Logo PASI
Menu

Seguro com Viés Social

abr. 22, 2015

Seguro com Viés Social

Seguro com Viés Social

Fundador do primeiro microsseguro no Brasil, o PASI – Plano de Amparo Social Imediato, Alaor Silva, de 61 anos, nasceu em Uberaba, no Triângulo Mineiro e, aos 17, mudou-se para BH. Casado e pai de três filhos, ele se viu em um momento de sua profissão que precisava tomar uma decisão para crescer. Foi em uma mesa de bar, conversando com um amigo do Sindicato da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ele percebeu uma grande oportunidade. E foi assim que começou a desenhar um seguro que indenizaria as famílias dos funcionários da UFMG em apenas 24 horas. Nasceu aí o PASI. Desenvolver produtos e serviços destinados às camadas mais carentes da população é um posicionamento que sempre fez parte do projeto de vida de Alaor, alinhado à missão de pessoas protegendo pessoas. Com apenas 4,5 mil segurados, o PASI teve início em 1989. Atualmente, cobre 2,5 milhões de pessoas, tendo atuação em todo o Brasil. Além de ser um negócio lucrativo, o PASI tem alto impacto social, pois é desenvolvido apenas para a população das classes baixa e média e que façam parte da sociedade organizada. “Inovamos ao conseguir pagar as indenizações em até 24 horas depois da entrega da documentação do sinistro. E fomos além ao abraçar nossa verdadeira vocação, que é atender o público de baixa renda de todos os setores de nossa economia”, ressalta Alaor. 

Além da vivência diária com esse segmento, o empresário aprimora seus conhecimentos por meio de leitura de livros que transmitem as experiências de pessoas e empresas nos diversos cenários do mundo corporativo, e essa abertura em conhecer novas histórias e de aprender com os outros também é um dos motivos para o sucesso do negócio. “Um dos grandes desafios desse segmento é promover a democratização do microsseguro. Queremos que toda essa parcela da população tenha acesso ao seguro de vida.”

Em 1986, eu e minha esposa, Mariângela Marrocos, iniciamos em BH as atividades da Asteca Desenvolvimento e Corretora de Seguros, comercializando seguros em todos os ramos. Em busca de novos mercados, percebemos que havia uma grande massa de brasileiros, formada por trabalhadores e operários, pertencentes às classes sociais menos favorecidas, praticamente excluída do mercado segurador. Determinados a desenvolver um seguro que pudesse beneficiá-los e que tivesse um cunho social e humanitário, foi criado em 1989 o 
– Plano de Amparo Social Imediato. À medida que o projeto foi crescendo e ganhando espaço, os outros seguros deixaram de ser comercializados e a corretora passou a realizar somente a gestão desse projeto.

Há quanto tempo você está nesse mercado?

Ingressei no mercado segurador em 1971 e atuei na área comercial de seguradoras até 1988, ano em que comecei a operar com a corretagem em todos os ramos. Percebendo as perspectivas de profundas mudanças no comportamento do mercado, idealizei o projeto, que se tornou referência para o mercado de microsseguros. A partir daí, ministrei palestras sobre o tema na Universidade de São Paulo (USP) e na Fundação Getulio Vargas (FGV) e também integrei a subcomissão da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) do grupo de trabalho dos estudos de Microsseguros da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Tratando-se de um mercado extremamente conservador, é algo que nos desafia, especialmente quando nos propomos a desenvolver algo inovador.

O que não pode faltar em um bom profissional para atuar nessa área?

Ética, conhecimento sobre o seu trabalho e principalmente transparência. Ele tem como principal desafio ser profundo conhecedor do produto que comercializa para então poder ofertar o melhor e mais adequado seguro para seu cliente.

Qual o segredo do sucesso de sua empresa?

já em seu nascimento, se propôs a atender às necessidades dos trabalhadores por meio de mecanismos de acessibilidade, contando com o apoio das empresas que os representam. Temos como vocação ser inovadores e nos mantivemos na vanguarda do desenvolvimento de coberturas e benefícios direcionados ao nosso público-alvo. Reconhecido como o primeiro seguro popular do Brasil, o revolucionou o mercado por ter sido o idealizador de coberturas inéditas (como a cesta alimentação entregue na casa da família em caso de morte do titular), a indenização por nascimento de filhos com doença congênita, o reembolso à empresa das despesas com rescisão trabalhista, cobertura que antecipa a indenização em caso de doença profissional adquirida no exercício da profissão e a Cesta Natalidade, inicialmente criada para contemplar especialmente a mulher trabalhadora, com conteúdos específicos para atender às primeiras necessidades básicas da beneficiária e do seu bebê, que agora também pode ser estendida a trabalhadores do sexo masculino.

