PASI se reinventa a cada ano em busca da verdadeira democratização do seguro no país

28 de outubro de 2014

PASI se reinventa a cada ano em busca da verdadeira democratização do seguro no país

PASI se reinventa a cada ano em busca da verdadeira democratização do seguro no país

Alaor Silva Junior
Em 2014, o Plano de Amparo Social Imediato – PASI – completa 25 anos e mantém a tradição do início de suas operações: propiciar a cobertura de um seguro para o público de menor poder aquisitivo. Ele foi criado em 1989, com o propósito de resgatar a dignidade dos trabalhadores brasileiros e de suas famílias nas horas mais difíceis. Pioneiro e inovador, o PASI é o seguro de vida em grupo mais conhecido e recomendado do seu segmento e aceito em âmbito nacional.

“Há 25 anos, construímos um modelo de negócios sem precedentes, com um enorme impacto social. E hoje, todo nosso histórico e informações coletadas nos permitem avançar ainda mais para que, muito em breve, possamos nos reinventar e causar um impacto ainda mais surpreendente na sociedade como um todo”, declara Alaor Silva Júnior, presidente do Clube PASI de Seguros.

O PASI representa historicamente a origem do microsseguro no Brasil. Quando foi criado, atendia 4.500 trabalhadores e, hoje, possui mais de 2,5 milhões de beneficiados, mais de 20 mil empresas conveniadas e 300 entidades de classe parceiras. Sua meta é conseguir beneficiar 100 milhões de brasileiros – direta e indiretamente.

“Além do nosso pioneirismo em atender a uma classe com quem ninguém queria trabalhar, inovamos também em conseguir pagar as indenizações em até 24 horas após a entrega da documentação do sinistro. E fomos além, ao abraçar nossa verdadeira vocação que é atender ao público de baixa renda de todos os setores de nossa economia”, relembra Alaor Silva Júnior.

Alaor Silva é enfático ao destacar que o PASI está em constante evolução, mas desde o seu nascimento é responsável pela democratização do seguro de vida e de acidentes pessoais no país. “Somos um laboratório, criamos dinâmica de novas coberturas, mas, temos muitos desafios, como identificar e suprir as necessidades reais da sociedade”, explica.

Segundo o presidente, é preciso oferecer benefícios que de fato sejam utilizados e isso requer muita pesquisa sobre alternativas de produtos e serviços amplos que atendam as necessidades específicas de determinados grupos de risco. As demandas veem com o convívio com as comunidades. “Microsseguro e seguro popular têm que estar no conceito humanitário e cabe a nós, instituições de seguros, acabar com a herança da pobreza no mundo”.

Primeiro seguro popular do Brasil

O PASI protege os trabalhadores ativos legalizados, os trabalhadores em regime de trabalho temporário e os terceirizados, além de empresas de qualquer porte e setor e possui ampla experiência no atendimento a Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). Ele foi desenvolvido para aprimorar as questões sociais das empresas oferecendo tranquilidade para o empresário e amparo ao trabalhador. Com processos simplificados, proporciona recursos financeiros imediatos caso ocorra algum dos eventos cobertos pelo plano.

O Plano de Amparo Social Imediato não tem em sua carteira um perfil único de empresas clientes e disponibiliza planos para diversos modelos de corporações, independente do porte. Os benefícios acoplados aos planos são os tradicionalmente conhecidos pelo mercado e os que foram desenvolvidos de maneira diferenciada nos últimos anos, como cestas básicas na ocorrência da morte do titular do plano; reembolso de despesas com rescisão trabalhista para a empresa, em caso de falecimento do segurado; cobertura para invalidez congênita, que oferece assistência ao filho do segurado que tenha uma doença que comprometa sua vida; cobertura para invalidez por doença profissional, e a cesta natalidade, que oferece kits com utensílios para a mãe e o bebê.

Números do PASI

– 2.500.000 segurados, entre titulares e dependentes

– Mais de 20 mil empresas conveniadas

– Parceria com mais de 300 entidades de classe

– Ultrapassou os R$ 116 milhões em valores indenizados

– Presente nas 27 unidades federativas

– 49 mil empresas já experimentaram o seguro PASI

– Mais de 23 mil indenizações efetivadas

– Possui 3.900 corretores de seguros cadastrados

Exclusividades e diferenciais do PASI

– Fácil contratação e manutenção

– Indenizações em 24 horas após o recebimento da completa documentação

– Possui 25 anos de experiência no mercado

– Não há preenchimento de declaração pessoal de saúde

– Plano desenhado de acordo com a necessidade do cliente

– Protege 24 horas por dia, dentro e fora do ambiente de trabalho

– Possui a melhor relação custo x benefício do mercado

– Não há limite de idade para trabalhadores ativos legalizados

– Não possui qualquer tipo de carência

– Atende empresas de qualquer porte

– Contratações a partir de um segurado

– Os trabalhadores estão automaticamente cobertos a partir da data de sua contratação na empresa

Produtos PASI

Coberturas básicas de seguro convencional, assim como as coberturas e benefícios complementares criados pelo PASI para atender as necessidades dos segurados e das empresas:

1991 – Auxílio Alimentação – Cestas Básicas em caso de morte do titular;

1993 – Nascimento de filhos com doença congênita;

1995 – Cobertura extensiva a empregados domésticos;

1997 – Reembolso à empresa das despesas com rescisão trabalhista – caso de morte do titular;

2006 – Pagamento antecipado especial por consequência de doença profissional;

2009 – Cesta Natalidade – Nascimento de filhos

Conquistas, Premiações e Citações

– Prêmio de Melhor Seguro Social Nacional, concedido pela ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência;

– No estudo realizado pelo CBEDS – Conselho Empresarial Brasileiro – é reconhecido e citado como o microsseguro pioneiro no mercado segurador nacional, constante na linha do tempo na fase intitulada “Primórdios do Microsseguro”;

– No relatório Internacional do CENFRI – Centro de Regulamento e Inclusão Financeira, encomendado pela FUNENSEG – Escola Nacional de Seguros e pela CNSEG – Confederação Nacional das Empresas de Seguros, o PASI é citado como um modelo vitorioso de microsseguro e

– Nos relatórios da comissão consultiva de microsseguros da SUSEP, o PASI é reconhecido e recomendado como pioneiro em seu segmento de atuação e um case nacional de sucesso a ser seguido, assim como no relatório de pesquisa realizado pela FUNENSEG – Escola Nacional de Seguros – sobre produtos da iniciativa privada correlacionados com o microsseguro, onde é dedicado ao PASI um capítulo dentre os programas existentes.



Mais Postagens

Por Seguro PASI 27 de agosto de 2025
O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.
Por Seguro PASI 15 de agosto de 2025
O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.
Por Seguro PASI 4 de agosto de 2025
Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.
Por Seguro PASI 22 de julho de 2025
Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.
Por Seguro PASI 16 de julho de 2025
Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.
Postagens mais antigas