Mulheres Seguras: são elas que comandam o mercado segurador

12 de março de 2021

Mulheres Seguras: são elas que comandam o mercado segurador

Mulheres Seguras: são elas que comandam o mercado segurador

 

Quebrando o paradigma de que o mercado de seguros é composto em sua maioria por homens, um estudo da ENS (Escola de Negócios e Seguros) realizado em 2019 apontou que as mulheres correspondem a 55% da mão de obra no setor segurador. A pesquisa mostra dados do ano de 2018 e foi coordenada pela diretora de ensino técnico da entidade, Maria Helena Monteiro, em parceria com o economista Francisco Galiza.


O estudo faz uma análise dessas profissionais, correlacionando não só o mercado de seguros, mas a sociedade no geral e a evolução da presença feminina nos postos de trabalho. Apesar do aumento de mulheres em cargos de gerência, elas enfrentam um desafio a mais ao chegar a mesma posição de um homem: o salário. Segundo um levantamento feito pela consultoria IDados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, as mulheres ganham em geral 80% do salário do homens, variando em cada região do Brasil. O menor índice foi registrado no Mato Grosso do Sul, chegando a 65,4%.


Além disso, a jornada dupla e o cuidado com os filhos sempre foram vinculados ao universo feminino. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ocupam 53,3 horas por semana com o trabalho, incluindo afazeres domésticos, enquanto os homens tomam 50,2 horas semanalmente. Com a pandemia e o home office, essa sobrecarga de tarefas piorou: uma pesquisa realizada pelo Datafolha em São Paulo indicou que 63% das mulheres tiveram um aumento de responsabilidade dentro de casa.


Disseminando a cultura de equidade de gênero no mercado de seguros, a atuação de organizações como a Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS), o Instituto pela Diversidade e Inclusão do Mercado de Seguros (IDIS) e até coletivos dentro das próprias seguradoras é fundamental para uma maior igualdade no setor. Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, a Revista Apólice resolveu contar um pouco da trajetória de algumas representantes femininas do mercado de seguros.


Fabiana Resende


Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pelo IBMEC, Fabiana iniciou sua carreira atuando no mercado de capitais. Ingressou no mercado segurador em 2005 para assumir o departamento de marketing do Seguro PASI. Atualmente no cargo de vice-presidente da empresa, a executiva é responsável pelas áreas comercial, operações, desenvolvimento de novos produtos, tecnologia dentre outros segmentos estratégicos ligados ao produto.


Para Fabiana, apesar das mulheres serem maioria no mercado, ainda há muito espaço para essa liderança ser ampliada, principalmente nos cargos mais altos das organizações. Segundo a executiva, a sensibilidade e a alta capacidade feminina podem fazer toda a diferença quando bem aplicadas na carreira profissional. “Equilíbrio emocional é fundamental, não só para as mulheres que desejam prosperar no mercado segurador, mas em todas as áreas da vida. O fato de ser mulher não limita ninguém a alcançar seus objetivos. Sinto-me privilegiada em poder unir o propósito do meu trabalho aos meus valores pessoais”.

Uma mulher de vestido preto está parada em frente a um arbusto verde.

Erika Medici


CEO da AXA NO Brasil desde fevereiro de 2020, Erika é formada em Estatística e Economia e conta com 19 anos de atuação no setor de seguros no Brasil. A executiva desenvolveu sua carreira na SulAmérica e foi responsável pela operação de venda da carteira de grandes riscos para a companhia em 2016. Com a operação concluída, liderou a transição de negócios, e desde então vem expandindo sua atuação na empresa.


De acordo com Erika, uma coisa que sempre chamou a sua atenção no mercado segurador é poder trabalhar em um setor que entrega resiliência financeira e tranquilidade para pessoas, empresas e para a sociedade como um todo. “Neste momento de economias em maior retração e crise sanitária, o mercado global de seguros vem mostrando sua importância para a população. Estamos passando por uma grande transformação, por isso minha dica às mulheres que desejam entrar para o mundo do seguro é que trabalhem muito, mas que também estejam antenadas com o contexto mundial. Procure se capacitar e analisar se o projeto onde você deposita suas energias está alinhado ao que você acredita. Caso contrário, pense melhor”.

Uma mulher de camisa azul e colar está parada em frente a uma parede colorida.