Qual é o diferencial da empresa?

é um seguro de vida coletivo contratado pelas empresas como benefício concedido aos seus funcionários e familiares, que tem um modelo único de gestão e inteligência, oferecendo coberturas e benefícios especialmente formatados para atender às classes menos favorecidas, sem acesso a qualquer tipo de proteção. Operamos no mercado segurador como um laboratório, no qual estamos permanentemente em busca de soluções socioeconômicas por meio da instituição seguro. Temos uma central de atendimento exclusiva para administrar o produto, facilitando e simplificando todo o processo de contratação e manutenção. As indenizações são pagas em 24 horas depois do recebimento de completa documentação em nossa central. Não há preenchimento de declaração pessoal de saúde e nossos planos são desenhados de acordo com as necessidades de cada empresa, permitindo contratações a partir de uma vida. Na contratação não há limite de idade para trabalhadores ativos legalizados e não tem qualquer tipo de carência, além de permitir que a empresa indique seu tradicional corretor de seguros.

Que planos você tem para a empresa?

Temos a missão de realizar uma gigantesca inclusão social e é essa a nossa direção para os próximos anos. No início de sua vigência, o seguro oferecia cobertura de vida a 9 mil trabalhadores em Minas Gerais. Atualmente, o projeto tem mais de 2 milhões de segurados, entre titulares e dependentes, vinculados a mais de 20 mil empresas distribuídas por todo o Brasil nos mais diversos setores da economia. Milhares de empresas já experimentaram o seguro e mais de 26 mil indenizações foram realizadas no prazo de 24 horas, depois de a documentação completa ser entregue na central de atendimento, o que resultou em valores que já ultrapassam mais de R$ 144 milhões em indenizações pagas. Atualmente, tenho uma filha à frente desse projeto comigo.

Se pudesse voltar no tempo você faria tudo de novo?

Sim. Sinto-me muito orgulhoso de ter desenvolvido o primeiro microsseguro do Brasil, que gerou um enorme mercado a ser explorado. 

A trajetória do PASI é marcada por conquistas, como o prêmio de Melhor Seguro Social Nacional, concedido pela Academia Nacional de Seguros e Previdência. Com o reconhecimento e a recomendação nos relatórios da comissão consultiva de microsseguros da Susep como pioneiro em seu segmento de atuação e um case nacional de sucesso a ser seguido. Ou no relatório internacional de microsseguros no Brasil, realizado pelo Centro de Regulamento e Inclusão Financeira (Cenfri–África do Sul), encomendado pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros, no qual é citado como um modelo vitorioso de microsseguro. E, mais recentemente, no estudo realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro (CEBDS), em que é reconhecido e citado como o microsseguro pioneiro no mercado segurador nacional, constante na linha do tempo na fase intitulada “Primórdios do microsseguro”.
FONTE: Estado de Minas

Mais Postagens

Por Seguro PASI 28 fev., 2024
O Seguro PASI recebeu o Troféu Lótus 2023, que reconhece empresas que promovem a equidade de gênero, diversidade e inclusão. Em evento realizado em Brasília (DF), no dia 09 de dezembro de 2023, Regina Lacerda, Presidente do Clube de Executivas de Seguros de Brasília (CESB) e Daniela Tseimatzidis, Vice-Presidente da Sou Segura, entregaram os prêmios a empresas e personalidades que contribuem para a equidade de gênero no mercado segurador. Historicamente as mulheres são ampla maioria dentro do quadro de colaboradores do Seguro PASI, além disso elas também ocupam cargos de liderança e estratégicos dentro da companhia. Fabiana Resende, vice-presidente executiva do PASI vê com bons olhos o crescimento da participação feminina em cargos de liderança no mercado de seguros. “As mulheres têm uma visão distinta dos homens em alguns aspectos, pelos desafios diferentes que precisam enfrentar na vida, e ter mais mulheres participando ativamente de áreas de inovação, pode contribuir para uma nova perspectiva na oferta de produtos e serviços relacionados ao nosso mercado.” Destaca a executiva.
Por Seguro PASI 01 nov., 2023
Com a missão de aprimorar de forma institucional o setor de seguros, previdência privada e instituições relacionadas, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), fundada em 1993, está celebrando 30 anos de existência. Em um momento crucial de transformação, a academia lidera uma nova era com base em diversos pilares fundamentais, dentre eles o ESG (Ambiente, Social e Governança), princípio que orienta a considerar não apenas os resultados financeiros, mas também o impacto ambiental, social e de governança das atividades praticadas. Para que essa transformação aconteça, a academia passou a contar com 36 novos membros, dentre eles Fabiana Resende, vice-presidente executiva do Seguro PASI, primeira mulher do estado de Minas Gerais a compor o grupo acadêmico, que tem como principal objetivo, fomentar o mercado de seguros nacional e no estado, promovendo o bem-estar e a prosperidade do ecossistema.
Por Seguro PASI 01 set., 2023
O Seguro PASI, realizou uma SUPER Live cujo tema principal foi “cases de sucesso para você aplicar em seus negócios”. Em uma plataforma de videoconferência, centenas de corretores estiveram presentes para anotar as principais estratégias utilizadas por diversos parceiros PASI que obtiveram sucesso nas vendas e também puderam tirar dúvidas sobre os produtos. André Gonçalves, gerente de marketing, começou a transmissão por meio de um questionamento: qual é a melhor estratégia para iniciar a venda do seguro de vida? Após a pergunta, os presentes puderam, por meio do chat, interagir com ele e respondê-lo. Como a grande maioria respondeu conceitos relacionados ao acolhimento, André aprofundou sobre esse significado: “Acolher significa ouvir, atender e receber. O acolhimento é um ato de humanização e inclusão. O nosso dever, enquanto corretores e consultores, é dar orientações aos segurados e, a partir disso, passar a oferecer soluções e resoluções”. Além disso, o gerente de marketing também explicou como seria a dinâmica da live. Em um primeiro momento, os executivos falariam sobre os cases de sucesso e, respectivamente, um bate bola respondendo as dúvidas dos corretores. Bárbara Martins, coordenadora comercial de São Paulo, esteve presente na SUPER Live do PASI trazendo casos verdadeiros de corretores que obtiveram crescimento nas vendas do Seguro Funeral, Amparo Funeral e o Amparo Funeral Sênior. A executiva explicou sobre cada produto, apresentou os benefícios e comentou que o Seguro PASI respeita, acima de tudo, a vida. “O PASI é único e humanizado. É um seguro que tenho muito carinho e respeito.”, ressaltou ela. Bárbara também convidou os corretores parceiros a levarem mais ideias e inovações.
Por Seguro PASI 25 ago., 2023
O Plano de Amparo Social Imediato, PASI, participou, nesta última terça-feira (22), do Sou Segura Insurance Meeting em Belo Horizonte. Com o objetivo de promover um encontro entre mulheres e fortalecer trocas e aprendizados, o evento, cujo tema foi “Tendências do Consumo e Inovação em Seguros”, contou com a participação de personalidades femininas que vivenciam, todos os dias, o ecossistema. Apresentado por Fabiana Resende, a Vice-Presidente Executiva do Seguro PASI, o encontro teve as seguintes palestrantes: Amanda Fagundes (Executiva Comercial), Daniela Moura (Head de Marketing na Pottencial Seguradora S.A), Daniele Dabus (Head de Legal & Compliance na Darwin Seguros), Simone Vizani (Presidente Sou Segura). Além delas, Lilian Caldeira (Diretora Executiva da Sou Segura) e Bárbara Capurucho (Gerente de Produtos do Seguro PASI) também estiveram presentes.
Por Nathalia Simões 01 jun., 2023
“Quando lançamos o PASI, em 1989, a nossa expectativa era alcançar um novo mundo de produtos e serviços para o mercado segurador. Fomos ousados ao criar e materializar um modelo de seguro fundamentado no bem, visando a promoção e a inclusão social, que se tornou referência nacional no setor. E, nesse caminho até aqui, a criatividade e a inovação foram importantes para a construção da nossa história. Ao desenvolver este novo modelo de seguro, há 34 anos, não havia processos sistematizados, parâmetros, formulários ou orientações definidas. Eu desenhava os layouts dos documentos, ia às copiadoras, criava as malas diretas e, por meio de Telex, enviava os formulários às empresas e recebia as autorizações para as inclusões de propostas. Tudo foi concebido, adaptado e estruturado por nós à medida que avançávamos. Hoje, podemos contar com a tecnologia a nosso favor e devemos aproveitá-la o máximo possível. Temos todos os motivos para que dê certo: uma equipe profissional, confiante, ciente de sua responsabilidade social e institucional e que respeita a própria história. O PASI é um laboratório de inovação e, com as novas tecnologias, iremos ampliá-lo para mais pessoas e lugares. Quero trazer todos os nossos 34 anos de história para a era digital de forma simples, didática e segura. Somos protagonistas de uma responsabilidade social muito grande. A alma do PASI é a dignidade humana e a palavra que definirá o nosso futuro é a tecnologia. O produto já existe, é atraente e encantador.
Postagens mais antigas
Share by: