PASI se reinventa em busca da democratização do seguro no país
6 de novembro de 2014
PASI se reinventa em busca da democratização do seguro no país
PASI se reinventa a cada ano em busca da verdadeira democratização do seguro no país
Em 2014, o Plano de Amparo Social Imediato – PASI – completa 25 anos e mantém a tradição do início de suas operações: propiciar a cobertura de um seguro para o público de menor poder aquisitivo. Ele foi criado em 1989, com o propósito de resgatar a dignidade dos trabalhadores brasileiros e de suas famílias nas horas mais difíceis. Pioneiro e inovador, o PASI é o seguro de vida em grupo mais conhecido e recomendado do seu segmento e aceito em âmbito nacional.
“Há 25 anos, construímos um modelo de negócios sem precedentes, com um enorme impacto social. E hoje, todo nosso histórico e informações coletadas nos permitem avançar ainda mais para que, muito em breve, possamos nos reinventar e causar um impacto ainda mais surpreendente na sociedade como um todo”, declara Alaor Silva Júnior, presidente do Clube PASI de Seguros.
O PASI representa historicamente a origem do microsseguro no Brasil. Quando foi criado, atendia 4.500 trabalhadores e, hoje, possui mais de 2,5 milhões de beneficiados, mais de 20 mil empresas conveniadas e 300 entidades de classe parceiras. Sua meta é conseguir beneficiar 100 milhões de brasileiros – direta e indiretamente.
“Além do nosso pioneirismo em atender a uma classe com quem ninguém queria trabalhar, inovamos também em conseguir pagar as indenizações em até 24 horas após a entrega da documentação do sinistro. E fomos além, ao abraçar nossa verdadeira vocação que é atender ao público de baixa renda de todos os setores de nossa economia”, relembra Alaor Silva Júnior.
Alaor Silva é enfático ao destacar que o PASI está em constante evolução, mas desde o seu nascimento é responsável pela democratização do seguro de vida e de acidentes pessoais no país. “Somos um laboratório, criamos dinâmica de novas coberturas, mas, temos muitos desafios, como identificar e suprir as necessidades reais da sociedade”, explica.
Segundo o presidente, é preciso oferecer benefícios que de fato sejam utilizados e isso requer muita pesquisa sobre alternativas de produtos e serviços amplos que atendam as necessidades específicas de determinados grupos de risco. As demandas veem com o convívio com as comunidades. “Microsseguro e seguro popular têm que estar no conceito humanitário e cabe a nós, instituições de seguros, acabar com a herança da pobreza no mundo”.
Primeiro seguro popular do Brasil
O PASI protege os trabalhadores ativos legalizados, os trabalhadores em regime de trabalho temporário e os terceirizados, além de empresas de qualquer porte e setor e possui ampla experiência no atendimento a Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). Ele foi desenvolvido para aprimorar as questões sociais das empresas oferecendo tranquilidade para o empresário e amparo ao trabalhador. Com processos simplificados, proporciona recursos financeiros imediatos caso ocorra algum dos eventos cobertos pelo plano.
O Plano de Amparo Social Imediato não tem em sua carteira um perfil único de empresas clientes e disponibiliza planos para diversos modelos de corporações, independente do porte. Os benefícios acoplados aos planos são os tradicionalmente conhecidos pelo mercado e os que foram desenvolvidos de maneira diferenciada nos últimos anos, como cestas básicas na ocorrência da morte do titular do plano; reembolso de despesas com rescisão trabalhista para a empresa, em caso de falecimento do segurado; cobertura para invalidez congênita, que oferece assistência ao filho do segurado que tenha uma doença que comprometa sua vida; cobertura para invalidez por doença profissional, e a cesta natalidade, que oferece kits com utensílios para a mãe e o bebê.
