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Com 2,5 milhões de clientes, PASI planeja crescer 20% neste ano

set. 24, 2014

Com 2,5 milhões de clientes, PASI planeja crescer 20% neste ano

Com 2,5 milhões de clientes, Pasi planeja crescer 20% neste ano

Com a proposta de oferecer seguros distribuídos para pessoas demédia e baixa renda, o mineiro Alaor Silva fundou há 25 anos o Plano de Amparo Social Imediato (PASI). Trata-se de um seguro de vida contratado por empresas como benefício concedido aos seus funcionários e familiares. Com ele, os segurados têm cobertura em caso de morte ou invalidez por qualquer causa e vários outros aspectos. Atualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas são seguradas pelo Pasi. Para 2014, a expectativa é de crescimento de até 20% na comparação com o ano passado. Em 2013, o incremento foi de 17% sobre o exercício imediatamente anterior. 

O fundador e presidente da empresa explica que a ideia é promover a inclusão dentro do que ele chamou de “instituição seguro” no Brasil. “Antes do Pasi as classes menos favorecidas não tinham proteção de seguro. Isso começou com o modelo que nós construímos”, afirma. Para ganhar escala e impulsionar os negócios, o empresário percebeu que ele precisava conscientizar o empresariado sobre a importância de proteger seus trabalhadores.

A primeira parceria foi com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscom-MG). “Nós desenvolvemos um produto que atende às classes menos favorecidas do país, mas naquela época não tinha um perfil definido do público alvo. Então nós começamos com os trabalhadores da construção civil. Nós sensibilizamos o sindicato patronal de forma que isso fosse colocado na convenção coletiva e, assim, todas as empresas passaram a proteger seus trabalhadores. Isso foi o que alavancou nossosnegócios, porque passamos a ter umnúmeroexpressivode segurados”, lembra Silva.

Para atender a grande demanda formada pelos trabalhadores da construção civil e seus familiares, o Pasi passou então a ser distribuído por corretores de seguro. Até aquele momento a própria empresa fazia a venda dos seguros. Para o empresário, o principal fator que impulsiona os negócios é a conscientização do empresariado e dos setores de recursos humanos das empresas quanto à importância de proteger seus funcionários. Ele destaca que o preço por trabalhador varia entre R$ 3 e R$ 11, dependendo do capital segurado. “É muito perto dos benefícios que ele oferece”, observa.

Além da cobertura em caso de morte e invalidez por qualquer razão, o Pasi oferece benefícios como auxílio alimentação—caso o titular do seguro venha a falecer, a empresa oferece esta básica para a família; cesta natalidade — que contempla um kit para a mãe e outro para o bebê quando nasce o filho de um segurado; indenização por nascimento de filhos com doença congênita; reembolso das despesas com rescisão trabalhista para a empresa contratante; cobertura que antecipa a indenização em caso de doença profissional; entre outros.

Ao longo de seus 25 anos de existência, o Pasi já pagou mais de R$ 144 milhões em indenizações. Ele já foi contratado por cerca de 49 mil empresas e mais de 26 mil indenizações foram efetivadas. Mais de 3,9 mil corretores comercializam o plano. Para Silva, entre os principais diferenciais estão o pagamento das indenizações em até 24 horas após a entrega da documentação. Ele destaca que o mercado de seguros para famílias demédia e baixa renda tempotencial de atingir mais de 100 milhões de pessoas considerando titulares edependentes. Hoje com 2,5 milhões de clientes, o Pasi tem planos de crescer 20% este ano.


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