Logo PASI
Menu

Setor da construção do Sudeste apresenta exemplo de boas práticas na pandemia

out. 30, 2020

Setor da construção do Sudeste apresenta exemplo de boas práticas na pandemia

 

Setor da construção do Sudeste apresenta exemplo de boas práticas na pandemia

 

A proteção aos trabalhadores do setor da construção durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi o mote das ações de boas práticas em responsabilidade social apresentadas nesta quarta-feira (28) por entidades e empresas do setor da construção da Região Sudeste, durante webinar da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).


Desde o início da pandemia, a área de responsabilidade da CBIC vem compilando boas práticas que estão sendo disseminadas em eventos regionais específicos da entidade, para que possam ser replicadas em outras localidades. Confira todas as Ações da Construção na Pandemia no site da entidade.


“O movimento de disseminação de boas práticas da CBIC sempre existiu e se intensificou durante a pandemia”, apontou a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes.


A também vice-presidente da área de Responsabilidade Social da entidade salientou que o principal ativo de uma empresa é a confiança. “A crise sanitária abalou a saúde pública e o mercado mundial, o que gerou na sociedade uma crise de desconfiança e o que a sociedade espera das empresas é que sejam capazes de promover impacto positivo na sociedade, investir no colaborador, cuidar do construtor e dar importância aos steakholders”.


O evento contou com a participação do vice-presidente da CBIC na Região Sudeste, Aristóteles Costa Neto (Espírito Santo), e de representantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo na apresentação dos cases.


A coordenadora de Recursos Humanos da Somattos, empresa mineira com 44 anos de atuação no mercado, Raquel Cardozo, foi a primeira a enfatizar a importância do trabalhador ao apresentar o case como lidar com a Covid-19 nos canteiros de obras. Cuidar do nosso colaborador é o nosso DNA”, afirmou, ao apontar as iniciativas desenvolvidas e o desafio de manter os procedimentos e as rotinas nos canteiros. Dentre as ações, a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) online.


As Ações do Seconci-MG de apoio às empresas no enfrentamento da pandeia de Covid-19 foram apoiadas pela área de medicina e contaram com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado, segundo a coordenadora do departamento de Serviço Social do Seconci-MG, Sylvia Helena Costa. Destaques para a Visita Covid, pré-agendada, onde se observou o comprometimento das empresas do setor e seriedade e rapidez no atendimento aos protocolos, assim como para a Telecovid, com teleorientação sobre a Covid-19. “É um trabalho que as empresas estão realizando com afinco”, mencionou a gerente de relacionamento com o mercado do Seconci-MG. Marcela Pinheiro.


Ao compartilhar as práticas e experiências do Plano de Amparo Social e Imediato (PASI) para a Proteção da empresa e seus empregados em meio à crise provocada pela pandemia da Covid-19, o gerente de Relações Institucionais do Seguro PASI, André Araújo, reforçou a importância do cuidado com o trabalhador. “Enxergar como os contratantes podem proteger melhor seus trabalhadores” foi o principal objetivo das iniciativas do PASI, que, segundo André Araújo, resultou na disponibilização de assistência social aos trabalhadores – independentemente de ter sido contratada – e apoio psicológico ao colaborador que tinha que sair de casa, porque o setor não parou, e aos que estavam passando por conflitos domésticos, além de orientações nutricionais e fitness.


Outra importante iniciativa foi a liberação da cobertura para a telemedicina (dentro de acidentes), por telefone ou vídeo chamada. “O PASI foi o primeiro a indenizar por Covid na América Latina”. Até o momento 147 pessoas foram indenizadas no país, em menos de 24 horas.

O case todos de máscara, do Serviço Social da Construção do Estado do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), inspirado em ações da CBIC, foi detalhado pela representante do Seconci-Rio, Elizangela Moura. “A iniciativa tem atuação em três frentes: combate ao coronavírus, questão socioeconômica para os que perderam renda e saúde mental de toda a família”, frisou.


