A autoconfiança é uma condição importante para o sucesso.

10 de março de 2022

A autoconfiança é uma condição importante para o sucesso.

As mulheres podem tudo. Esta é a certeza de Fabiana Resende, vice-presidente executiva do Seguro PASI. Ela avalia que ser mulher não é um fator limitante para se alcançar objetivos. No entanto, as mulheres precisam acreditar que são capazes. “O maior desafio das mulheres está dentro de suas próprias mentes”, diz. A chave para esse dilema, ou seja, para se alcançar o sucesso profissional, a seu ver, está no equilíbrio emocional, que definirá, inclusive, o momento certo até para se dar uma pausa na rotina estressante.


“É importante também pedir ajuda quando precisar e investir em uma rede de confiança que possa auxiliar a dar conta de tudo”, diz. Nessa etapa de ajuste emocional, vale a pena definir prioridades, principalmente, financeiras. “Invista seu dinheiro, primeiramente, no que pode lhe proporcionar saúde, conforto e bem-estar. Deixar o supérfluo para depois é um desafio para todas as mulheres, porém, que pode fazer toda a diferença na balança”, diz a executiva.


Fabiana Resende


Fabiana reconhece que, se, por um lado, ainda existem ambientes machistas no mundo corporativo, por outro, também existem organizações que estimulam o crescimento feminino. Mas, para aquelas que sentirem falta de oportunidades para evoluir, o seu conselho é um só: “ousem e sigam o seu caminho em outra empresa”.


Na sua visão, aumentou a participação feminina no mercado de seguros, mas não muito nos cargos de liderança. “É preciso quebrar paradigmas de ambos os lados, porque percebo, às vezes, que o bloqueio vem da própria mulher, que se limita psicologicamente”, diz. A autoconfiança é uma condição importante para a mulher ascender profissionalmente, segundo a percepção de Fabiana. “Às vezes, a mulher se limita psicologicamente. Mas, se ela não acreditar no seu potencial antes de qualquer outra pessoa, será difícil provar isso aos demais”, diz.


Todavia, a carreira profissional é feita de escolhas e – para as mulheres, principalmente - ao mesmo tempo de renúncias. Não por acaso, muitas trabalhadoras se ressentem do pouco tempo que passam com os filhos. Para Fabiana, o mais importante é não se culpar. Ela entende que do lado feminino a situação é mais delicada porque envolve alto valor emocional, mas, que isso pode ser “trabalhado” na cabeça. “Se ela está consciente e segura de que a escolha foi para construir algo melhor, não há porque sofrer com a culpa”, diz, acrescentando que também é importante abandonar o imediatismo. “Lá na frente, valerá a pena”.


Mulher de negócios


Fabiana iniciou sua carreira no mercado de capitais e, em 2005, chegou ao mercado de seguros para assumir o departamento de marketing do Seguro PASI. Em 2019, ela passou a ocupar a vice-presidência da empresa, se tornando responsável pelas áreas comercial, de operações, desenvolvimento de novos produtos e tecnologia. Uma reestruturação realizada no ano passado descentralizou e dividiu o comando entre lideranças estratégicas, que se reportam à vice-presidente. “Viabilizou o meu trabalho, porque permitiu me conectar com várias áreas sem que fosse necessário estar presente no dia a dia delas”, diz.


A reestruturação promovida por Fabiana também se mostrou acertada no desempenho da empresa, que no ano passado atingiu o crescimento histórico de quase 30%. Este resultado também reflete, em parte, o despertar da população, provocado pela pandemia, em relação à importância do seguro. Atento à essa mudança de comportamento do consumidor, o Seguro PASI, que, segundo ela, tem no seu DNA a essência dos seguros inclusivos, decidiu ampliar seu público-alvo, até então apenas de trabalhadores.


Além de novos produtos e assistências, a empresa também investiu em novos canais de distribuição, sobretudo o digital. “Nossa intenção não é estar apenas nos momentos difíceis, mas estar presente na vida de nossos segurados de uma forma completa”, diz, acrescentando que a ideia da empresa é se posicionar como “um seguro para a vida”, ou seja, mais que um simples seguro.


Cuidado com o ser humano


Fabiana se diz privilegiada por poder unir o propósito do trabalho aos seus valores pessoais. “No PASI, tenho a possibilidade de ajudar as pessoas em diversos momentos de suas vidas, seja amparando emocional e financeiramente uma família que perdeu um ente querido, seja oferecendo apoio emocional para famílias que estão em situação de vulnerabilidade e até promovendo saúde e bem-estar por meio de soluções simples e eficazes, porém nem sempre acessíveis aos públicos que atendemos”, diz.


A solidariedade está presente na sua vida pessoal. “Eu me preocupo com outros à minha volta e estou sempre disposta a ajudar e acolher. Esta é a minha essência e também a essência do PASI, o que gera na minha vida pessoal e profissional todo esse ciclo de cuidado com o ser humano”, diz. Sobre a liderança que exerce, ela escolheu inspirar pelo exemplo. “Se as pessoas não se se identificam com o propósito e não se envolvem genuinamente nos processos da empresa, os resultados não são sustentáveis e a equipe não se desenvolve”.




Fonte: CVG-SP | Texto Márcia Alves 


Matéria publicada no site do CVG-SP em 09/03/2022.














Mais Postagens

Por Seguro PASI 27 de agosto de 2025
O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.
Por Seguro PASI 15 de agosto de 2025
O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.
Por Seguro PASI 4 de agosto de 2025
Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.
Por Seguro PASI 22 de julho de 2025
Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.
Por Seguro PASI 16 de julho de 2025
Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.
Postagens mais antigas