Conheça 8 mulheres que estão transformando o mercado de seguros do Brasil

10 de fevereiro de 2022

Conheça 8 mulheres que estão transformando o mercado de seguros do Brasil

Se, no passado, os homens eram maioria absoluta nas lideranças do mercado de seguros no Brasil, hoje esse cenário já não é mais o mesmo. Apesar da desigualdade salarial entre os gêneros permanecer, a representatividade feminina aumentou no setor. 


Em 2019, uma pesquisa feita pela Escola Nacional de Seguros mostrou que as mulheres representam 55% do total de colaboradores desse mercado. Mas o levantamento, feito com 23 seguradoras, também revelou que, em relação aos cargos de gerência, a proporção é desigual: 53% são homens e 47% mulheres.


Já a diferença salarial entre os dois gêneros no setor ainda é uma realidade. Em 2018, por exemplo, o salário médio mensal dos homens que atuavam no segmento era de R$ 6,3 mil contra R$ 4,5 mil das mulheres. 


De olho nas mudanças e no que ainda pode ser conquistado, um grupo de mulheres fundou, em 2018, a Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS). O objetivo é equilibrar os cargos de liderança no setor e diminuir as diferenças salariais, além de debater sobre o cenário atual do setor.


Em 2021, durante um evento do grupo, a presidente da associação, Simone Vizani, falou sobre a importância de defender a equidade de gênero e a participação das mulheres nessa área. “Estamos chegando a outro patamar, em busca da transformação e do empoderamento das mulheres, em uma trajetória de ressignificância”, destacou.


Assim como Simone, outras oito mulheres buscaram o seu espaço no setor e também estão revolucionando o mercado de seguros brasileiro. Veja, a seguir, quem são elas:

Camila Davoglio 


Em 2021, a Berkley International do Brasil Seguros S.A anunciou a contratação de Camila Davoglio para o cargo de superintendente atuarial, dados e produtos. Com mais de 20 anos de experiência no mercado segurador, a executiva é graduada em ciências atuariais e tem pós-graduação em gestão estratégica de negócios.


Sobre o novo desafio, Camila diz que o objetivo é contribuir para que a empresa tenha a capacidade de gerenciar os portfólios de uma forma mais detalhada. 


Camila já exerceu posições de liderança em empresas como Allianz, EY e Swiss Re. Em 2020, integrou a lista HERoes Women Role Model Lists 2020, promovida pela Yahoo Finance UK, que evidencia as mulheres mais influentes em diversidade de gênero. Isso porque ela dedica parte de sua carreira a debates e ações sobre a independência e promoção da mulher. Em 2018, também participou da fundação da Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS). Atualmente, é conselheira da entidade. 


Segundo Camila, um dos seus propósitos de vida é empoderar mulheres por meio das suas próprias vivências. “Fui indicada para fazer parte da lista promovida pela Yahoo Finance UK, que pontua cada pessoa quanto à influência de sua função, seu impacto sobre as mulheres dentro e fora do local de trabalho e suas realizações comerciais. As mulheres são indicadas e passam por um comitê julgador. Trata-se de um ranking mundial e eu fiquei na 34ª posição, do total de 100. Essa conquista é inédita no mercado segurador brasileiro. O mais legal é que a lista abrange todo o mercado financeiro mundial, não ficando restrito a seguros”, disse em entrevista. 



Elisabete Prado 


Elisabete Prado também engrossa o número de mulheres em postos de comando nas empresas que atuam, direta ou indiretamente, no mercado de seguros. Em 2021, ela se tornou a nova presidente da Delphos, empresa de prestação de serviços especializados para o mercado segurador brasileiro.


Elisabete entrou na empresa em 1980 como analista de sinistros e passou por uma série de cargos desde então, incluindo gerente de sucursal, gerente regional Sudeste, diretora adjunta de corporações e diretora comercial e de marketing até chegar à vice-presidência e, finalmente, à presidência.


Ela conta que, na Delphos, as mulheres ainda correspondem a apenas 31% do efetivo e admite que, em termos absolutos, o número ainda é pequeno. Mas ressalta que as transformações já começaram. “Eu fico muito feliz e honrada por ser mais uma mulher a galgar um posto de comando numa empresa do mercado de seguros. É um reconhecimento ao trabalho que muitas de nós realizamos com dedicação e competência. O desejo é que outras possam se juntar à essa empreitada”, diz.



Erika Medici


Formada em estatística e economia e com 19 anos de atuação no setor de seguros no Brasil, Erika Medici construiu boa parte da sua carreira na SulAmérica, onde foi responsável pela operação de venda da carteira de grandes riscos para a companhia, em 2016. 


Por lá, ela passou pelos cargos de superintendente executiva e superintendente de resseguros, responsável pelo projeto de reposicionamento da companhia e pela modelagem dos contratos automáticos, com acompanhamento e apuração das contas trimestrais, assim como recuperação de sinistros. 


Erika também atuou como gerente de inteligência de mercado na SulAmérica, quando coordenou a equipe para o desenvolvimento de estudos sobre posicionamento e estratégia de crescimento de mercado, com o objetivo de monitorar as principais tendências, acompanhar a concorrência e identificar oportunidades.


Em 2020, Erika assumiu o posto de CEO da AXA no Brasil, companhia de seguros com atuação global sediada em Paris.

No ano seguinte, recebeu o prêmio CEO Destaque 2021, da Associação Sou Segura. A homenagem reconhece líderes femininas do mercado segurador que desenvolveram e implementaram mudanças reais pela equidade de gênero. “Entendo que, por ocupar o meu cargo, minha responsabilidade é ainda maior – e desejo interferir positivamente no nosso ecossistema de seguros e avançar para além dele. Quero ver nossos esforços se traduzindo em impacto!”, afirmou na ocasião.



Fabiana Resende 


Graduada em administração de empresas com ênfase em finanças, Fabiana iniciou sua carreira no mercado de capitais, mas ingressou no setor de seguros em 2005, para assumir o departamento de marketing do Seguro PASI, o primeiro produto popular do Brasil.


Desde novembro de 2019, ela ocupa o cargo de vice-presidente da empresa. A executiva é responsável pelas áreas comercial, de operações, desenvolvimento de novos produtos e tecnologia, entre outros segmentos estratégicos ligados ao produto.


A executiva ressalta que, apesar de as mulheres serem maioria no mercado, ainda há espaço para elas ocuparem mais cargos de liderança nas organizações. “Equilíbrio emocional é fundamental, não só para as mulheres que desejam prosperar no mercado segurador, mas em todas as áreas da vida. O fato de ser mulher não limita ninguém a alcançar seus objetivos. Sinto-me privilegiada em poder unir o propósito do meu trabalho aos meus valores pessoais”, revelou em entrevista.



Maria Helena Monteiro


A executiva é diretora de ensino técnico da Escola de Negócios e Seguros (ENS) desde 2011. A ENS foi fundada em 1971 pelos principais atores do setor brasileiro de seguros e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de profissionais que atuam em diversas áreas de negócios, com ênfase no estímulo e disseminação da cultura de seguros.


No cargo de liderança, Maria Helena é responsável por desenvolver, em âmbito nacional, os cursos técnicos da entidade. Antes disso, esteve à frente da vice-presidência de RH e administração da SulAmérica Seguros e Previdência, no Rio de Janeiro, onde permaneceu por dez anos. 


Também foi presidente da Comissão Técnica de Recursos Humanos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) e acumula no currículo passagens por grandes empresas, como IBM, Bob’s, Shell e HSBC, sempre em cargos de alta gestão na área de recursos humanos.


Maria Helena diz que vê a preocupação das empresas em aumentar a diversidade como uma decisão estratégica. “O mercado de seguros vende para todos os públicos e não pode ser gerido só por homens. Ainda mais se pensarmos que são as mulheres que definem as prioridades financeiras em casa”, afirmou em entrevista.



Paula Lopes


Embora seja engenheira, foi no mercado de seguros que Paula se encontrou profissionalmente. Atualmente, ela é líder regional da Marsh Specialty, empresa de corretagem de seguros e gerenciamento de risco, onde tem a missão de melhorar as estratégias de entrega e acelerar o crescimento.


Com mais de 22 anos de experiência no mercado, a executiva ingressou na companhia em 2008 e ocupou diversas posições de liderança desde então. Além disso, é diretora da AMMS e embaixadora do comitê de mulheres da Marsh McLennan, onde busca fomentar o empoderamento feminino no setor.


