Bate-Papo Seguro: "Reforma Trabalhista poderá gerar muitas outras oportunidades"
11 de novembro de 2017
Bate-Papo Seguro: "Reforma Trabalhista poderá gerar muitas outras oportunidades"
Bate-Papo Seguro: "Reforma Trabalhista poderá gerar muitas outras oportunidades"

A diretora executiva do PASI, Fabiana Resende foi a entrevistada no Bate-Papo Seguro desta semana. Apesar do número de empregos informais subir, ela se mostrou confiante no aumento de negócios da companhia com a Reforma Trabalhista. De quebra, a executiva também comentou o diferencial do PASI em relação as outras companhias que trabalham com o mesmo serviço.
1 – Pioneiro do Brasil, o PASI levou o seguro de vida para trabalhadores que não imaginavam ter essa proteção um dia. Qual o papel social da companhia que merece maior destaque atualmente?
Ao longo de suas quase três décadas a missão do PASI continua sendo o de proporcionar proteção e segurança às classes trabalhadoras, gerando inclusão social, através de mecanismos sustentáveis e do desenvolvimento de coberturas e benefícios inovadores. Com o modelo PASI, pretendemos promover a inclusão de 100 milhões de brasileiros na instituição seguros, direta e indiretamente através do corretor de seguros fazendo sua distribuição.
2 – A reforma trabalhista promoverá grandes mudanças no mercado de trabalho. O crescente número de empregos informais impactou nos negócios do PASI?
Ainda é muito cedo para avaliar se será benéfico ou não a reforma trabalhista, isto só poderá ser dito a longo prazo. Diretamente a reforma trabalhista pode sim gerar uma perda de trabalhadores com o vínculo através da CLT, o que poderá gerar um impacto nos negócios voltados para benefícios, mas, ao mesmo tempo, a reforma trabalhista poderá gerar muitas outras oportunidades com as novas relações de trabalho e modelos de negócios. O momento para os negócios é muito oportuno no âmbito em que o PASI atua uma vez que a CCT – Conveção Coletiva de Trabalho perante a reforma trabalhista ganha ainda mais força, se tornando soberana em relação a CLT, o que possibilita explorar novos mercados e consequentemente novos negócios.
3 – É possível convergir tecnologia com oportunidade de negócios quando se trata especialmente do seguro de vida em grupo?
Com certeza! É possível e o PASI está com seu plano de expansão digital em andamento. Através de ferramentas que privilegiam o corretor de seguros e dão a ele a clara percepção de facilidade, segurança e controle, é possível fidelizar parceiros e captar novos negócios. Para o seguro de vida em grupo, precisamos usar a tecnologia para oferecer às empresas mais transparência e facilidades para a gestão do seguro. Para o corretor, estamos implantando ferramentas online para todo o processo, desde a cotação até o acompanhamento de sinistros. Um exemplo é a aprovação online das cotações com o envio da adesão pelo Portal, que estará disponível para todos os corretores à partir de deste mês.
4 – Quais são as coberturas (básicas e especiais) que o Seguro PASI disponibiliza para as empresas?
O PASI atende todas as coberturas tradicionais do seguro de vida e acidentes em grupo para proteger os trabalhadores e possuí também coberturas diretamente voltadas para proteger a empresa contratante do seguro, algumas desenvolvidas por nós mesmos para atender as demandas do mercado. Dentre as coberturas voltadas, podemos destacar:
ASPN – Assistência Social, Psicológica e Nutricional, que proporciona ao segurado, seus respectivos cônjuges e filhos, amparo e ajuda na resolução de problemas de ordem pessoal, familiar e profissional, prestando apoio nas mais diversas situações ocorridas no dia a dia no âmbito das assistências, sendo prestado por psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Este serviço também está disponível para os gestores das empresas dos departamentos de RH, Administrativo e de Pessoal, para apoiar e orienta-los com o seus trabalhadores nas questões relacionadas aos temas abordados pelas assistências.
Real – Reembolso à Empresa por Acidente Laborativo, que tem por objetivo cobrir as despesas oriundas da obrigação das empresas quanto ao pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento por acidente de trabalho do empregado.
Reembolso das Despesas com Rescisão Trabalhista em caso de Morte do Empregado que indeniza a empresa em parte do capital segurado vigente na data da ocorrência do sinistro a título de reembolso das despesas efetivas, para o acerto rescisório trabalhista, devidamente comprovado.
5 – Recentemente a companhia lançou o seguro exclusivo para estagiário. Como está a demanda do produto?
Esse é o primeiro de uma linha de produtos 100% digitais que lançaremos no mercado. Trata-se de um produto diferenciado, para atender a legislação vigente, trazendo benefícios para a empresa e para o estudante. Estamos muito satisfeitos com a demanda, que além de promover o canal digital, nos trouxe novos negócios e novos corretores.
6 – O que a experiência de quase três décadas de atuação no mercado nacional traz de benefício ao consumidor?
O PASI por ser pioneiro, abriu e desbravou o segmento que antes não era explorado pelo mercado segurador. Nossa experiência de 28 anos de atuação, de sempre sair na frente e fazer o novo é o nosso grande diferencial para os corretores, empresas, entidades e segurados. O PASI desde a sua criação em 1989 vem se aprimorando dia após dia, nos processos, no lançamento de produtos, coberturas e benefícios sempre atento em atender as necessidades de nossos públicos, transmitindo confiança pela bagagem que possui e entregando um serviço de excelência.
7 – Após a iniciativa, outras empresas aderiram a essa carteira promovendo uma forte concorrência. Qual é o diferencial do PASI em relação a outras companhias?
O principal diferencial do PASI é o seu pioneirismo, saímos na frente ao criar este mercado e somos especialistas no segmento com um profundo conhecimento e know-how, contando uma trajetória de quase 30 anos no segmento. Sabemos o que dá certo e o que não funciona neste mercado. O PASI sabe como tornar o negócio sustentável e perene gerando valor para o corretor e seu cliente. Muitos aventureiros entram no mercado de Convenção Coletiva de Trabalho e começam a lidar com riscos que tradicionalmente não estavam acostumados, com características diferentes dos públicos de baixa renda, sem saber o que podem encontrar e se perder no negócio, o que não ocorre com o PASI.
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O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.

O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.

Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.

Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.

Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.