lado brasileiro. Na sequência , o grupo cruzou a fronteira com a Argentina para uma experiência no restaurante The Argentine Experience, em Puerto Iguazú. No local, os participantes tiveram uma imersão gastronômica interativa na culinária argentina, que combinou aprendizado e degustação. A recepção foi feita com tartar de truta patagônica harmonizado com vinho espumante Pet Nat. Em seguida, os corretores foram convidados a colocar a mão na massa, preparando suas próprias empanadas típicas, que mais tarde puderam saborear. A experiência continuou com a degustação de queijos e cortes de carne argentinos, acompanhados da tradicional picada. Para encerrar, os participantes aproveitaram o clássico doce de leite argentino e participaram de uma aula sobre a cultura do mate, onde aprenderam a montar a bebida e saborearam o preparo ao lado de alfajores artesanais. Antes de retornar ao hotel, o grupo fez uma breve parada no Duty Free Shop de Puerto Iguazú, onde puderam realizar compras e aproveitar produtos locais e importados. A programação do dia reforçou o propósito da campanha “Decole”: valorizar os corretores com vivências únicas, integrando lazer, cultura e reconhecimento profission. A campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, uma iniciativa da PASI em parceria com a Icatu Seguros, premia os dez corretores com maior produção no ano anterior com uma viagem a um destino nacional. A ação reforça o compromisso das empresas em valorizar o desempenho e a dedicação dos profissionais do setor. Confira a seguir a galeria de fotos com os registros do segundo dia: