28 anos de Pioneirismo

14 de junho de 2017

28 anos de Pioneirismo

28 anos de Pioneirismo

Trajetória do PASI é marcada por investimentos em gestão profissionalizada, produtos, tecnologia e relacionamento próximo com corretores, empresas contratantes e segurados.


Por Camila Alcova


Nessa fase de inovação, destaca-se no PASI a expansão dos produtos. Desde 2014, além de aprimorar o atendimento às Convenções Coletivas, o PASI iniciou um processo para abranger negócios para outros mercados e produtos em que não tinha atuação direta.


De lá para cá, a empresa já vivenciou períodos de organização de processos internos, sustentabilidade dos negócios por conta da crise econômica do País, principalmente no ano passado, e nesse ano, apesar do cenário ainda conturbado do Brasil, o PASI tem perspectivas para novos lançamentos.


“Como nos colocamos nessa posição de vanguarda em termos de benefícios sociais, principalmente voltados às classes trabalhadoras, nossa ideia agora é cada vez mais fazer diferente e lançar coisas que ainda não existem no mercado ou que não existam da forma como pretendemos lançar”, explica Fabiana Resende.


Novidades


Ela destaca que ainda no primeiro semestre a empresa lançará um produto específico para estagiários, que terá fácil contratação e será distribuído online e pelos corretores parceiros. A executiva comenta que o produto contará com uma plataforma eletrônica totalmente moderna e alguns diferenciais, como a possibilidade de o segurado utilizar o seguro em vida, diferentemente dos seguros para estagiários no geral, contratados pela empresa basicamente para atendimento à legislação, já que o risco de mortalidade desse perfil de cliente é baixo. “Esperamos que esse diferencial cause um apelo não só para os corretores que irão comercializar, como para os clientes e segurados”.


Outro produto que será lançado ainda nesse semestre é um seguro para engenheiros, que, inclusive, iniciará a experiência do PASI com comercialização de seguros individuais. O produto será customizado e os planos da empresa são, a partir disso, trabalhar com seguros para profissionais de outras classes.


“Apesar de ser uma empresa com estruturação profissional corporativa, processos com parâmetros definidos, é uma empresa que, por ser familiar e ter pessoas que trabalham aqui há muito tempo, mantém o vínculo com uma tratativa diferenciada” Fabiana Resende, diretora executiva do PASI


Ainda na estratégia de inovação, o PASI lançou uma cobertura específica para câncer de mama e câncer de próstata, já inserida em algumas Convenções Coletivas de São Paulo. Fabiana ressalta que o mercado de seguros já disponibiliza coberturas semelhantes para doenças graves, porém, o modelo do PASI pretende trabalhar as coberturas para esses tipos de câncer pois são doenças com incidência maior, e, dessa maneira, é possível viabilizar a cobertura com um custo baixo. “Quando conseguimos restringir focamos as principais doenças e é possível que a empresa ajude um colaborador caso venha a ter essa doença e conseguimos também viabilizar isso em um valor acessível, que não onera muito a empresa e ajuda o trabalhador”, esclarece.

Utilização em vida


As novidades da empresa vão ao encontro do objetivo do PASI de prestar atendimento não somente em caso de morte ou invalidez, mas também contribuir para que o segurado compreenda a necessidade de contar com uma proteção securitária em vida. “Queremos que as pessoas, principalmente das classes mais baixas, continuem tendo proteções e que o seguro também apareça em momentos durante a vida do segurado, e não só quando ele ou alguém da família vier a faltar”, diz Fabiana.


Outro foco atual do PASI é a evolução tecnológica, com mudanças nas operações que têm sido implementadas. A ideia, conforme a diretora, é que ainda esse ano haja muitas inovações nesse campo, a exemplo do seguro para estagiários, que tem todo o processo online, o aprimoramento do portal do corretor e cliente, cotações e adesões mais informatizadas para simplificar a rotina do corretor.


Já para o segundo semestre e no próximo ano, o PASI também pretende fazer lançamentos no mercado, entretanto, a principal novidade é a chegada da possível futura condutora dos projetos iniciados por Alaor, a filha da Fabiana, que deve nascer em meados de julho.


Gestão familiar profissionalizada


O PASI é uma empresa familiar, mas nos últimos anos tem investido para se consolidar pela Gestão Familiar Profissionalizada. Esse projeto, aliás, teve início após a chegada de Fabiana à empresa.


Fabiana Resende é graduada em Administração com ênfase em Finanças e, a princípio, não tinha pretensões de seguir os passos do pai, mas, sim, trabalhar em uma multinacional, por exemplo, por conta de sua formação e experiências acadêmicas com marketing e temas de gestão.


Entretanto, um convite de Alaor mudou o foco de planejamento da então recém-formada. “Meu pai foi assertivo pois tive essa formação para atuar em uma empresa extremamente corporativa, com gestão profissionalizada”, diz ela ao recordar a proposta para que tivesse uma experiência inicial na empresa da família. Ela começou a trabalhar no PASI logo após sua formação, em 2005.


Naquela época, a empresa tinha cerca de 30 funcionários mas já contava com uma demanda de marketing significativa, e, dessa maneira, Fabiana encabeçou a criação do departamento na empresa. “Comecei no marketing e, um ano depois, meu pai me deu alguns desafios nas áreas administrativa e de estrutura”, recorda.


Pouco tempo depois, ela também coordenou os projetos da mudança de sede do PASI, o que a motivou a planejar uma estrutura para longo prazo, pelas perspectivas para o negócio da família, e a fez ter contato com as questões operacionais.


Esse processo foi importante pois aliou a vocação de atendimento comercial e prática do mercado de seguros do pai, com o perfil de gestora empresarial da filha. “Por isso deu certo. Já tínhamos uma visão de inovação e de questões mercadológicas de seguros consolidadas dentro do PASI quando entrei, mas não tínhamos ainda uma gestão profissionalizada dentro da empresa familiar e como eu tinha essa formação, isso tornou-se um desafio para mim”.


Resultados das mudanças de gestão


Com o objetivo de profissionalização da empresa familiar, Fabiana compartilha que foram implantados diversos recursos, como estruturação de organogramas, divisão das áreas, inserção do departamento de Recursos Humanos, entre outras iniciativas. “Trouxemos profissionais capacitados do mercado, consultoria de recursos humanos para capacitar a equipe, pois tínhamos pessoas que vinham de uma gestão diferente”, comenta sobre o preparo dos colaboradores durante o processo de mudanças na gestão do PASI.


O trabalho intenso de aprimoramento não parou nos anos seguintes à entrada da profissional, e se tornou um processo de aperfeiçoamento constante.


Para transformar o então ambiente do PASI em uma empresa com a gestão almejada por Fabiana desde o período de seus estudos, a executiva frisa que foram imprescindíveis processos, comprometimento das pessoas, mudanças internas, de paradigmas pelo fato de ser uma empresa familiar, regras de governança, e divisão de responsabilidades entre os níveis hierárquicos. “Foi uma construção que começou depois de uns três anos que eu estava aqui. E agora, após 12 anos, já temos essa estrutura bem consolidada, profissional e ainda em evolução”, destaca Fabiana.


Expansão de atendimento


Atualmente, o PASI conta com 80 colaboradores e, apesar de não possuir o tamanho de uma grande corporação, tem mecanismos internos de controle e de gestão totalmente alinhados com empresas desse porte. Nesse cenário, mecanismos de avaliação de desempenho e de controle são exemplos de como o PASI se estruturou no decorrer dos últimos anos.


Com a reestruturação, profissionais que foram incorporados às novas práticas e o DNA inovador e comercial de seguros trazido por Alaor, o PASI expandiu o potencial que tinha para outros ramos, além da expansão geográfica, por meio das estruturas de ponto de apoio em diversos estados, equipes remotas e recursos tecnológicos.


Os investimentos para a gestão profissionalizada também refletem no atendimento ao corretor de seguros e ao segurado. Fabiana atribui isso ao fato de a empresa ter aliado a evolução necessária com a essência do projeto vislumbrado por seu pai. “Apesar de ser uma empresa com estruturação profissional corporativa, processos com parâmetros definidos, é uma empresa que, por ser familiar e ter pessoas que trabalham aqui há muito tempo, mantém o vínculo com uma tratativa diferenciada”, explica a diretora do PASI.


Na prática, isso se traduz em uma relação de proximidade com os corretores, valorização dos parceiros e dos segurados da mesma maneira como era feito no passado.


Alaor Silva Júnior comenta que na época em que fez o convite à filha, não imaginou que ela iria absorver tantas responsabilidades e acolher seus sentimentos de continuidade e necessidade da entrega do seu projeto. “Associado à minha decisão de convidar uma filha para, do meu lado, buscar crescimento, percebi logo após a sua integração à equipe que eu tinha também trazido a pessoa que daria continuidade à minha construção, que foi evoluída com fortes sentimentos de responsabilidade social, empresarial, institucional, técnica e comercial”.


Trajetória


Alaor Silva Junior iniciou a carreira no mercado de seguros em 1971, como agenciador de seguros coletivos no interior de Minas Gerais. Já nessa época, ele percebeu a importância de uma proteção de seguro para famílias menos abastadas.


Em 1986, ele e a esposa abriram uma corretora de seguros e, em 1988, o corretor ficou mais perceptivo às demandas reprimidas do mercado. “Identificamos o perfil social da instituição seguro para que pudéssemos construir algo que fosse novo, inovador e que viesse atender essas demandas”.


Dessa maneira, naquele ano, nasceu o PASI. Por se tratar de um modelo pioneiro no mercado, Alaor recorda que o projeto se concretizou aos poucos. Naquela época, não havia produtos e serviços voltados ao público-alvo do PASI e iniciativas do mercado de seguros para o desenvolvimento de produtos para classes menos favorecidas.


“Associado à minha decisão de convidar uma filha para, do meu lado, buscar crescimento, percebi logo após a sua integração à equipe que eu tinha também trazido a pessoa que daria continuidade à minha construção, que foi evoluída com fortes sentimentos de responsabilidade social, empresarial, institucional, técnica e comercial” Alaor Silva Júnior


“Hoje, depois de 28 anos de existência, o PASI continua crescendo, com várias coberturas sendo desenvolvidas, adequadas às demandas reprimidas, que foram surgindo no convívio com as classes menos favorecidas e por meio das relações próximas que temos com entidades sérias, que acreditam no nosso propósito e confiam em nossa proposta. Isso nos permitiu um avanço fantástico e desenvolver coberturas extremamente inovadoras”.


Evolução das coberturas


Durante os últimos 28 anos, as coberturas disponibilizadas pelo PASI também acompanharam a evolução das demandas do público. Alaor lembra que no primeiro ano de comercialização, a proposta do atendimento era encantar o beneficiário no primeiro contato com a proteção, que era um seguro de vida e acidentes pessoais destinado ao titular, com cônjuge e filhos como beneficiários.


Naquela época, as coberturas eram semelhantes às comercializadas pelo mercado como um todo, então, o que fez a diferença na atuação do PASI foi a maneira de tratar e se relacionar com o consumidor. “Além da inovação de se fazer algo simples na contratação, manutenção e efetivação”, destaca o idealizador do projeto.


Nesse processo, o fator eficiência também foi importante, e o PASI inovou ao agilizar o pagamento das indenizações em 24 horas após entrega da documentação, característica mantida até os dias atuais.


Outra prática ainda mantida é a aceitação independente do número de funcionários da empresa, até mesmo pelo fato de o seguro ser voltado a Convenções Coletivas de Trabalho, e o objetivo ser facilitar os processos para as empresas cumprirem as obrigações.


Conforme o idealizador do PASI, recentemente a empresa identificou a possibilidade de atender simultaneamente empregados e empresas empregadoras, por meio do reembolso à empresa por acidente laborativo pelos custos com os 15 primeiros dias de afastamento do funcionário, que também é reembolsado pela perda parcial de salário que ocorre após o afastamento.


Diferenciais do PASI


Indenizações pagas em 24 horas após entrega de documentação;

Indenização ao titular em caso de nascimento de filho com invalidez congênita;

Cesta Natalidade – produtos de alimentação e higiene para filhos dos titulares;

BONA (Bônus por Nascimento) – recursos financeiros para os pais utilizarem com o bebê;

Assistência funeral;

Cesta básica para a família em caso de morte do titular;

Cobertura para custos com rescisão trabalhista às contratantes;

Assistência social, psicológica e nutricional.

Diagnóstico de câncer de mama e próstata.

Mais Postagens

Por Seguro PASI 6 de junho de 2025
O PASI foi o grande vencedor na categoria “Empresa com preocupação social, que atende as classes menos favorecidas, com um Seguro Social Inclusivo”, durante a sétima edição do prêmio promovido pela revista Insurance Corp, realizada nesta quarta-feira (4), em São Paulo. A premiação reconhece empresas que promovem impactos reais no setor e celebram a expansão do mercado de seguros no Brasil. Para o diretor financeiro e de indenizações do PASI, Philippe Marrocos, o prêmio representa mais do que uma conquista institucional. “É o reconhecimento de um propósito de tornar o seguro mais acessível. O trabalhador ficava invisível nas estratégias do mercado e merecia uma proteção que proporcionasse dignidade nos momentos mais difíceis. Foi com o esse propósito que o PASI surgiu, de um seguro inclusivo, que cabe no bolso dos empresários e faz a diferença na vida das pessoas”, afirmou. O executivo também destacou o novo posicionamento da empresa, com foco na aproximação direta com os segurados. “Queremos que as pessoas conheçam e usem os benefícios e assistências disponíveis, promovendo uma inclusão mais efetiva”, disse. A cerimônia teve um valor simbólico adicional para a Insurance Corp, que celebra dez anos de fundação em 2025. “É uma vitória dupla: o aniversário da revista e a valorização de um mercado que cresce cada vez mais”, afirmou editora Márcia Kovacs. Com o reconhecimento, o PASI reforça seu compromisso com soluções de seguro acessíveis, voltadas a quem mais precisa, mantendo a inclusão como prioridade em sua atuação.
Por Seguro PASI 2 de junho de 2025
No dia 1º de junho de 2025, o PASI completou 36 anos de atuação no mercado brasileiro. A data marca mais do que o aniversário de uma das empresas mais inovadoras do país: representa a consolidação de um modelo de negócio comprometido com inclusão social, proteção digna e transformação de vidas. Criado em 1989, o PASI nasceu a partir de um propósito claro e ousado: levar proteção a trabalhadores em situação de vulnerabilidade, rompendo com a lógica excludente dos produtos tradicionais. Desde então, trilhou uma trajetória marcada por pioneirismo, impacto social e protagonismo no setor segurador. Transição de liderança e novo ciclo de crescimento A celebração dos 35 anos, em dezembro passado, marcou um momento simbólico de transição. Alaor Silva Junior, fundador da empresa, passou oficialmente o comando à sua filha, Fabiana Resende, em uma sucessão construída com planejamento ao longo de duas décadas. Fabiana assumiu a presidência em janeiro de 2025, após anos atuando em cargos estratégicos, como diretora executiva e vice-presidente. Com trajetória sólida construída dentro do PASI, Fabiana lidera agora um novo ciclo, pautado em inovação, expansão digital e ampliação do impacto social da empresa. Ao seu lado, está o irmão, Philippe Marrocos, diretor administrativo, financeiro e indenizações, reforçando o legado da família à frente do negócio. Sob essa nova gestão, o PASI inicia 2025 com a meta de ampliar sua presença nos mercados ainda não explorados. Para isso, aposta em tecnologia, novos produtos e canais de distribuição mais acessíveis. 36 anos de olhar social e impacto real Para Fabiana, o PASI não é apenas uma empresa: é uma missão. Ela defende que oferecer proteção com propósito é o que move a organização. Mais do que comercializar apólices, o compromisso é com a dignidade humana. A nova presidente acredita que o crescimento do setor é um movimento coletivo e convida corretores, parceiros e instituições a enxergarem o imenso potencial de um mercado ainda pouco explorado: o da base da pirâmide. Seu plano é tornar o PASI presente na vida de todos. Assim, o PASI chega aos 36 anos como uma empresa sólida, admirada e em plena transformação. Combina a credibilidade construída ao longo de mais de três décadas com uma visão de futuro guiada por inovação e sensibilidade social.
Por Seguro PASI 29 de maio de 2025
O último dia da viagem dos corretores premiados pela campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, uma iniciativa da PASI em parceria com a Icatu Seguros, foi marcado por momentos de relaxamento, premiação e uma homenagem especial à Fabiana Resende, que assumiu a presidência do PASI no início deste ano. A quarta-feira (28) começou com uma manhã de descanso no Wish Resort, onde os participantes puderam aproveitar sessões de massagem oferecidas no hotel, proporcionando um momento de bem-estar após dias de intensa programação. O almoço foi servido em formato de brunch, em um espaço reservado exclusivamente para o grupo. À noite, o grupo se reuniu para o jantar de encerramento e cerimônia de premiação da campanha. Subiram ao palco Luciano Soares e Alexandre Villardi, presidente e vice-presidente da Icatu Seguros, respectivamente, Fabiana Resende, presidente do PASI, e Philippe Marrocos, diretor administrativo, financeiro e indenizações do PASI. Eles foram os responsáveis por entregar o troféu da campanha “Decole com os Influenciadores PASI” às corretoras premiadas. As empresas reconhecidas pelo desempenho em 2024 foram: GDL, Inter Seguros, JAR, Sicoob, F Brito, Costa & Parra, Correta Vitória, Exclusive Seguros, Life Express e Martins Velasquez. O encerramento da campanha “Decole” reforça o compromisso da PASI e da Icatu Seguros em valorizar e incentivar os corretores parceiros por meio de experiências significativas, integrando reconhecimento profissional, lazer e networking. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem especial à Fabiana Resende, que assumiu a presidência do PASI em janeiro deste ano, sucedendo seu pai, Alaor Silva Junior, fundador da empresa. A transição marca um novo ciclo para o PASI, agora sob a liderança da nova geração. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com depoimentos de colaboradores e familiares de Fabiana, que também foi recentemente eleita uma das 50 mulheres mais influentes do Brasil no ramo de seguros, segundo a Revista Cobertura. A homenagem destacou sua trajetória, a continuidade do legado familiar e o reconhecimento de sua liderança no setor. Confira abaixo a galeria de fotos com os registros do último dia da viagem:
Por Seguro PASI 28 de maio de 2025
Os corretores vencedores da campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, promovida em parceria entre a PASI e a Icatu Seguros, vivenciaram nesta terça-feira (27) um dia repleto de natureza, cultura e integração internacional. Pela manhã, o grupo visitou as Cataratas do Iguaçu, uma das principais atrações turísticas do Brasil. O passeio permitiu aos corretores conhecerem de perto o parque e registrarem o momento com diversas fotos ao longo da trilha que leva aos principais mirantes do lado brasileiro. Na sequência , o grupo cruzou a fronteira com a Argentina para uma experiência no restaurante The Argentine Experience, em Puerto Iguazú. No local, os participantes tiveram uma imersão gastronômica interativa na culinária argentina, que combinou aprendizado e degustação.  A recepção foi feita com tartar de truta patagônica harmonizado com vinho espumante Pet Nat. Em seguida, os corretores foram convidados a colocar a mão na massa, preparando suas próprias empanadas típicas, que mais tarde puderam saborear. A experiência continuou com a degustação de queijos e cortes de carne argentinos, acompanhados da tradicional picada. Para encerrar, os participantes aproveitaram o clássico doce de leite argentino e participaram de uma aula sobre a cultura do mate, onde aprenderam a montar a bebida e saborearam o preparo ao lado de alfajores artesanais. Antes de retornar ao hotel, o grupo fez uma breve parada no Duty Free Shop de Puerto Iguazú, onde puderam realizar compras e aproveitar produtos locais e importados. A programação do dia reforçou o propósito da campanha “Decole”: valorizar os corretores com vivências únicas, integrando lazer, cultura e reconhecimento profission. A campanha “Decole com os Influenciadores PASI”, uma iniciativa da PASI em parceria com a Icatu Seguros, premia os dez corretores com maior produção no ano anterior com uma viagem a um destino nacional. A ação reforça o compromisso das empresas em valorizar o desempenho e a dedicação dos profissionais do setor. Confira a seguir a galeria de fotos com os registros do segundo dia:
Por Seguro PASI 28 de maio de 2025
Teve início nesta segunda-feira (26) a viagem dos corretores vencedores da campanha “Decole com os influenciadores PASI”, promovida em parceria entre PASI e Icatu Seguros. A ação reconhece os dez profissionais com maior produção PASI ao longo de 2024, com uma viagem a um destino nacional. Os corretores foram recepcionados com um almoço no Wish Resort, em Foz do Iguaçu, onde puderam se reunir pela primeira vez após o encerramento da campanha. À noite, o grupo participou de um jantar de abertura no restaurante Tropicália, dando início à programação oficial da viagem. Durante o jantar, Fabiana Resende, presidente do PASI, e Alexandre Villardi, vice-presidente da Icatu Seguros, deram as boas-vindas aos participantes. Em seus discursos, ambos agradeceram o empenho e a parceria dos corretores, além de parabenizá-los pelos resultados alcançados ao longo do último ano. A noite foi encerrada com um brinde coletivo, marcando o início das atividades comemorativas. A campanha Decole com os influenciadores PASI tem como objetivo valorizar o desempenho e a dedicação dos corretores parceiros. A viagem é uma forma de reconhecimento aos profissionais que se destacaram na produção de seguros PASI em 2024. Confira a seguir a galeria de fotos com os registros do primeiro dia:
Postagens mais antigas