Mineiro PASI foi o 1º seguro popular do país
11 de fevereiro de 2015
Mineiro PASI foi o 1º seguro popular do país
Mineiro PASI foi o 1º seguro popular do país
Com 26 anos, empresa já pagou R$170 milhões de indenizações
Primeiro seguro popular do Brasil, o Plano de Amparo Social Imediato (Pasi) nasceu em Minas Gerais, há 26 anos. “Hoje, quase todas copiamo Pasi”, gaba-se o fundador da empresa, Alaor Silva,61, em relação ao chamado “microsseguro”.
Com 2,5 milhões de segurados entre titulares e dependentes, já foram R$ 170 milhões de indenizações distribuídas pelo Pasi para 35 mil famílias. E o empresário visionário diz que é preciso uma reinvenção constante do negócio. “Não vou conseguira tender todo o mercado nacional, mas o próprio mercado me considera um laboratório, então, eu vou sobrevivendo com a inovação”, afirma Silva, que estudou até o ensino médio. Silva conta que, antes do Pasi, até a década de 80, havia um grande número de ações judiciais contra as empresas por elas não terem um seguro para o trabalhador quando ocorria um acidente de trabalho fatal. E isso,de acordo com Silva, incorria numa despesa muito grande para a empresa, e sem parâmetros. Tudo porque o cálculo da indenização era feito pelo juiz de acordo com a idade da vítima, função na empresa e a expectativa de vida útil que ele ainda teria. “Isso deixava as empresas vulneráveis para poder arcar com uma indenização, às vezes, muito acima da sua capacidade de pagamento para absorver um custo extra”, explica o executivo.
CONVENÇÃO
Como o modelo Pasi foi incorporado por sindicatos como cláusula de convenção coletiva, Silva explica que as empresas que o contratam ficam livres de custos que não estavam na planilha. Atualmente, de 25% a 30% dos seguros Pasi estão concentrados na construção civil, e os demais distribuídos em diversos setores da economia como vestuário, indústria de calçados, postos de gasolina e metalúrgicos. Por R$ 11 mensais por trabalhador que a empresa paga ao Pasi–independentemente do número de empregados que ela tenha–o empregado está assegurado em R$20 mil, em caso de morte, além de vários outros benefícios (veja o quadro) .

Hoje, o Pasi atende 20 mil empresas clientes e 300 entidades de classe distribuídas pelo Brasil. “Conseguimos chegar à vida das pessoas também num momento de muita alegria, que é na hora em que nasce um segurado”, ressalta Silva, para benefícios além de seguros por morte e invalidez. E para não perder cliente para outras empresas, Silva diz que não dorme como qualquer pessoa normal e está sempre atento.
Algumas coberturas e serviços complementares do Pasi
Cota:
a empresa paga R$11 mensais pelo seguro de cada funcionário.
Coberturas:
em média, R$20 mil em caso de morte do titular (empregado).
Se a esposa dele falecer, o empregado recebe R$ 10 mil.
Na morte de um filho, recebe R$5.000 (limitado a quatro filhos).
Invalidez:
se for por acidente e doença,o trabalhador recebe R$20 mil.
Funeral:
em caso de morte do trabalhador, a indenização das despesas com funerais é limitada a R$4.000.
Alimentação:
se o trabalhador morrer,a família recebe, de uma vez, duas cestas básicas.
Rescisão:
a empresa recebe o reembolso de todas as despesas da rescisão trabalhista em caso de morte do trabalhador. O valor é limitado a 10%(R$2.000) do capital da cobertura de morte de R$20 mil.
Doença adquirida:
em caso de invalidez por doença adquirida no exercício da profissão, a indenização do Pasi é no valor único de R$20 mil.
Doença congênita:
ocorrendo nascimento de filho ou filha com doença congênita do trabalhador e caracterizada até o sexto mês após o parto, o Pasi indeniza em R$5.000.
Cesta natalidade:
é uma cesta básica dirigida à mãe com alimentação específica para aquele momento da mulher,que também recebe o kit bebê com produtos para o cuidado da criança.
Bônus:
o titular do seguro recebe um bônus de até R$ 523 referente às despesas com o nascimento da criança.
Fonte: Jornal O Tempo
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O PASI reforça seu time executivo com a chegada de Júlia Jacques, que assume a gerência responsável pela integração das áreas Jurídica e de Indenizações. A decisão faz parte de um movimento estratégico da companhia para ampliar a eficiência operacional e oferecer um atendimento cada vez mais ágil e humanizado aos segurados e parceiros. Advogada com ampla experiência no mercado segurador, Júlia construiu sua carreira com atuação em um escritório especializado, onde atendeu grandes seguradoras e desenvolveu uma visão estratégica sobre regulação de seguros. Desde o início de sua trajetória, aprofundou-se em temas como sinistros, indenizações e contratos, além de ter liderado equipes e projetos de alta complexidade. Associada da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros), Júlia participa ativamente de congressos e encontros da entidade, mantendo uma constante troca de conhecimento com outros profissionais do setor. Ela também possui MBA em Gestão Jurídica de Contratos de Seguros e Inovação pela Escola de Negócios de Seguros, formação que lhe proporcionou contato com todos os ramos de seguros no Brasil. Recentemente, reforçou seu desenvolvimento em liderança com a extensão em Gestão de Pessoas e Equipes, da ENS, em parceria com a Ontario College, do Canadá. “Assumir a gerência em um momento de transformação é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma oportunidade única. Meu objetivo é conduzir essa integração de forma estruturada, equilibrando agilidade e segurança técnica, sempre alinhada aos valores e ao propósito do PASI”, afirma Júlia. Com a chegada de Júlia Jacques, o PASI dá mais um passo em seu processo de evolução, fortalecendo sua estrutura organizacional e reafirmando o compromisso de entregar soluções sólidas, inovadoras e humanizadas ao mercado segurador.

O PASI tem avançado em sua jornada de transformação digital e otimização interna. A recente integração entre os Departamentos de Implantação e Atuarial, alinhado com a nova gestão de Tecnologia do PASI, vem consolidando resultados expressivos em eficiência e agilidade, reforçando o compromisso da empresa com processos cada vez mais simples e sem burocracia. Sob coordenação de Roberta Rodrigues e superintendência de Mateus Ribeiro, a união das áreas foi estratégica para tornar o ciclo do cliente mais fluido, desde a cotação até a implantação do seguro. “Nosso objetivo foi integrar as etapas e aproximar as equipes, garantindo mais agilidade e uma entrega mais completa para o corretor e o cliente”, explica Roberta. Digitalização que entrega resultados Desde a reestruturação, concluída em junho deste ano, os indicadores confirmam o sucesso da mudança: 76% das contratações já são realizadas diretamente pelo Portal do Corretor PASI ; 72% das novas vendas não necessitam de análise interna e nem intervenção humana para implantação; 57% das propostas do Cotação Express fora do padrão técnico comum são concluídas sem burocracia e sem gerar pendências . Esses números demonstram um processo mais simples, automatizado e eficiente, eliminando etapas manuais e acelerando a implantação de seguros. “Ganhamos velocidade, reduzimos o tempo de resposta e tornamos o processo muito mais prático para o corretor”, ressalta Roberta.

O PASI marcou presença no CQCS Inovação 2025, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, destacando seu posicionamento como uma das empresas pioneiras em soluções inovadoras no mercado segurador brasileiro. A participação reforçou o compromisso da companhia com a modernização do setor, especialmente diante da ascensão de tecnologias como a inteligência artificial. Representando o PASI, Mateus Ribeiro, superintendente comercial, atuarial e SIP do PASI, reforçou que o CQCS Inovação tem proporcionado dias intensos de aprendizado e conexões estratégicas. Para ele, a edição de 2025 se destaca por trazer para o centro do debate os avanços tecnológicos que já estão transformando o setor. Mateus afirma que “o evento traz para o centro da discussão o que já está em alta, inteligência artificial, tecnologia e a construção de soluções que realmente façam sentido”. Ele acrescenta que a presença da empresa reforça seu propósito: “o PASI, desde 1989, carrega a inovação no seu DNA, com coberturas, benefícios e soluções diferenciadas. Estar aqui fortalece nosso compromisso em desenvolver produtos para novos mercados, sempre com ética, responsabilidade e foco em fortalecer a cultura do seguro”. Nathália Simões, coordenadora de Comunicação e Relacionamento, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de seguros. Segundo ela, o encontro promove debates relevantes e contribui diretamente para o desenvolvimento do mercado. Em suas palavras, “os temas das palestras são extremamente relevantes e contribuem para fortalecer a discussão no mercado, melhorar a atuação dos corretores e gerar benefícios reais para os segurados”. Nathália destacou ainda que a participação da empresa reflete sua essência: “o PASI nasceu com essa vocação inovadora, e essas trocas de informação são fundamentais para aprimorarmos o mercado e impactarmos positivamente a população”.

O PASI anuncia sua campanha especial de Black November, oferecendo condições exclusivas ao longo de todo o mês de novembro. Entre os dias 01/11 a 30/11/2025, corretores poderão aproveitar oportunidades especiais para potencializar suas vendas e agregar ainda mais valor aos clientes. Durante o período da campanha, os corretores terão acesso a duas opções exclusivas de condição especial, disponíveis para os Seguros Convencionais do PASI, que incluem Seguro Agrovida, Seguro para Pequenas e Médias Empresas (PME) e Seguro para Convenções Coletivas de Trabalho. Todos os detalhes das condições podem ser consultados diretamente no Portal do Corretor PASI. Além de fortalecer a parceria com os corretores, a campanha traz vantagens inéditas também para os clientes e segurados com condições especiais para a contratação do Clube de Vantagens PASI! Os novos clientes que contratarem os Seguros Convencionais do PASI poderão escolher entre 3 meses grátis do Clube de Vantagens PASI ou 70% de desconto na contratação anual da assistência, que gera economia real no dia a dia dos segurados, com descontos em lojas físicas e on-line, serviços gratuitos e ofertas especiais em cinemas, cursos, eletrônicos, viagens e muito mais! “A campanha Black November reforça nosso compromisso em agregar valor aos corretores e empresas, ampliando também os benefícios para os segurados. O Clube de Vantagens proporciona uma assistência que realmente faz diferença no bolso do cliente, complementando a proteção oferecida pelos seguros PASI”, destaca a companhia. Com a iniciativa, o PASI reafirma seu papel de parceiro estratégico no mercado de seguros, oferecendo soluções que vão além da proteção tradicional, ao mesmo tempo em que incentiva a excelência na atuação dos corretores e promove experiências diferenciadas para os clientes e segurados.

O PASI marcou presença no Conec 2025, realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em São Paulo, representado por sua equipe, destacando o compromisso de estreitar laços com os corretores e acompanhar de perto as tendências do setor. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, ressaltou a relevância do congresso como espaço estratégico de relacionamento. “O Conec chega aos seus 20 anos consolidado como um evento que interliga profissionais do setor em escala internacional”, afirmou. Para ela, a presença do PASI no encontro simboliza o compromisso da empresa em estar próxima dos corretores e reforçar sua proposta de valor. Segundo a executiva, o congresso é também uma vitrine para apresentar o ecossistema de soluções do seguro. “É a oportunidade de mostrar toda a inteligência e o sistema que oferecemos, que facilita o dia a dia do corretor”, disse. A importância de acompanhar as tendências do mercado também foi destacada por Nathália Simões, supervisora de marketing do PASI. Para ela, o Conec é “uma experiência enriquecedora”, especialmente por abordar temas como tecnologia e inteligência artificial, considerados cada vez mais essenciais para a evolução do setor. “Achamos importante estarmos presentes para fortalecer conexões junto aos nossos parceiros e acompanhar essas transformações”, afirmou. Nathália acrescentou que o PASI também vem incorporando tais inovações em seus processos internos, com o objetivo de facilitar a rotina dos corretores e elevar ainda mais a experiência e qualidade dos serviços oferecidos. A participação do PASI, ainda que indireta, reforça uma tendência vista no Conec deste ano: empresas do setor investindo cada vez mais em estreitar laços com os profissionais que são a linha de frente do relacionamento com os clientes.