Números do PASI
2.500.000 segurados, entre titulares e dependentes
Mais de 20 mil empresas conveniadas
Parceria com mais de 300 entidades de classe
Ultrapassou os R$ 116 milhões em valores indenizados
Presente nas 27 unidades federativas
49 mil empresas já experimentaram o seguro PASI
Mais de 23 mil indenizações efetivadas
Possui 3.900 corretores de seguros cadastrados
Exclusividades e diferenciais do PASI
Fácil contratação e manutenção
Indenizações em 24 horas após o recebimento da completa documentação
Possui 25 anos de experiência no mercado
Não há preenchimento de declaração pessoal de saúde
Plano desenhado de acordo com a necessidade do cliente
Protege 24 horas por dia, dentro e fora do ambiente de trabalho
Possui a melhor relação custo x benefício do mercado
Não há limite de idade para trabalhadores ativos legalizados
Não possui qualquer tipo de carência
Atende empresas de qualquer porte
Contratações a partir de um segurado
Os trabalhadores estão automaticamente cobertos a partir da data de sua contratação na empresa
Produtos PASI
Coberturas básicas de seguro convencional, assim como as coberturas e benefícios complementares criados pelo PASI para atender as necessidades dos segurados e das empresas:
1991 – Auxílio Alimentação – Cestas Básicas em caso de morte do titular;
1993 – Nascimento de filhos com doença congênita;
1995 – Cobertura extensiva a empregados domésticos;
1997 – Reembolso à empresa das despesas com rescisão trabalhista – caso de morte do titular;
2006 – Pagamento antecipado especial por consequência de doença profissional;
2009 – Cesta Natalidade – Nascimento de filhos
Conquistas, Premiações e Citações
Prêmio de Melhor Seguro Social Nacional, concedido pela ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência;
No estudo realizado pelo CBEDS – Conselho Empresarial Brasileiro – é reconhecido e citado como o microsseguro pioneiro no mercado segurador nacional, constante na linha do tempo na fase intitulada “Primórdios do Microsseguro”;
No relatório Internacional do CENFRI – Centro de Regulamento e Inclusão Financeira, encomendado pela FUNENSEG – Escola Nacional de Seguros e pela CNSEG – Confederação Nacional das Empresas de Seguros, o PASI é citado como um modelo vitorioso de microsseguro e
Nos relatórios da comissão consultiva de microsseguros da SUSEP, o PASI é reconhecido e recomendado como pioneiro em seu segmento de atuação e um case nacional de sucesso a ser seguido, assim como no relatório de pesquisa realizado pela FUNENSEG – Escola Nacional de Seguros – sobre produtos da iniciativa privada correlacionados com o microsseguro, onde é dedicado ao PASI um capítulo dentre os programas existentes.
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O desafio dos corretores na venda de seguros foi tema durante a última edição do CQCS Bate Bola, apresentado por Gustavo Doria Filho na TV CQCS. O programa recebeu Fabiana Resende, presidente do PASI. A executiva reforçou que internamente foi necessário abrir mão da atuação como corretores para liberar o produto aos profissionais parceiros, permitindo que os mesmos o distribuíssem. “Os corretores continuam levando essa missão a sério e reconhecendo a credibilidade da marca. Isso é muito bacana, pois vai muito além das convenções. Foi algo de fácil assimilação para o corretor que já trabalha com o PASI, porque ele compreende claramente o nosso propósito: queremos entregar uma experiência, queremos entregar encantamento, acolhimento e, acima de tudo, proteção”, disse. Existe um potencial de crescimento no segmento de seguros de vida, onde a maioria da população ainda não possui cobertura. O PASI possui o propósito de aumentar essa base sob seus produtos inovadores. Confira a entrevista completa:
A última edição do programa CQCS Bate Bola, apresentado por Gustavo Doria Filho na TV CQCS, recebeu a presidente do PASI, Fabiana Resende. A executiva compartilhou informações sobre os produtos voltados para as necessidades das pessoas e das famílias e deu foco nos detalhes sobre a transição para a presidência. Durante a entrevista, Fabiana Resende reforçou a prioridade da atuação do PASI junto aos segurados. “Temos produtos para estagiário, produtos licenciados para alguns perfis de trabalhadores específicos. Os nossos clientes finais são as pessoas, são as famílias, ou seja, são a base da pirâmide. O PASI entra em todos os nichos, mas a grande massa dos segurados que temos são as classes D e C, diretamente”, disse Em relação à sucessão na empresa, a executiva salientou onde o novo presidente compartilha suas experiências e percepções sobre esse momento crucial. “É uma sucessão do fundador da segunda geração. O meu pai me passou o bastão com essa credibilidade de topar fazer o que a gente acredita que faz sentido agora. E ele entende que a gente acredita que o futuro do país, é diferente do passado do país”, concluiu. Confira a entrevista completa:

Apresentado por Gustavo Doria Filho, o CQCS Bate Bola recebeu a presidente do PASI, Fabiana Resende. Durante a entrevista, ela relatou como o PASI indenizou a família de uma professora, em menos de 48 horas. No início da corretora, um amigo de Alaor da Silva Junior, fundador do PASI, solicitou que um seguro fosse indenizado rapidamente, para relatório da caixa da Associação dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais. “O profissional de educação morria e a família pegava dinheiro emprestado para enterrar e não voltava para devolver. Nesse caso, nasceu a brecha para o atendimento em duas associações da UFMG e da UFOP, aprovado na época pela antiga Vera Cruz Seguradora”, explicou Fabiana Resende. A executiva conta uma situação real e como foi resolvida: “Ele correu, na época, à Vera Cruz, onde tinha sido a seguradora que conseguiu aprovar a ideia. Na primeira indenização, cerca do terceiro dia de vigência, morreu uma professora. Meu pai conta que correu para resolver tudo. Ele inclusive, pagou todas as despesas desse funeral”. A iniciativa levou a inclusão do seguro de vida em convenções coletivas de trabalho, o que foi um marco. Naquela época, não havia um seguro desse tipo disponível. O PASI não viabilizou somente um modelo de baixo custo, mas ajudou na massificação do seguro entre empresas atuantes em diversos setores.

Fabiana Resende, presidente do PASI – Plano de Amparo Social Imediato, participou do Bate Bola CQCS, com Gustavo Doria Filho. Durante a entrevista, a executiva detalhou sobre a consolidação da empresa no mercado de seguros, com foco em proporcionar proteção e segurança para o trabalhador. Ela detalhou como o PASI iniciou suas atividades, ao oferecer o seguro de vida para uma camada da sociedade. “É um plano de amparo social imediato e basicamente é um seguro de vida e acidentes em grupo. Nasceu em 1989 para amparar a camada da população de trabalhadores que não tinham proteção naquele momento. Então, nasceu através de uma iniciativa do meu pai, Alaor, que é o fundador da empresa, na época corretor de seguros, querendo fazer diferente”. O PASI tem como missão repensar o seguro de vida, como uma resposta a uma lacuna no mercado de seguros. Foi criado para oferecer um plano de amparo social imediato, com todas as proteções oferecidas pelo seguro de vida. “O PASI nasceu, inicialmente, como um pecúlio da previdência para atender diretamente trabalhadores específicos”, concluiu.

O PASI, referência no mercado de seguros sociais, passa por uma importante mudança estratégica em sua estrutura comercial. Vivianne Andreazzi, que já acumulou uma trajetória de sucesso na empresa, assume agora o desafio de liderar a Gestão Comercial Nacional. Essa decisão reflete o compromisso do PASI com o crescimento sustentável e o fortalecimento das relações com os corretores. Enquanto isso, Mateus Ribeiro é o líder das áreas Atuarial, FOP (Fidelização, Oportunidades e Pós-Venda) e Inteligência de Dados. Em entrevista, Vivianne Andreazzi explica sobre a sua função e os próximos passos que visam fortalecer ainda mais o posicionamento do PASI no mercado segurador. A estratégia por trás da mudança