O Seguro mais barato do Brasil
10 de junho de 2004
O Seguro mais barato do Brasil
O seguro mais barato do Brasil
Corretor mineiro criou seguro de vida de R$ 3,50 que ajuda 800 mil pessoas
Com uma mensalidade de apenas R$ 3,50, e uma carteira de mais de 800 mil segurados, completou 15 anos de existência, na última terça-feira, um dos programas de seguro de vida mais baratos e populares do Pais. Trata-se do Plano de Amparo Social Imediato (Pasi), criado pelo corretor mineiro Alaor Silva Júnior. Faz tanto sucesso em Minas que, mesmo nestes tempos de crise, poucos trabalhadores da construção civil de onde nasceu a ideia e se espalhou para outros estados e setores da economia aceitam ser contratados sem este beneficio.
Sua principal atração é, por esse modesto valor mensal, uma indenização de R$ 6 mil em casos de morte ou invalidez permanente, quitada em 24 horas, depois do acidente. Durante todo o seu período de funciona mento, nenhuma indenização jamais foi paga em prazo maior e vem sempre acompanhada de auxilio funeral de até R$ 2 mil e duas cestas básicas para garantir a alimentação dos herdeiros nos 30 dias mais dramáticos de suas vidas. No caso da construção civil, o sindicato de Belo Horizonte conseguiu elevar a indenização para RS 15 mil e o premio, a RS 7.
Em decorrência da sua larga aceitação, o Pasi hoje tem um capital de RS10,5 milhões e acabou incluído no cardápio das modalidades de seguros oferecidos pela Mapfre Seguros, grupo espanhol que adquiriu a Vera Cruz Seguradora, para quem Alaor sempre prestou serviços. A ideia brotou em julho de 1988, época em que Minas vivia uma grave crise da construção civil, que resultou num violento quebra-quebra promovido pelos operários no centro de BH, em protesto contra suas péssimas condições de trabalho. "Achei que poderia dar uma contribuição, criando um seguro de vida barato, que oferecesse tranquilidade aos operários. Trabalho árduo, já que naquela época os empresários não tinham o hábito de oferecer seguros, nem para sua família, quanto mais para seus trabalhadores", lembra.
Como os construtores já buscavam uma solução parecida como o Pasi, não foi difícil a sua aceitação pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusconMG), na época dirigida pelo engenheiro Paulo Simão e que hoje pre side a Câmara Brasileira da Industria da Construção Civil (Cbic). A questão não era de altruísmo, mas de se eliminar o caos que imperava em cada obra nos dias de acidentes. Além disso, não havia pari metros para as indenizações. Cada juiz estabelecia um valor, as vezes exorbitante e impossível de ser atendido por empresas menores", lembra Simão.
No primeiro ano, o plano foi aceito por 25 construtoras, totalizando quase 10 mil empregados Como a cláusula de pagamento da indenização em 24 horas depois do acidente jamais deixou de ser cumprida, o projeto se popularizou e o corretor Silva Júnior viu seu pequeno escritório subitamente transformado na encorpada Corre tora Asteca, depois nomeada gestora exclusiva do seguro de vida.
Hoje, o Pasi está presente em 20 estados, dispõe de dois mil corretores, conta com 18 mil empresas na sua relação de clientes e atende a vários setores da economia, incluindo também entidades patronais. Recentemente, a Federação do Comércio de Minas passou a oferecer essa modalidade de seguros aos lojistas que mantivessem em dia sua contribuição, o mesmo procedimento da Ordem dos Advogados em relação aos seus associados. Nos próximos dias será as sinado um convênio com a Fede ração da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), para estender o beneficio a 500 mil homens do campo, patrões e empregados.
A construtora Consita, que atua em limpeza urbana em Belo Horizonte, está no Pasi há 15 anos Ela integra um grupo de quatro companhias, duas das quais no ramo da agroindústria, com o total de 2.400 empregados e um dos seus proprietários, o empresário José Maria Junqueira, só tem palavras de elogio para o plano de saúde, que já pagou mais de cem indenizações de famílias de seus funcionários, sempre no prazo estipulado. "Estamos muito satisfeitos e nossos empregados, também, digo sem medo de errar", garantiu. Essas palavras são praticamente as mesmas da coordenadora de se guros da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, Márcia Duarte Tertuliano. A entidade paga R$ 1,99 por associado em dia com mensalidades e, em contrapartida, a família do advogado terá RS I mil reais de indenização, além do auxílio-funeral e das duas cestas básicas. "Parece pouco, mas damos graças a Deus, pois não podemos nos esquecer de existe muito advogado carente", lembra.
Segundo o corretor Silva Júnior, essa modalidade de seguro poderá alcançar todos os 40 milhões de brasileiros que trabalham com carteira assinada e até mesmo as empregadas domésticas. Ele admite que os R$ 15 mil-que é o teto não constitui uma indenização fantástica, mas lembra que, com RS 6 mil se pode comprar um barracão em bom estado em Belo Horizonte. Na sua visão, a causa do sucesso do Pasi foi o fato de jamais criar dificuldades para se indenizar as famílias das vítimas. Quando o operário assina seu contrato de trabalho já deixa com o empregador toda a documentação necessária ao pagamento da indenização.
Fonte: Gazeta Mercantil
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O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.

O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.

Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.

Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.

Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.