PASI, solução inteligente para Pequenas e Médias empresas em todo o país
9 de setembro de 2015
PASI, solução inteligente para Pequenas e Médias empresas em todo o país
PASI, solução inteligente para pequenas e médias empresas em todo o país
Pequenas e médias empresas trabalham com um número de empregados e recursos financeiros reduzidos, mas nem por isso, são menos importantes, dada a sua participação na economia brasileira representando 27% do PIB nacional. A facilidade das empresas contratarem o Seguro a partir de 1 colaborador em seu quadro de funcionários possibilita a entrada destes empresários no mercado de benefícios securitários, através de um baixo investimento com processos simplificados.
Fabiana Resende, diretora executiva do Plano de Amparo Social Imediato (PASI), participou de uma matéria feita pela Revista Cobertura na edição de agosto, que abordou esse tema pertinente. “Percebemos que, de forma geral, as empresas pequenas e médias valorizam ainda mais a qualidade do que o preço, pois conseguem perceber de forma mais próxima o impacto do serviço prestado, além do que a diferença de valor não impacta tanto no custo total, afinal o número de vidas vinculado é reduzido.” – disse Fabiana.
A crise econômica e financeira bate à porta de grandes empresas. Em algumas, ela já entrou e fez seus estragos. São inúmeros funcionários desempregados que perdem seus benefícios juntamente com sua renda mensal. Porém, essa crise alcança com menos força as pequenas e médias empresas.
A continuidade nos pagamentos das PME’s chama a atenção para sua perspectiva de crescimento, mesmo em meio à crise. De acordo com a Serasa Experian, durante o primeiro semestre de 2015, de cada mil pagamentos, 955 foram à vista ou com poucos dias de atraso. Em relação ao mesmo período do ano passado, essa pontualidade atingiu 95,3%, ou seja, praticamente uma estabilidade. Isso quer dizer que, de alguma forma, as empresas economizaram e mantiveram-se equilibradas financeiramente, a ponto de não deixarem de ser fiéis a seus pagamentos mensais.
Dessa forma, as PME’s são um nicho de grandes oportunidades para alguns ramos, entre eles, o seguro de vida. Isso porque esse tipo de seguro não está diretamente atrelado ao cenário econômico e sempre apresenta um crescimento em relação ao PIB. “No segmento de pequenas e médias empresas, o seguro de vida cresceu 10% ao longo dos últimos anos. Somente no primeiro semestre desse ano, o aumento foi em torno de 4%. Acreditamos ser um desenvolvimento razoável, por todo o potencial que possui, pois quando se olha o PIB com retração de 2% é algo para se comemorar”, comenta Alexandre Vicente, diretor de seguros pessoais da Liberty Seguros, que possui hoje em sua carteira aproximadamente 600 mil vidas.
Karina Massimoto, superintendente executiva de seguros individuais e coletivos do Grupo BB e Mapfre, concorda que o seguro de vida deixou de ser voltado somente para grandes empresas e agora encontrou um novo nicho de atuação. “Cada vez mais o seguro de vida deixa de ser exclusividade de grandes empresas e multinacionais e passa a ser um benefício presente também nas pequenas e médias empresas. O papel social do seguro de vida é muito importante, pois é uma proteção que pode ser levada às famílias dos segurados, com indenizações em caso de morte do segurado e coberturas que vão desde o custeio de despesas com funeral até o auxílio-alimentação à família, na falta do segurado titular”.
Porém, atender a demanda dessas empresas não é tarefa fácil. Por ter características específicas, é preciso coberturas diferenciadas, conforme o perfil de seus profissionais. “O principal desafio é identificar as demandas específicas e desenvolver produtos com soluções sob medida. Pensando nisso, contamos com underwriters especialistas, responsáveis por fazer a análise da operação e sugerir o produto e as condições mais adequadas, a fim de ofertar serviços de assistência exclusivos para a pequena e média empresa”, explica a diretora de seguros de pessoas da Tokio Marine, Nancy Rodrigues.
O seguro de vida ganhou no decorrer dos anos uma característica de benefício, tanto que é item exigido na maioria das Convenções Coletivas dos Trabalhadores. “Muitas empresas possuem um programa de benefícios definido, portanto, buscam sempre inovações em produtos ou serviços para a retenção de pessoas. Porém, há outro grupo de empresas que não possuem o benefício, mas que gradativamente procuram aderir ao seguro, seja por exigências trabalhistas, seja por consciência da importância do seguro de vida”, completa Nancy.
“Com um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que as empresas de pequeno e médio porte busquem se diferenciar para atrair e reter talentos. Uma das formas é oferecendo ou ampliando o pacote de benefícios aos seus empregados”, afirma Bernardo Dieckmann, diretor de produtos de vida da Icatu Seguros, que possui a família de produtos Contrate Fácil, focada nas pequenas e médias empresas, que engloba produtos de seguros de vida e de previdência para atender empresas com três a 499 funcionários.
Porém, é preciso se diferenciar não somente em relação ao preço, mas também à qualidade e os serviços prestados às empresas e seus colaboradores. “Percebemos que, de forma geral, as empresas pequenas e médias valorizam ainda mais a qualidade do que o preço, pois conseguem perceber de forma mais próxima o impacto do serviço prestado, além do que a diferença de valor não impacta tanto no custo total, afinal o número de vidas vinculado é reduzido”, comenta a diretora executiva do Plano de Amparo Social Imediato, Fabiana Resende.
Para as PME’s ter um benefício como seguro de vida é um atrativo, pois traz também um acréscimo em outras áreas pessoais. “Existem pesquisas no mercado que mostram que esse tipo de seguro é o mais desejado por uma pessoa, hoje é considerado como um benefício oferecido pela empresa. Quando olhamos para esse ponto, um seguro de vida bem elaborado, formatado, reduz a rotatividade da empresa e traz também benefícios para a família”, lembra Vicente, da Liberty.
Indenização em vida
Esse é o grande atrativo dos seguros de vida atualmente. Ainda mais quando o colaborador é pai de família ou responsável financeiramente por outras pessoas. “Os benefícios dos planos de seguros de vida também são vistos com maior valor pelos segurados, uma vez que muitos deles podem ser utilizados em vida, como, por exemplo, a cobertura de auxílio à acessibilidade física, que permite ao segurado realizar ajustes necessários à sua mobilidade em caso de invalidez por acidente. No diagnóstico de câncer de mama, útero ou ovário a indenização também é paga à segurada. E há, ainda, as assistências que são pagas aos segurados com amplitude para sua viagem, residência ou seu veículo, aumentando o sentimento de proteção e reconhecimento do benefício ofertado pela empresa. Com isso, do ponto de vista do empregador, o seguro acaba atuando como uma importante fonte de retenção de talentos”, conta Massimoto, do Grupo BB e Mapfre.
No caso da Tokio Marine, “o atendimento especializado no momento crítico dos familiares isenta a empresa (segurado) de procedimentos não comuns ao seu dia a dia. Outro ponto é a programação orçamentária, em que o risco fica totalmente transferido para a seguradora”, explica Nancy. A cobertura em vida é o centro das atenções, ainda mais quando se trata de uma nova vida que vem ao mundo. “Oferecemos a Cesta Natalidade, o Bônus por Nascimento e diversas diárias de incapacidade temporária, algumas inclusive revertidas diretamente em alimentação para as famílias. A frequência de sinistro de morte e invalidez é mais baixa, mas sempre há um bebê nascendo entre algum funcionário do quadro, o que faz com que elas percebam ainda mais rápido o valor do seguro contratado”, ressalta Fabiana, do PASI.
Alexandre Vicente enfatiza ainda que essa cobertura em vida “ajuda a complementar o salário do funcionário, caso ele tenha que ficar um tempo parado, ou pode auxiliar a se readequar, a fazer exames, em caso de doenças graves. A procura por essas coberturas em vida vem em crescente e os corretores já enxergam isso como benefício”.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 1980 e 2013, a expectativa de vida no Brasil passou de 62,5 anos para 74,9 anos. E isso influencia diretamente na capacidade de desenvolvimento do seguro de vida. “Será preciso uma análise e reposicionamento, como a precificação, por exemplo, porque isso pode fazer com que o seguro fi que mais barato e atraente. O mercado tem que criar cobertura de longo prazo, não dá para ofertar serviços lá de trás”, explica Vicente.