Paula Lopes


Líder de Placement da Marsh para América Latina e com 22 anos de experiência no mercado, Paula é engenheira de formação, mas descobriu no mercado segurador a sua vocação. Ingressou na companhia em 2008 e ocupou diversas posições de liderança, sempre incentivando as suas equipes a inovar e buscarem as melhores soluções para os clientes. Além disso, a executiva é diretora da AMMS e embaixadora do comitê de mulheres da Marsh McLennan, onde busca fomentar o empoderamento feminino no setor.


Segundo Paula, determinação e ambição de querer fazer mais e melhor, com humildade para corrigir rotas e aprender habilidades com outras lideranças inspiradoras, são a receita para o crescimento pessoal e profissional das mulheres. “O mercado de seguros no Brasil tem muito para desenvolver e há muita oportunidade. Acredito que os seguros têm um papel importante na Gestão de Riscos de todos os clientes e para a continuidade dos seus negócios. Na minha opinião, devemos dar oportunidade para as mulheres crescerem e reconhecer as habilidades delas que são diferentes dos homens, desenvolvendo iniciativas que englobem a realidade feminina”.

Uma mulher de camisa branca e colar de pérolas está sorrindo em frente a um prédio.

Simone Ramos


Natural de Camaragibe, Pernambuco, Simone ocupa o cargo de superintendente de Portos, Terminais e Logística na THB Group Brasil. Graduada em Pedagogia e com pós-graduação em logística, riscos e sinistros pela ENS, a executiva possui certificação em Risk Manager pelo AIRM (Alarys Internacional Risk Manager) e especialização em Marine pelo The Chartered Insurance Institute (CII). Ela iniciou sua carreira como auxiliar de sinistros na Bradesco Seguros, há 25 anos após a família se mudar para Manaus.


Também conselheira da AMMS, Simone afirma que enfrentou dificuldades durante a sua carreira e que sempre se sentiu pressionada a mostrar mais para ser reconhecida no ambiente de trabalho. Após ficar afastada por um ano para se dedicar a maternidade, a executiva conta que sofreu cobranças de resultados e principalmente por disponibilidade. “Homens tendem a promover seus semelhantes. Em toda a minha carreira, eu só tive uma líder mulher. Para que essa realidade seja mudada, é preciso reeducar o setor. Seguradoras e corretoras, sejam pequenas ou grandes, devem passar por uma reorganização cultural e estrutural para que nós mulheres possamos estar de fato inseridas no mercado de seguros”.

Uma mulher usando óculos e uma camisa branca está sentada em uma mesa.

Cláudia Leite


Atualmente no cargo de diretora comercial de Saúde e Benefícios da MDS Brasil, Cláudia conta com 20 anos de experiência liderando equipes, possuindo habilidades de comunicação e desenvolvimento de pessoas. A executiva trilhou uma sólida carreira em empresas do mercado Financeiro, de Serviços, Comunicação e Saúde, tendo também atuado na gestão de equipes de vendas, gestão comercial de carteiras e em negociações com clientes e parceiros.


Formada em Engenharia Mecânica e Industrial, sua jornada no setor começou como estagiária na Nacional Seguros aos 20 anos de idade. Mãe de gêmeos monozigóticos (idênticos), Cláudia se considera uma pessoa prática e nunca teve problemas em conciliar a maternidade com o trabalho. “Tudo é uma questão de como você lida com os obstáculos. Por conta da minha profissão eu sempre viajei muito, e com a ajuda da tecnologia mesmo à distância eu auxiliava meus filhos com os deveres da escola. Além disso, estudei e comecei minha carreira em ambientes muito masculinos, por isso tive facilidade em lidar com esse tipo de ambiente. As empresas estão com um olhar mais humanizado, e isso é fundamental para que mulheres possam crescer profissionalmente”.

Uma mulher usando óculos e uma camisa preta está sorrindo para a câmera.

Mais Postagens

Por Seguro PASI 27 de agosto de 2025
O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.
Por Seguro PASI 15 de agosto de 2025
O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.
Por Seguro PASI 4 de agosto de 2025
Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.
Por Seguro PASI 22 de julho de 2025
Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.
Por Seguro PASI 16 de julho de 2025
Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.
Postagens mais antigas