Para ela, a junção de determinação e ambição de melhorar é a receita para o crescimento pessoal e profissional das mulheres. “O mercado de seguros no Brasil tem muito para desenvolver e há muita oportunidade. Acredito que os seguros têm um papel importante na gestão de riscos de todos os clientes e para a continuidade dos seus negócios. Na minha opinião, devemos dar oportunidade para as mulheres crescerem e reconhecerem suas habilidades, que são diferentes das dos homens, desenvolvendo iniciativas que englobam a realidade feminina.”



Regina Lacerda


A corretora de seguros atua no mercado há mais de 30 anos, quando pediu exoneração do Poder Judiciário do Distrito Federal para se dedicar ao setor. Regina é fundadora da Rainha Corretora de Seguros.


A executiva nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou para Brasília aos 12 anos, na década de 1970. Aos 18 anos, foi aprovada no concurso para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, e exerceu atividades no Judiciário por uma década, quando conheceu a área de seguros, em 1988. Na época, recebeu o convite de um amigo para atuar como inspetora de produção da Sasse, seguradora da Caixa, que estava abrindo seu escritório em Brasília. 


Empolgada com uma nova experiência, Regina pediu uma licença do cargo e trabalhou por dois anos no segmento. Foi quando se encantou pela área.


Em 1989, habilitou-se como corretora de seguros, quando a então Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg) levou o curso a Brasília. Ela lembra que o seu diretor na Sasse a aconselhou a fazer e alertou que era uma oportunidade única. Regina estava no último semestre de pedagogia e precisou trancar a faculdade para focar no curso de corretora. Ela era uma das poucas mulheres estudando seguros na época. 


Regina lembra que gostou tanto do novo universo que pediu exoneração do cargo público vitalício para se dedicar a empreender como corretora de seguros. Além de corretora, é pedagoga, pós-graduada em administração pública, teóloga e pós-graduada em ciência da religião. 


Ela também é acadêmica titular da Academia de Letras e Música do Brasil. “Nosso objetivo é que todas essas mulheres, que já são mais do que homens, possam ocupar cargos de lideranças e, assim, construir um mercado de seguros mais igualitário.”



Simone Ramos


A pernambucana iniciou sua carreira em Manaus, em 1995, mas, em 2001, mudou-se para São Paulo, onde permanece até hoje. Simone, que é apaixonada por seguros e gerenciamento de riscos, atua como executiva de seguros e superintendente de portos, terminais e logística na THB Group Brasil, corretora com atuação global.


Simone nasceu e cresceu em Camaragibe, cidade da região metropolitana do Recife, e parte de sua história é contada em um capítulo inteiro do livro “Mulheres no Seguro”. Em Pernambuco, a infância da executiva não foi fácil. Ela conta na obra que os seus refúgios eram a escola e os livros. A carreira no mercado de seguros teve início quando chegou em Manaus, onde atuou como auxiliar de sinistros na seguradora do Bradesco.


Graduada em pedagogia e pós-graduada em logística, riscos e sinistros pela Escola de Negócios e Seguros, Simone tem certificação em risk manager pelo Alarys Internacional Risk Manager (AIRM) e especialização em marine pelo The Chartered Insurance Institute (CII), de Londres. Ela também é conselheira da AMMS.


“As mulheres estão despontando em todos os setores profissionais e em seguros temos o privilégio de vê-las cada vez mais em cargos de liderança. Acredito muito na força feminina para superar obstáculos e, ao mesmo tempo, em sua sensibilidade para ajudar a definir os caminhos, principalmente em um setor tão dedicado como o de seguros”, diz.


Fonte: Matéria publicada na plataforma ELAS QUE LUCREM no dia 07 de fevereiro de 2022.
















Mais Postagens

Por Seguro PASI 6 de junho de 2025
O PASI foi o grande vencedor na categoria “Empresa com preocupação social, que atende as classes menos favorecidas, com um Seguro Social Inclusivo”, durante a sétima edição do prêmio promovido pela revista Insurance Corp, realizada nesta quarta-feira (4), em São Paulo. A premiação reconhece empresas que promovem impactos reais no setor e celebram a expansão do mercado de seguros no Brasil. Para o diretor financeiro e de indenizações do PASI, Philippe Marrocos, o prêmio representa mais do que uma conquista institucional. “É o reconhecimento de um propósito de tornar o seguro mais acessível. O trabalhador ficava invisível nas estratégias do mercado e merecia uma proteção que proporcionasse dignidade nos momentos mais difíceis. Foi com o esse propósito que o PASI surgiu, de um seguro inclusivo, que cabe no bolso dos empresários e faz a diferença na vida das pessoas”, afirmou. O executivo também destacou o novo posicionamento da empresa, com foco na aproximação direta com os segurados. “Queremos que as pessoas conheçam e usem os benefícios e assistências disponíveis, promovendo uma inclusão mais efetiva”, disse. A cerimônia teve um valor simbólico adicional para a Insurance Corp, que celebra dez anos de fundação em 2025. “É uma vitória dupla: o aniversário da revista e a valorização de um mercado que cresce cada vez mais”, afirmou editora Márcia Kovacs. Com o reconhecimento, o PASI reforça seu compromisso com soluções de seguro acessíveis, voltadas a quem mais precisa, mantendo a inclusão como prioridade em sua atuação.
Por Seguro PASI 2 de junho de 2025
No dia 1º de junho de 2025, o PASI completou 36 anos de atuação no mercado brasileiro. A data marca mais do que o aniversário de uma das empresas mais inovadoras do país: representa a consolidação de um modelo de negócio comprometido com inclusão social, proteção digna e transformação de vidas. Criado em 1989, o PASI nasceu a partir de um propósito claro e ousado: levar proteção a trabalhadores em situação de vulnerabilidade, rompendo com a lógica excludente dos produtos tradicionais. Desde então, trilhou uma trajetória marcada por pioneirismo, impacto social e protagonismo no setor segurador. Transição de liderança e novo ciclo de crescimento A celebração dos 35 anos, em dezembro passado, marcou um momento simbólico de transição. Alaor Silva Junior, fundador da empresa, passou oficialmente o comando à sua filha, Fabiana Resende, em uma sucessão construída com planejamento ao longo de duas décadas. Fabiana assumiu a presidência em janeiro de 2025, após anos atuando em cargos estratégicos, como diretora executiva e vice-presidente. Com trajetória sólida construída dentro do PASI, Fabiana lidera agora um novo ciclo, pautado em inovação, expansão digital e ampliação do impacto social da empresa. Ao seu lado, está o irmão, Philippe Marrocos, diretor administrativo, financeiro e indenizações, reforçando o legado da família à frente do negócio. Sob essa nova gestão, o PASI inicia 2025 com a meta de ampliar sua presença nos mercados ainda não explorados. Para isso, aposta em tecnologia, novos produtos e canais de distribuição mais acessíveis. 36 anos de olhar social e impacto real Para Fabiana, o PASI não é apenas uma empresa: é uma missão. Ela defende que oferecer proteção com propósito é o que move a organização. Mais do que comercializar apólices, o compromisso é com a dignidade humana. A nova presidente acredita que o crescimento do setor é um movimento coletivo e convida corretores, parceiros e instituições a enxergarem o imenso potencial de um mercado ainda pouco explorado: o da base da pirâmide. Seu plano é tornar o PASI presente na vida de todos. Assim, o PASI chega aos 36 anos como uma empresa sólida, admirada e em plena transformação. Combina a credibilidade construída ao longo de mais de três décadas com uma visão de futuro guiada por inovação e sensibilidade social.
Por Seguro PASI 29 de maio de 2025
O último dia da viagem dos corretores premiados pela campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, uma iniciativa da PASI em parceria com a Icatu Seguros, foi marcado por momentos de relaxamento, premiação e uma homenagem especial à Fabiana Resende, que assumiu a presidência do PASI no início deste ano. A quarta-feira (28) começou com uma manhã de descanso no Wish Resort, onde os participantes puderam aproveitar sessões de massagem oferecidas no hotel, proporcionando um momento de bem-estar após dias de intensa programação. O almoço foi servido em formato de brunch, em um espaço reservado exclusivamente para o grupo. À noite, o grupo se reuniu para o jantar de encerramento e cerimônia de premiação da campanha. Subiram ao palco Luciano Soares e Alexandre Villardi, presidente e vice-presidente da Icatu Seguros, respectivamente, Fabiana Resende, presidente do PASI, e Philippe Marrocos, diretor administrativo, financeiro e indenizações do PASI. Eles foram os responsáveis por entregar o troféu da campanha “Decole com os Influenciadores PASI” às corretoras premiadas. As empresas reconhecidas pelo desempenho em 2024 foram: GDL, Inter Seguros, JAR, Sicoob, F Brito, Costa & Parra, Correta Vitória, Exclusive Seguros, Life Express e Martins Velasquez. O encerramento da campanha “Decole” reforça o compromisso da PASI e da Icatu Seguros em valorizar e incentivar os corretores parceiros por meio de experiências significativas, integrando reconhecimento profissional, lazer e networking. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem especial à Fabiana Resende, que assumiu a presidência do PASI em janeiro deste ano, sucedendo seu pai, Alaor Silva Junior, fundador da empresa. A transição marca um novo ciclo para o PASI, agora sob a liderança da nova geração. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com depoimentos de colaboradores e familiares de Fabiana, que também foi recentemente eleita uma das 50 mulheres mais influentes do Brasil no ramo de seguros, segundo a Revista Cobertura. A homenagem destacou sua trajetória, a continuidade do legado familiar e o reconhecimento de sua liderança no setor. Confira abaixo a galeria de fotos com os registros do último dia da viagem:
Por Seguro PASI 28 de maio de 2025
Os corretores vencedores da campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, promovida em parceria entre a PASI e a Icatu Seguros, vivenciaram nesta terça-feira (27) um dia repleto de natureza, cultura e integração internacional. Pela manhã, o grupo visitou as Cataratas do Iguaçu, uma das principais atrações turísticas do Brasil. O passeio permitiu aos corretores conhecerem de perto o parque e registrarem o momento com diversas fotos ao longo da trilha que leva aos principais mirantes do lado brasileiro. Na sequência , o grupo cruzou a fronteira com a Argentina para uma experiência no restaurante The Argentine Experience, em Puerto Iguazú. No local, os participantes tiveram uma imersão gastronômica interativa na culinária argentina, que combinou aprendizado e degustação.  A recepção foi feita com tartar de truta patagônica harmonizado com vinho espumante Pet Nat. Em seguida, os corretores foram convidados a colocar a mão na massa, preparando suas próprias empanadas típicas, que mais tarde puderam saborear. A experiência continuou com a degustação de queijos e cortes de carne argentinos, acompanhados da tradicional picada. Para encerrar, os participantes aproveitaram o clássico doce de leite argentino e participaram de uma aula sobre a cultura do mate, onde aprenderam a montar a bebida e saborearam o preparo ao lado de alfajores artesanais. Antes de retornar ao hotel, o grupo fez uma breve parada no Duty Free Shop de Puerto Iguazú, onde puderam realizar compras e aproveitar produtos locais e importados. A programação do dia reforçou o propósito da campanha “Decole”: valorizar os corretores com vivências únicas, integrando lazer, cultura e reconhecimento profission. A campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, uma iniciativa da PASI em parceria com a Icatu Seguros, premia os dez corretores com maior produção no ano anterior com uma viagem a um destino nacional. A ação reforça o compromisso das empresas em valorizar o desempenho e a dedicação dos profissionais do setor. Confira a seguir a galeria de fotos com os registros do segundo dia:
Por Seguro PASI 28 de maio de 2025
Teve início nesta segunda-feira (26) a viagem dos corretores vencedores da campanha “Decole com os influenciadores PASI”, promovida em parceria entre PASI e Icatu Seguros. A ação reconhece os dez profissionais com maior produção PASI ao longo de 2024, com uma viagem a um destino nacional. Os corretores foram recepcionados com um almoço no Wish Resort, em Foz do Iguaçu, onde puderam se reunir pela primeira vez após o encerramento da campanha. À noite, o grupo participou de um jantar de abertura no restaurante Tropicália, dando início à programação oficial da viagem. Durante o jantar, Fabiana Resende, presidente do PASI, e Alexandre Villardi, vice-presidente da Icatu Seguros, deram as boas-vindas aos participantes. Em seus discursos, ambos agradeceram o empenho e a parceria dos corretores, além de parabenizá-los pelos resultados alcançados ao longo do último ano. A noite foi encerrada com um brinde coletivo, marcando o início das atividades comemorativas. A campanha Decole com os influenciadores PASI tem como objetivo valorizar o desempenho e a dedicação dos corretores parceiros. A viagem é uma forma de reconhecimento aos profissionais que se destacaram na produção de seguros PASI em 2024. Confira a seguir a galeria de fotos com os registros do primeiro dia:
Postagens mais antigas