Nancy Rodrigues, da Tokio Marine, também acredita que é preciso olhar para todas as áreas, pois há muitos aspectos a considerar. “Para o segurador, destacaria uma análise sobre a precificação, idade limite para contratação do seguro e a criação de novos serviços para este público. Do ponto de vista do consumidor, garantir a reestruturação financeira da família, além de outras preocupações, como a sustentabilidade da Previdência Social e o alto custo da saúde”.
Copo meio cheio na crise. Não é fácil identificar oportunidades, se o olhar continuar na parte vazia do copo. É preciso mudar o foco. É isso que acontece no PASI, por exemplo. “Com certeza, percebemos em todas as empresas de nossa carteira uma redução considerável no número de segurados, entretanto, nossa estratégia é a expansão de novas vendas e fechamento de alianças em segmentos ainda não trabalhados para conseguirmos manter o ritmo de crescimento da carteira. Estamos também focando em novas regiões demográficas para a expansão de mercados. Temos tido excelentes resultados com novas operações realizadas em alguns estados que ainda não tínhamos forte atuação”, comenta Fabiana Resende.
Para Alexandre Vicente, é preciso ir além e pensar diferente. “A solução é ser mais criativo, olhar a composição de custos e apostar no crescimento do mercado, porque esse ramo nunca ficou atrelado ao cenário econômico. É necessário também investir cada vez mais em tecnologia para ter agilidade e fidelizar o cliente”.
Além disso, há também outros benefícios para as empresas que devem ser levados em consideração. “Pensando no atual momento da economia, em que as empresas estão buscando por redução de despesas, os prêmios pagos de seguro de vida em benefício dos colaboradores podem ser deduzidos no IR, no caso das empresas que realizam sua declaração de imposto de renda pela opção de lucro real”, lembra Karina Massimoto, do Grupo BB e Mapfre.
Com todos esses benefícios do seguro de vida, só é possível vislumbrar um futuro promissor para um ramo que fica à margem da crise. “O objetivo da Tokio é dobrar a carteira de vida nos próximos três anos, atingindo o patamar de R$ 600 milhões de prêmios ao ano. E, nesse sentido, as PMEs são fundamentais para a sustentabilidade do nosso plano de expansão na carteira de vida”, conta Nancy.
A Icatu Seguros deve crescer mais de 50% até o final de 2015. O PASI acredita que terá em torno de 80% a 90% da carteira composta por micro, pequenas e médias empresas.
Na Liberty, as expectativas também são de crescimento “As expectativas são positivas, entendemos que esse mercado é promissor, tem um grande potencial. Temos ótimas perspectivas de crescimento, igual ou melhor que os anos anteriores”, finaliza Alexandre Vicente.
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O PASI foi o grande vencedor na categoria “Empresa com preocupação social, que atende as classes menos favorecidas, com um Seguro Social Inclusivo”, durante a sétima edição do prêmio promovido pela revista Insurance Corp, realizada nesta quarta-feira (4), em São Paulo. A premiação reconhece empresas que promovem impactos reais no setor e celebram a expansão do mercado de seguros no Brasil. Para o diretor financeiro e de indenizações do PASI, Philippe Marrocos, o prêmio representa mais do que uma conquista institucional. “É o reconhecimento de um propósito de tornar o seguro mais acessível. O trabalhador ficava invisível nas estratégias do mercado e merecia uma proteção que proporcionasse dignidade nos momentos mais difíceis. Foi com o esse propósito que o PASI surgiu, de um seguro inclusivo, que cabe no bolso dos empresários e faz a diferença na vida das pessoas”, afirmou. O executivo também destacou o novo posicionamento da empresa, com foco na aproximação direta com os segurados. “Queremos que as pessoas conheçam e usem os benefícios e assistências disponíveis, promovendo uma inclusão mais efetiva”, disse. A cerimônia teve um valor simbólico adicional para a Insurance Corp, que celebra dez anos de fundação em 2025. “É uma vitória dupla: o aniversário da revista e a valorização de um mercado que cresce cada vez mais”, afirmou editora Márcia Kovacs. Com o reconhecimento, o PASI reforça seu compromisso com soluções de seguro acessíveis, voltadas a quem mais precisa, mantendo a inclusão como prioridade em sua atuação.

No dia 1º de junho de 2025, o PASI completou 36 anos de atuação no mercado brasileiro. A data marca mais do que o aniversário de uma das empresas mais inovadoras do país: representa a consolidação de um modelo de negócio comprometido com inclusão social, proteção digna e transformação de vidas. Criado em 1989, o PASI nasceu a partir de um propósito claro e ousado: levar proteção a trabalhadores em situação de vulnerabilidade, rompendo com a lógica excludente dos produtos tradicionais. Desde então, trilhou uma trajetória marcada por pioneirismo, impacto social e protagonismo no setor segurador. Transição de liderança e novo ciclo de crescimento A celebração dos 35 anos, em dezembro passado, marcou um momento simbólico de transição. Alaor Silva Junior, fundador da empresa, passou oficialmente o comando à sua filha, Fabiana Resende, em uma sucessão construída com planejamento ao longo de duas décadas. Fabiana assumiu a presidência em janeiro de 2025, após anos atuando em cargos estratégicos, como diretora executiva e vice-presidente. Com trajetória sólida construída dentro do PASI, Fabiana lidera agora um novo ciclo, pautado em inovação, expansão digital e ampliação do impacto social da empresa. Ao seu lado, está o irmão, Philippe Marrocos, diretor administrativo, financeiro e indenizações, reforçando o legado da família à frente do negócio. Sob essa nova gestão, o PASI inicia 2025 com a meta de ampliar sua presença nos mercados ainda não explorados. Para isso, aposta em tecnologia, novos produtos e canais de distribuição mais acessíveis. 36 anos de olhar social e impacto real Para Fabiana, o PASI não é apenas uma empresa: é uma missão. Ela defende que oferecer proteção com propósito é o que move a organização. Mais do que comercializar apólices, o compromisso é com a dignidade humana. A nova presidente acredita que o crescimento do setor é um movimento coletivo e convida corretores, parceiros e instituições a enxergarem o imenso potencial de um mercado ainda pouco explorado: o da base da pirâmide. Seu plano é tornar o PASI presente na vida de todos. Assim, o PASI chega aos 36 anos como uma empresa sólida, admirada e em plena transformação. Combina a credibilidade construída ao longo de mais de três décadas com uma visão de futuro guiada por inovação e sensibilidade social.

O último dia da viagem dos corretores premiados pela campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, uma iniciativa da PASI em parceria com a Icatu Seguros, foi marcado por momentos de relaxamento, premiação e uma homenagem especial à Fabiana Resende, que assumiu a presidência do PASI no início deste ano. A quarta-feira (28) começou com uma manhã de descanso no Wish Resort, onde os participantes puderam aproveitar sessões de massagem oferecidas no hotel, proporcionando um momento de bem-estar após dias de intensa programação. O almoço foi servido em formato de brunch, em um espaço reservado exclusivamente para o grupo. À noite, o grupo se reuniu para o jantar de encerramento e cerimônia de premiação da campanha. Subiram ao palco Luciano Soares e Alexandre Villardi, presidente e vice-presidente da Icatu Seguros, respectivamente, Fabiana Resende, presidente do PASI, e Philippe Marrocos, diretor administrativo, financeiro e indenizações do PASI. Eles foram os responsáveis por entregar o troféu da campanha “Decole com os Influenciadores PASI” às corretoras premiadas. As empresas reconhecidas pelo desempenho em 2024 foram: GDL, Inter Seguros, JAR, Sicoob, F Brito, Costa & Parra, Correta Vitória, Exclusive Seguros, Life Express e Martins Velasquez. O encerramento da campanha “Decole” reforça o compromisso da PASI e da Icatu Seguros em valorizar e incentivar os corretores parceiros por meio de experiências significativas, integrando reconhecimento profissional, lazer e networking. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem especial à Fabiana Resende, que assumiu a presidência do PASI em janeiro deste ano, sucedendo seu pai, Alaor Silva Junior, fundador da empresa. A transição marca um novo ciclo para o PASI, agora sob a liderança da nova geração. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com depoimentos de colaboradores e familiares de Fabiana, que também foi recentemente eleita uma das 50 mulheres mais influentes do Brasil no ramo de seguros, segundo a Revista Cobertura. A homenagem destacou sua trajetória, a continuidade do legado familiar e o reconhecimento de sua liderança no setor. Confira abaixo a galeria de fotos com os registros do último dia da viagem:

Os corretores vencedores da campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, promovida em parceria entre a PASI e a Icatu Seguros, vivenciaram nesta terça-feira (27) um dia repleto de natureza, cultura e integração internacional. Pela manhã, o grupo visitou as Cataratas do Iguaçu, uma das principais atrações turísticas do Brasil. O passeio permitiu aos corretores conhecerem de perto o parque e registrarem o momento com diversas fotos ao longo da trilha que leva aos principais mirantes do lado brasileiro. Na sequência , o grupo cruzou a fronteira com a Argentina para uma experiência no restaurante The Argentine Experience, em Puerto Iguazú. No local, os participantes tiveram uma imersão gastronômica interativa na culinária argentina, que combinou aprendizado e degustação. A recepção foi feita com tartar de truta patagônica harmonizado com vinho espumante Pet Nat. Em seguida, os corretores foram convidados a colocar a mão na massa, preparando suas próprias empanadas típicas, que mais tarde puderam saborear. A experiência continuou com a degustação de queijos e cortes de carne argentinos, acompanhados da tradicional picada. Para encerrar, os participantes aproveitaram o clássico doce de leite argentino e participaram de uma aula sobre a cultura do mate, onde aprenderam a montar a bebida e saborearam o preparo ao lado de alfajores artesanais. Antes de retornar ao hotel, o grupo fez uma breve parada no Duty Free Shop de Puerto Iguazú, onde puderam realizar compras e aproveitar produtos locais e importados. A programação do dia reforçou o propósito da campanha “Decole”: valorizar os corretores com vivências únicas, integrando lazer, cultura e reconhecimento profission. A campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, uma iniciativa da PASI em parceria com a Icatu Seguros, premia os dez corretores com maior produção no ano anterior com uma viagem a um destino nacional. A ação reforça o compromisso das empresas em valorizar o desempenho e a dedicação dos profissionais do setor. Confira a seguir a galeria de fotos com os registros do segundo dia:

Teve início nesta segunda-feira (26) a viagem dos corretores vencedores da campanha “Decole com os influenciadores PASI”, promovida em parceria entre PASI e Icatu Seguros. A ação reconhece os dez profissionais com maior produção PASI ao longo de 2024, com uma viagem a um destino nacional. Os corretores foram recepcionados com um almoço no Wish Resort, em Foz do Iguaçu, onde puderam se reunir pela primeira vez após o encerramento da campanha. À noite, o grupo participou de um jantar de abertura no restaurante Tropicália, dando início à programação oficial da viagem. Durante o jantar, Fabiana Resende, presidente do PASI, e Alexandre Villardi, vice-presidente da Icatu Seguros, deram as boas-vindas aos participantes. Em seus discursos, ambos agradeceram o empenho e a parceria dos corretores, além de parabenizá-los pelos resultados alcançados ao longo do último ano. A noite foi encerrada com um brinde coletivo, marcando o início das atividades comemorativas. A campanha Decole com os influenciadores PASI tem como objetivo valorizar o desempenho e a dedicação dos corretores parceiros. A viagem é uma forma de reconhecimento aos profissionais que se destacaram na produção de seguros PASI em 2024. Confira a seguir a galeria de fotos com os registros do primeiro dia: