Bate-Papo Seguro: "Reforma Trabalhista poderá gerar muitas outras oportunidades"
11 de novembro de 2017
Bate-Papo Seguro: "Reforma Trabalhista poderá gerar muitas outras oportunidades"
Bate-Papo Seguro: "Reforma Trabalhista poderá gerar muitas outras oportunidades"

A diretora executiva do PASI, Fabiana Resende foi a entrevistada no Bate-Papo Seguro desta semana. Apesar do número de empregos informais subir, ela se mostrou confiante no aumento de negócios da companhia com a Reforma Trabalhista. De quebra, a executiva também comentou o diferencial do PASI em relação as outras companhias que trabalham com o mesmo serviço.
1 – Pioneiro do Brasil, o PASI levou o seguro de vida para trabalhadores que não imaginavam ter essa proteção um dia. Qual o papel social da companhia que merece maior destaque atualmente?
Ao longo de suas quase três décadas a missão do PASI continua sendo o de proporcionar proteção e segurança às classes trabalhadoras, gerando inclusão social, através de mecanismos sustentáveis e do desenvolvimento de coberturas e benefícios inovadores. Com o modelo PASI, pretendemos promover a inclusão de 100 milhões de brasileiros na instituição seguros, direta e indiretamente através do corretor de seguros fazendo sua distribuição.
2 – A reforma trabalhista promoverá grandes mudanças no mercado de trabalho. O crescente número de empregos informais impactou nos negócios do PASI?
Ainda é muito cedo para avaliar se será benéfico ou não a reforma trabalhista, isto só poderá ser dito a longo prazo. Diretamente a reforma trabalhista pode sim gerar uma perda de trabalhadores com o vínculo através da CLT, o que poderá gerar um impacto nos negócios voltados para benefícios, mas, ao mesmo tempo, a reforma trabalhista poderá gerar muitas outras oportunidades com as novas relações de trabalho e modelos de negócios. O momento para os negócios é muito oportuno no âmbito em que o PASI atua uma vez que a CCT – Conveção Coletiva de Trabalho perante a reforma trabalhista ganha ainda mais força, se tornando soberana em relação a CLT, o que possibilita explorar novos mercados e consequentemente novos negócios.
3 – É possível convergir tecnologia com oportunidade de negócios quando se trata especialmente do seguro de vida em grupo?
Com certeza! É possível e o PASI está com seu plano de expansão digital em andamento. Através de ferramentas que privilegiam o corretor de seguros e dão a ele a clara percepção de facilidade, segurança e controle, é possível fidelizar parceiros e captar novos negócios. Para o seguro de vida em grupo, precisamos usar a tecnologia para oferecer às empresas mais transparência e facilidades para a gestão do seguro. Para o corretor, estamos implantando ferramentas online para todo o processo, desde a cotação até o acompanhamento de sinistros. Um exemplo é a aprovação online das cotações com o envio da adesão pelo Portal, que estará disponível para todos os corretores à partir de deste mês.
4 – Quais são as coberturas (básicas e especiais) que o Seguro PASI disponibiliza para as empresas?
O PASI atende todas as coberturas tradicionais do seguro de vida e acidentes em grupo para proteger os trabalhadores e possuí também coberturas diretamente voltadas para proteger a empresa contratante do seguro, algumas desenvolvidas por nós mesmos para atender as demandas do mercado. Dentre as coberturas voltadas, podemos destacar:
ASPN – Assistência Social, Psicológica e Nutricional, que proporciona ao segurado, seus respectivos cônjuges e filhos, amparo e ajuda na resolução de problemas de ordem pessoal, familiar e profissional, prestando apoio nas mais diversas situações ocorridas no dia a dia no âmbito das assistências, sendo prestado por psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Este serviço também está disponível para os gestores das empresas dos departamentos de RH, Administrativo e de Pessoal, para apoiar e orienta-los com o seus trabalhadores nas questões relacionadas aos temas abordados pelas assistências.
Real – Reembolso à Empresa por Acidente Laborativo, que tem por objetivo cobrir as despesas oriundas da obrigação das empresas quanto ao pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento por acidente de trabalho do empregado.
Reembolso das Despesas com Rescisão Trabalhista em caso de Morte do Empregado que indeniza a empresa em parte do capital segurado vigente na data da ocorrência do sinistro a título de reembolso das despesas efetivas, para o acerto rescisório trabalhista, devidamente comprovado.
5 – Recentemente a companhia lançou o seguro exclusivo para estagiário. Como está a demanda do produto?
Esse é o primeiro de uma linha de produtos 100% digitais que lançaremos no mercado. Trata-se de um produto diferenciado, para atender a legislação vigente, trazendo benefícios para a empresa e para o estudante. Estamos muito satisfeitos com a demanda, que além de promover o canal digital, nos trouxe novos negócios e novos corretores.
6 – O que a experiência de quase três décadas de atuação no mercado nacional traz de benefício ao consumidor?
O PASI por ser pioneiro, abriu e desbravou o segmento que antes não era explorado pelo mercado segurador. Nossa experiência de 28 anos de atuação, de sempre sair na frente e fazer o novo é o nosso grande diferencial para os corretores, empresas, entidades e segurados. O PASI desde a sua criação em 1989 vem se aprimorando dia após dia, nos processos, no lançamento de produtos, coberturas e benefícios sempre atento em atender as necessidades de nossos públicos, transmitindo confiança pela bagagem que possui e entregando um serviço de excelência.
7 – Após a iniciativa, outras empresas aderiram a essa carteira promovendo uma forte concorrência. Qual é o diferencial do PASI em relação a outras companhias?
O principal diferencial do PASI é o seu pioneirismo, saímos na frente ao criar este mercado e somos especialistas no segmento com um profundo conhecimento e know-how, contando uma trajetória de quase 30 anos no segmento. Sabemos o que dá certo e o que não funciona neste mercado. O PASI sabe como tornar o negócio sustentável e perene gerando valor para o corretor e seu cliente. Muitos aventureiros entram no mercado de Convenção Coletiva de Trabalho e começam a lidar com riscos que tradicionalmente não estavam acostumados, com características diferentes dos públicos de baixa renda, sem saber o que podem encontrar e se perder no negócio, o que não ocorre com o PASI.
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O PASI reforça seu time executivo com a chegada de Júlia Jacques, que assume a gerência responsável pela integração das áreas Jurídica e de Indenizações. A decisão faz parte de um movimento estratégico da companhia para ampliar a eficiência operacional e oferecer um atendimento cada vez mais ágil e humanizado aos segurados e parceiros. Advogada com ampla experiência no mercado segurador, Júlia construiu sua carreira com atuação em um escritório especializado, onde atendeu grandes seguradoras e desenvolveu uma visão estratégica sobre regulação de seguros. Desde o início de sua trajetória, aprofundou-se em temas como sinistros, indenizações e contratos, além de ter liderado equipes e projetos de alta complexidade. Associada da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros), Júlia participa ativamente de congressos e encontros da entidade, mantendo uma constante troca de conhecimento com outros profissionais do setor. Ela também possui MBA em Gestão Jurídica de Contratos de Seguros e Inovação pela Escola de Negócios de Seguros, formação que lhe proporcionou contato com todos os ramos de seguros no Brasil. Recentemente, reforçou seu desenvolvimento em liderança com a extensão em Gestão de Pessoas e Equipes, da ENS, em parceria com a Ontario College, do Canadá. “Assumir a gerência em um momento de transformação é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma oportunidade única. Meu objetivo é conduzir essa integração de forma estruturada, equilibrando agilidade e segurança técnica, sempre alinhada aos valores e ao propósito do PASI”, afirma Júlia. Com a chegada de Júlia Jacques, o PASI dá mais um passo em seu processo de evolução, fortalecendo sua estrutura organizacional e reafirmando o compromisso de entregar soluções sólidas, inovadoras e humanizadas ao mercado segurador.

O PASI tem avançado em sua jornada de transformação digital e otimização interna. A recente integração entre os Departamentos de Implantação e Atuarial, alinhado com a nova gestão de Tecnologia do PASI, vem consolidando resultados expressivos em eficiência e agilidade, reforçando o compromisso da empresa com processos cada vez mais simples e sem burocracia. Sob coordenação de Roberta Rodrigues e superintendência de Mateus Ribeiro, a união das áreas foi estratégica para tornar o ciclo do cliente mais fluido, desde a cotação até a implantação do seguro. “Nosso objetivo foi integrar as etapas e aproximar as equipes, garantindo mais agilidade e uma entrega mais completa para o corretor e o cliente”, explica Roberta. Digitalização que entrega resultados Desde a reestruturação, concluída em junho deste ano, os indicadores confirmam o sucesso da mudança: 76% das contratações já são realizadas diretamente pelo Portal do Corretor PASI ; 72% das novas vendas não necessitam de análise interna e nem intervenção humana para implantação; 57% das propostas do Cotação Express fora do padrão técnico comum são concluídas sem burocracia e sem gerar pendências . Esses números demonstram um processo mais simples, automatizado e eficiente, eliminando etapas manuais e acelerando a implantação de seguros. “Ganhamos velocidade, reduzimos o tempo de resposta e tornamos o processo muito mais prático para o corretor”, ressalta Roberta.

O PASI marcou presença no CQCS Inovação 2025, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, destacando seu posicionamento como uma das empresas pioneiras em soluções inovadoras no mercado segurador brasileiro. A participação reforçou o compromisso da companhia com a modernização do setor, especialmente diante da ascensão de tecnologias como a inteligência artificial. Representando o PASI, Mateus Ribeiro, superintendente comercial, atuarial e SIP do PASI, reforçou que o CQCS Inovação tem proporcionado dias intensos de aprendizado e conexões estratégicas. Para ele, a edição de 2025 se destaca por trazer para o centro do debate os avanços tecnológicos que já estão transformando o setor. Mateus afirma que “o evento traz para o centro da discussão o que já está em alta, inteligência artificial, tecnologia e a construção de soluções que realmente façam sentido”. Ele acrescenta que a presença da empresa reforça seu propósito: “o PASI, desde 1989, carrega a inovação no seu DNA, com coberturas, benefícios e soluções diferenciadas. Estar aqui fortalece nosso compromisso em desenvolver produtos para novos mercados, sempre com ética, responsabilidade e foco em fortalecer a cultura do seguro”. Nathália Simões, coordenadora de Comunicação e Relacionamento, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de seguros. Segundo ela, o encontro promove debates relevantes e contribui diretamente para o desenvolvimento do mercado. Em suas palavras, “os temas das palestras são extremamente relevantes e contribuem para fortalecer a discussão no mercado, melhorar a atuação dos corretores e gerar benefícios reais para os segurados”. Nathália destacou ainda que a participação da empresa reflete sua essência: “o PASI nasceu com essa vocação inovadora, e essas trocas de informação são fundamentais para aprimorarmos o mercado e impactarmos positivamente a população”.

O PASI anuncia sua campanha especial de Black November, oferecendo condições exclusivas ao longo de todo o mês de novembro. Entre os dias 01/11 a 30/11/2025, corretores poderão aproveitar oportunidades especiais para potencializar suas vendas e agregar ainda mais valor aos clientes. Durante o período da campanha, os corretores terão acesso a duas opções exclusivas de condição especial, disponíveis para os Seguros Convencionais do PASI, que incluem Seguro Agrovida, Seguro para Pequenas e Médias Empresas (PME) e Seguro para Convenções Coletivas de Trabalho. Todos os detalhes das condições podem ser consultados diretamente no Portal do Corretor PASI. Além de fortalecer a parceria com os corretores, a campanha traz vantagens inéditas também para os clientes e segurados com condições especiais para a contratação do Clube de Vantagens PASI! Os novos clientes que contratarem os Seguros Convencionais do PASI poderão escolher entre 3 meses grátis do Clube de Vantagens PASI ou 70% de desconto na contratação anual da assistência, que gera economia real no dia a dia dos segurados, com descontos em lojas físicas e on-line, serviços gratuitos e ofertas especiais em cinemas, cursos, eletrônicos, viagens e muito mais! “A campanha Black November reforça nosso compromisso em agregar valor aos corretores e empresas, ampliando também os benefícios para os segurados. O Clube de Vantagens proporciona uma assistência que realmente faz diferença no bolso do cliente, complementando a proteção oferecida pelos seguros PASI”, destaca a companhia. Com a iniciativa, o PASI reafirma seu papel de parceiro estratégico no mercado de seguros, oferecendo soluções que vão além da proteção tradicional, ao mesmo tempo em que incentiva a excelência na atuação dos corretores e promove experiências diferenciadas para os clientes e segurados.

O PASI marcou presença no Conec 2025, realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em São Paulo, representado por sua equipe, destacando o compromisso de estreitar laços com os corretores e acompanhar de perto as tendências do setor. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, ressaltou a relevância do congresso como espaço estratégico de relacionamento. “O Conec chega aos seus 20 anos consolidado como um evento que interliga profissionais do setor em escala internacional”, afirmou. Para ela, a presença do PASI no encontro simboliza o compromisso da empresa em estar próxima dos corretores e reforçar sua proposta de valor. Segundo a executiva, o congresso é também uma vitrine para apresentar o ecossistema de soluções do seguro. “É a oportunidade de mostrar toda a inteligência e o sistema que oferecemos, que facilita o dia a dia do corretor”, disse. A importância de acompanhar as tendências do mercado também foi destacada por Nathália Simões, supervisora de marketing do PASI. Para ela, o Conec é “uma experiência enriquecedora”, especialmente por abordar temas como tecnologia e inteligência artificial, considerados cada vez mais essenciais para a evolução do setor. “Achamos importante estarmos presentes para fortalecer conexões junto aos nossos parceiros e acompanhar essas transformações”, afirmou. Nathália acrescentou que o PASI também vem incorporando tais inovações em seus processos internos, com o objetivo de facilitar a rotina dos corretores e elevar ainda mais a experiência e qualidade dos serviços oferecidos. A participação do PASI, ainda que indireta, reforça uma tendência vista no Conec deste ano: empresas do setor investindo cada vez mais em estreitar laços com os profissionais que são a linha de frente do relacionamento com os clientes.