Preocupada em garantir o bem estar dos colaboradores e um ambiente mais saudável, a CAC Engenharia, com atuação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, contratou uma empresa especializada em desinfecção. Dentre as Iniciativas implementadas durante a pandemia, o gerente de suprimentos da empresa, Carlos Henrique Teixeira de Souza, aponta o túneo de desinfecção e a contratação de um infectologista que realizou encontros para dirimir dúvidas e torna-los multiplicadores nas empresas e nas obras.


Já as Ações do Sinduscon-SP e do Seconci-SP no combate e resposta à Covid-19, segundo a vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP,  Maristela Alves Lima Honda, englobam desde o lançamento da Pesquisa Semanal sobre a Covid, o Programa Seconci-SP de Obra com Saúde (SOS), a Campanha Covid-19 e Testes para Covid-19 até o gerenciamento de Hospitais de Campanha pelo Seconci-SP.


Têm dois verbos que a gente tem praticado que são compartilhar e colaborar, centrados na preocupação com o setor da construção”, salientou a superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac) do Seconci-SP, Norma Araújo.


O evento realizado nesta quarta-feira (28) e direcionado à região Sudeste tem interface com o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da Covid-19 e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).





Leia também no site:


CBIC


SECONCI-MG


SINDUSCON-MG

Mais Postagens

Por Seguro PASI 28 fev., 2024
O Seguro PASI recebeu o Troféu Lótus 2023, que reconhece empresas que promovem a equidade de gênero, diversidade e inclusão. Em evento realizado em Brasília (DF), no dia 09 de dezembro de 2023, Regina Lacerda, Presidente do Clube de Executivas de Seguros de Brasília (CESB) e Daniela Tseimatzidis, Vice-Presidente da Sou Segura, entregaram os prêmios a empresas e personalidades que contribuem para a equidade de gênero no mercado segurador. Historicamente as mulheres são ampla maioria dentro do quadro de colaboradores do Seguro PASI, além disso elas também ocupam cargos de liderança e estratégicos dentro da companhia. Fabiana Resende, vice-presidente executiva do PASI vê com bons olhos o crescimento da participação feminina em cargos de liderança no mercado de seguros. “As mulheres têm uma visão distinta dos homens em alguns aspectos, pelos desafios diferentes que precisam enfrentar na vida, e ter mais mulheres participando ativamente de áreas de inovação, pode contribuir para uma nova perspectiva na oferta de produtos e serviços relacionados ao nosso mercado.” Destaca a executiva.
Por Seguro PASI 01 nov., 2023
Com a missão de aprimorar de forma institucional o setor de seguros, previdência privada e instituições relacionadas, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), fundada em 1993, está celebrando 30 anos de existência. Em um momento crucial de transformação, a academia lidera uma nova era com base em diversos pilares fundamentais, dentre eles o ESG (Ambiente, Social e Governança), princípio que orienta a considerar não apenas os resultados financeiros, mas também o impacto ambiental, social e de governança das atividades praticadas. Para que essa transformação aconteça, a academia passou a contar com 36 novos membros, dentre eles Fabiana Resende, vice-presidente executiva do Seguro PASI, primeira mulher do estado de Minas Gerais a compor o grupo acadêmico, que tem como principal objetivo, fomentar o mercado de seguros nacional e no estado, promovendo o bem-estar e a prosperidade do ecossistema.
Por Seguro PASI 01 set., 2023
O Seguro PASI, realizou uma SUPER Live cujo tema principal foi “cases de sucesso para você aplicar em seus negócios”. Em uma plataforma de videoconferência, centenas de corretores estiveram presentes para anotar as principais estratégias utilizadas por diversos parceiros PASI que obtiveram sucesso nas vendas e também puderam tirar dúvidas sobre os produtos. André Gonçalves, gerente de marketing, começou a transmissão por meio de um questionamento: qual é a melhor estratégia para iniciar a venda do seguro de vida? Após a pergunta, os presentes puderam, por meio do chat, interagir com ele e respondê-lo. Como a grande maioria respondeu conceitos relacionados ao acolhimento, André aprofundou sobre esse significado: “Acolher significa ouvir, atender e receber. O acolhimento é um ato de humanização e inclusão. O nosso dever, enquanto corretores e consultores, é dar orientações aos segurados e, a partir disso, passar a oferecer soluções e resoluções”. Além disso, o gerente de marketing também explicou como seria a dinâmica da live. Em um primeiro momento, os executivos falariam sobre os cases de sucesso e, respectivamente, um bate bola respondendo as dúvidas dos corretores. Bárbara Martins, coordenadora comercial de São Paulo, esteve presente na SUPER Live do PASI trazendo casos verdadeiros de corretores que obtiveram crescimento nas vendas do Seguro Funeral, Amparo Funeral e o Amparo Funeral Sênior. A executiva explicou sobre cada produto, apresentou os benefícios e comentou que o Seguro PASI respeita, acima de tudo, a vida. “O PASI é único e humanizado. É um seguro que tenho muito carinho e respeito.”, ressaltou ela. Bárbara também convidou os corretores parceiros a levarem mais ideias e inovações.
Por Seguro PASI 25 ago., 2023
O Plano de Amparo Social Imediato, PASI, participou, nesta última terça-feira (22), do Sou Segura Insurance Meeting em Belo Horizonte. Com o objetivo de promover um encontro entre mulheres e fortalecer trocas e aprendizados, o evento, cujo tema foi “Tendências do Consumo e Inovação em Seguros”, contou com a participação de personalidades femininas que vivenciam, todos os dias, o ecossistema. Apresentado por Fabiana Resende, a Vice-Presidente Executiva do Seguro PASI, o encontro teve as seguintes palestrantes: Amanda Fagundes (Executiva Comercial), Daniela Moura (Head de Marketing na Pottencial Seguradora S.A), Daniele Dabus (Head de Legal & Compliance na Darwin Seguros), Simone Vizani (Presidente Sou Segura). Além delas, Lilian Caldeira (Diretora Executiva da Sou Segura) e Bárbara Capurucho (Gerente de Produtos do Seguro PASI) também estiveram presentes.
Por Nathalia Simões 01 jun., 2023
“Quando lançamos o PASI, em 1989, a nossa expectativa era alcançar um novo mundo de produtos e serviços para o mercado segurador. Fomos ousados ao criar e materializar um modelo de seguro fundamentado no bem, visando a promoção e a inclusão social, que se tornou referência nacional no setor. E, nesse caminho até aqui, a criatividade e a inovação foram importantes para a construção da nossa história. Ao desenvolver este novo modelo de seguro, há 34 anos, não havia processos sistematizados, parâmetros, formulários ou orientações definidas. Eu desenhava os layouts dos documentos, ia às copiadoras, criava as malas diretas e, por meio de Telex, enviava os formulários às empresas e recebia as autorizações para as inclusões de propostas. Tudo foi concebido, adaptado e estruturado por nós à medida que avançávamos. Hoje, podemos contar com a tecnologia a nosso favor e devemos aproveitá-la o máximo possível. Temos todos os motivos para que dê certo: uma equipe profissional, confiante, ciente de sua responsabilidade social e institucional e que respeita a própria história. O PASI é um laboratório de inovação e, com as novas tecnologias, iremos ampliá-lo para mais pessoas e lugares. Quero trazer todos os nossos 34 anos de história para a era digital de forma simples, didática e segura. Somos protagonistas de uma responsabilidade social muito grande. A alma do PASI é a dignidade humana e a palavra que definirá o nosso futuro é a tecnologia. O produto já existe, é atraente e encantador.
Postagens mais antigas
Share by: