Seguro com Viés Social
22 de abril de 2015
Seguro com Viés Social
Seguro com Viés Social
Fundador do primeiro microsseguro no Brasil, o PASI – Plano de Amparo Social Imediato, Alaor Silva, de 61 anos, nasceu em Uberaba, no Triângulo Mineiro e, aos 17, mudou-se para BH. Casado e pai de três filhos, ele se viu em um momento de sua profissão que precisava tomar uma decisão para crescer. Foi em uma mesa de bar, conversando com um amigo do Sindicato da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ele percebeu uma grande oportunidade. E foi assim que começou a desenhar um seguro que indenizaria as famílias dos funcionários da UFMG em apenas 24 horas. Nasceu aí o PASI. Desenvolver produtos e serviços destinados às camadas mais carentes da população é um posicionamento que sempre fez parte do projeto de vida de Alaor, alinhado à missão de pessoas protegendo pessoas. Com apenas 4,5 mil segurados, o PASI teve início em 1989. Atualmente, cobre 2,5 milhões de pessoas, tendo atuação em todo o Brasil. Além de ser um negócio lucrativo, o PASI tem alto impacto social, pois é desenvolvido apenas para a população das classes baixa e média e que façam parte da sociedade organizada. “Inovamos ao conseguir pagar as indenizações em até 24 horas depois da entrega da documentação do sinistro. E fomos além ao abraçar nossa verdadeira vocação, que é atender o público de baixa renda de todos os setores de nossa economia”, ressalta Alaor.
Além da vivência diária com esse segmento, o empresário aprimora seus conhecimentos por meio de leitura de livros que transmitem as experiências de pessoas e empresas nos diversos cenários do mundo corporativo, e essa abertura em conhecer novas histórias e de aprender com os outros também é um dos motivos para o sucesso do negócio. “Um dos grandes desafios desse segmento é promover a democratização do microsseguro. Queremos que toda essa parcela da população tenha acesso ao seguro de vida.”
Em 1986, eu e minha esposa, Mariângela Marrocos, iniciamos em BH as atividades da Asteca Desenvolvimento e Corretora de Seguros, comercializando seguros em todos os ramos. Em busca de novos mercados, percebemos que havia uma grande massa de brasileiros, formada por trabalhadores e operários, pertencentes às classes sociais menos favorecidas, praticamente excluída do mercado segurador. Determinados a desenvolver um seguro que pudesse beneficiá-los e que tivesse um cunho social e humanitário, foi criado em 1989 o
– Plano de Amparo Social Imediato. À medida que o projeto foi crescendo e ganhando espaço, os outros seguros deixaram de ser comercializados e a corretora passou a realizar somente a gestão desse projeto.
Há quanto tempo você está nesse mercado?
Ingressei no mercado segurador em 1971 e atuei na área comercial de seguradoras até 1988, ano em que comecei a operar com a corretagem em todos os ramos. Percebendo as perspectivas de profundas mudanças no comportamento do mercado, idealizei o projeto, que se tornou referência para o mercado de microsseguros. A partir daí, ministrei palestras sobre o tema na Universidade de São Paulo (USP) e na Fundação Getulio Vargas (FGV) e também integrei a subcomissão da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) do grupo de trabalho dos estudos de Microsseguros da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Tratando-se de um mercado extremamente conservador, é algo que nos desafia, especialmente quando nos propomos a desenvolver algo inovador.
O que não pode faltar em um bom profissional para atuar nessa área?
Ética, conhecimento sobre o seu trabalho e principalmente transparência. Ele tem como principal desafio ser profundo conhecedor do produto que comercializa para então poder ofertar o melhor e mais adequado seguro para seu cliente.
Qual o segredo do sucesso de sua empresa?
já em seu nascimento, se propôs a atender às necessidades dos trabalhadores por meio de mecanismos de acessibilidade, contando com o apoio das empresas que os representam. Temos como vocação ser inovadores e nos mantivemos na vanguarda do desenvolvimento de coberturas e benefícios direcionados ao nosso público-alvo. Reconhecido como o primeiro seguro popular do Brasil, o revolucionou o mercado por ter sido o idealizador de coberturas inéditas (como a cesta alimentação entregue na casa da família em caso de morte do titular), a indenização por nascimento de filhos com doença congênita, o reembolso à empresa das despesas com rescisão trabalhista, cobertura que antecipa a indenização em caso de doença profissional adquirida no exercício da profissão e a Cesta Natalidade, inicialmente criada para contemplar especialmente a mulher trabalhadora, com conteúdos específicos para atender às primeiras necessidades básicas da beneficiária e do seu bebê, que agora também pode ser estendida a trabalhadores do sexo masculino.
Qual é o diferencial da empresa?
é um seguro de vida coletivo contratado pelas empresas como benefício concedido aos seus funcionários e familiares, que tem um modelo único de gestão e inteligência, oferecendo coberturas e benefícios especialmente formatados para atender às classes menos favorecidas, sem acesso a qualquer tipo de proteção. Operamos no mercado segurador como um laboratório, no qual estamos permanentemente em busca de soluções socioeconômicas por meio da instituição seguro. Temos uma central de atendimento exclusiva para administrar o produto, facilitando e simplificando todo o processo de contratação e manutenção. As indenizações são pagas em 24 horas depois do recebimento de completa documentação em nossa central. Não há preenchimento de declaração pessoal de saúde e nossos planos são desenhados de acordo com as necessidades de cada empresa, permitindo contratações a partir de uma vida. Na contratação não há limite de idade para trabalhadores ativos legalizados e não tem qualquer tipo de carência, além de permitir que a empresa indique seu tradicional corretor de seguros.
Que planos você tem para a empresa?
Temos a missão de realizar uma gigantesca inclusão social e é essa a nossa direção para os próximos anos. No início de sua vigência, o seguro oferecia cobertura de vida a 9 mil trabalhadores em Minas Gerais. Atualmente, o projeto tem mais de 2 milhões de segurados, entre titulares e dependentes, vinculados a mais de 20 mil empresas distribuídas por todo o Brasil nos mais diversos setores da economia. Milhares de empresas já experimentaram o seguro e mais de 26 mil indenizações foram realizadas no prazo de 24 horas, depois de a documentação completa ser entregue na central de atendimento, o que resultou em valores que já ultrapassam mais de R$ 144 milhões em indenizações pagas. Atualmente, tenho uma filha à frente desse projeto comigo.
Se pudesse voltar no tempo você faria tudo de novo?
Sim. Sinto-me muito orgulhoso de ter desenvolvido o primeiro microsseguro do Brasil, que gerou um enorme mercado a ser explorado.
A trajetória do PASI é marcada por conquistas, como o prêmio de Melhor Seguro Social Nacional, concedido pela Academia Nacional de Seguros e Previdência. Com o reconhecimento e a recomendação nos relatórios da comissão consultiva de microsseguros da Susep como pioneiro em seu segmento de atuação e um case nacional de sucesso a ser seguido. Ou no relatório internacional de microsseguros no Brasil, realizado pelo Centro de Regulamento e Inclusão Financeira (Cenfri–África do Sul), encomendado pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros, no qual é citado como um modelo vitorioso de microsseguro. E, mais recentemente, no estudo realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro (CEBDS), em que é reconhecido e citado como o microsseguro pioneiro no mercado segurador nacional, constante na linha do tempo na fase intitulada “Primórdios do microsseguro”.
FONTE: Estado de Minas
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O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.

O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.

Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.

Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.

Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.