Logo PASI
Menu

A autoconfiança é uma condição importante para o sucesso.

mar. 10, 2022

A autoconfiança é uma condição importante para o sucesso.

As mulheres podem tudo. Esta é a certeza de Fabiana Resende, vice-presidente executiva do Seguro PASI. Ela avalia que ser mulher não é um fator limitante para se alcançar objetivos. No entanto, as mulheres precisam acreditar que são capazes. “O maior desafio das mulheres está dentro de suas próprias mentes”, diz. A chave para esse dilema, ou seja, para se alcançar o sucesso profissional, a seu ver, está no equilíbrio emocional, que definirá, inclusive, o momento certo até para se dar uma pausa na rotina estressante.


“É importante também pedir ajuda quando precisar e investir em uma rede de confiança que possa auxiliar a dar conta de tudo”, diz. Nessa etapa de ajuste emocional, vale a pena definir prioridades, principalmente, financeiras. “Invista seu dinheiro, primeiramente, no que pode lhe proporcionar saúde, conforto e bem-estar. Deixar o supérfluo para depois é um desafio para todas as mulheres, porém, que pode fazer toda a diferença na balança”, diz a executiva.



Fabiana reconhece que, se, por um lado, ainda existem ambientes machistas no mundo corporativo, por outro, também existem organizações que estimulam o crescimento feminino. Mas, para aquelas que sentirem falta de oportunidades para evoluir, o seu conselho é um só: “ousem e sigam o seu caminho em outra empresa”.


Na sua visão, aumentou a participação feminina no mercado de seguros, mas não muito nos cargos de liderança. “É preciso quebrar paradigmas de ambos os lados, porque percebo, às vezes, que o bloqueio vem da própria mulher, que se limita psicologicamente”, diz. A autoconfiança é uma condição importante para a mulher ascender profissionalmente, segundo a percepção de Fabiana. “Às vezes, a mulher se limita psicologicamente. Mas, se ela não acreditar no seu potencial antes de qualquer outra pessoa, será difícil provar isso aos demais”, diz.


Todavia, a carreira profissional é feita de escolhas e – para as mulheres, principalmente - ao mesmo tempo de renúncias. Não por acaso, muitas trabalhadoras se ressentem do pouco tempo que passam com os filhos. Para Fabiana, o mais importante é não se culpar. Ela entende que do lado feminino a situação é mais delicada porque envolve alto valor emocional, mas, que isso pode ser “trabalhado” na cabeça. “Se ela está consciente e segura de que a escolha foi para construir algo melhor, não há porque sofrer com a culpa”, diz, acrescentando que também é importante abandonar o imediatismo. “Lá na frente, valerá a pena”.


Mulher de negócios


Fabiana iniciou sua carreira no mercado de capitais e, em 2005, chegou ao mercado de seguros para assumir o departamento de marketing do Seguro PASI. Em 2019, ela passou a ocupar a vice-presidência da empresa, se tornando responsável pelas áreas comercial, de operações, desenvolvimento de novos produtos e tecnologia. Uma reestruturação realizada no ano passado descentralizou e dividiu o comando entre lideranças estratégicas, que se reportam à vice-presidente. “Viabilizou o meu trabalho, porque permitiu me conectar com várias áreas sem que fosse necessário estar presente no dia a dia delas”, diz.


A reestruturação promovida por Fabiana também se mostrou acertada no desempenho da empresa, que no ano passado atingiu o crescimento histórico de quase 30%. Este resultado também reflete, em parte, o despertar da população, provocado pela pandemia, em relação à importância do seguro. Atento à essa mudança de comportamento do consumidor, o Seguro PASI, que, segundo ela, tem no seu DNA a essência dos seguros inclusivos, decidiu ampliar seu público-alvo, até então apenas de trabalhadores.


Além de novos produtos e assistências, a empresa também investiu em novos canais de distribuição, sobretudo o digital. “Nossa intenção não é estar apenas nos momentos difíceis, mas estar presente na vida de nossos segurados de uma forma completa”, diz, acrescentando que a ideia da empresa é se posicionar como “um seguro para a vida”, ou seja, mais que um simples seguro.


Cuidado com o ser humano


Fabiana se diz privilegiada por poder unir o propósito do trabalho aos seus valores pessoais. “No PASI, tenho a possibilidade de ajudar as pessoas em diversos momentos de suas vidas, seja amparando emocional e financeiramente uma família que perdeu um ente querido, seja oferecendo apoio emocional para famílias que estão em situação de vulnerabilidade e até promovendo saúde e bem-estar por meio de soluções simples e eficazes, porém nem sempre acessíveis aos públicos que atendemos”, diz.


A solidariedade está presente na sua vida pessoal. “Eu me preocupo com outros à minha volta e estou sempre disposta a ajudar e acolher. Esta é a minha essência e também a essência do PASI, o que gera na minha vida pessoal e profissional todo esse ciclo de cuidado com o ser humano”, diz. Sobre a liderança que exerce, ela escolheu inspirar pelo exemplo. “Se as pessoas não se se identificam com o propósito e não se envolvem genuinamente nos processos da empresa, os resultados não são sustentáveis e a equipe não se desenvolve”.




Fonte: CVG-SP | Texto Márcia Alves 


Matéria publicada no site do CVG-SP em 09/03/2022.














Mais Postagens

Por Seguro PASI 28 fev., 2024
O Seguro PASI recebeu o Troféu Lótus 2023, que reconhece empresas que promovem a equidade de gênero, diversidade e inclusão. Em evento realizado em Brasília (DF), no dia 09 de dezembro de 2023, Regina Lacerda, Presidente do Clube de Executivas de Seguros de Brasília (CESB) e Daniela Tseimatzidis, Vice-Presidente da Sou Segura, entregaram os prêmios a empresas e personalidades que contribuem para a equidade de gênero no mercado segurador. Historicamente as mulheres são ampla maioria dentro do quadro de colaboradores do Seguro PASI, além disso elas também ocupam cargos de liderança e estratégicos dentro da companhia. Fabiana Resende, vice-presidente executiva do PASI vê com bons olhos o crescimento da participação feminina em cargos de liderança no mercado de seguros. “As mulheres têm uma visão distinta dos homens em alguns aspectos, pelos desafios diferentes que precisam enfrentar na vida, e ter mais mulheres participando ativamente de áreas de inovação, pode contribuir para uma nova perspectiva na oferta de produtos e serviços relacionados ao nosso mercado.” Destaca a executiva.
Por Seguro PASI 01 nov., 2023
Com a missão de aprimorar de forma institucional o setor de seguros, previdência privada e instituições relacionadas, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), fundada em 1993, está celebrando 30 anos de existência. Em um momento crucial de transformação, a academia lidera uma nova era com base em diversos pilares fundamentais, dentre eles o ESG (Ambiente, Social e Governança), princípio que orienta a considerar não apenas os resultados financeiros, mas também o impacto ambiental, social e de governança das atividades praticadas. Para que essa transformação aconteça, a academia passou a contar com 36 novos membros, dentre eles Fabiana Resende, vice-presidente executiva do Seguro PASI, primeira mulher do estado de Minas Gerais a compor o grupo acadêmico, que tem como principal objetivo, fomentar o mercado de seguros nacional e no estado, promovendo o bem-estar e a prosperidade do ecossistema.
Por Seguro PASI 01 set., 2023
O Seguro PASI, realizou uma SUPER Live cujo tema principal foi “cases de sucesso para você aplicar em seus negócios”. Em uma plataforma de videoconferência, centenas de corretores estiveram presentes para anotar as principais estratégias utilizadas por diversos parceiros PASI que obtiveram sucesso nas vendas e também puderam tirar dúvidas sobre os produtos. André Gonçalves, gerente de marketing, começou a transmissão por meio de um questionamento: qual é a melhor estratégia para iniciar a venda do seguro de vida? Após a pergunta, os presentes puderam, por meio do chat, interagir com ele e respondê-lo. Como a grande maioria respondeu conceitos relacionados ao acolhimento, André aprofundou sobre esse significado: “Acolher significa ouvir, atender e receber. O acolhimento é um ato de humanização e inclusão. O nosso dever, enquanto corretores e consultores, é dar orientações aos segurados e, a partir disso, passar a oferecer soluções e resoluções”. Além disso, o gerente de marketing também explicou como seria a dinâmica da live. Em um primeiro momento, os executivos falariam sobre os cases de sucesso e, respectivamente, um bate bola respondendo as dúvidas dos corretores. Bárbara Martins, coordenadora comercial de São Paulo, esteve presente na SUPER Live do PASI trazendo casos verdadeiros de corretores que obtiveram crescimento nas vendas do Seguro Funeral, Amparo Funeral e o Amparo Funeral Sênior. A executiva explicou sobre cada produto, apresentou os benefícios e comentou que o Seguro PASI respeita, acima de tudo, a vida. “O PASI é único e humanizado. É um seguro que tenho muito carinho e respeito.”, ressaltou ela. Bárbara também convidou os corretores parceiros a levarem mais ideias e inovações.
Por Seguro PASI 25 ago., 2023
O Plano de Amparo Social Imediato, PASI, participou, nesta última terça-feira (22), do Sou Segura Insurance Meeting em Belo Horizonte. Com o objetivo de promover um encontro entre mulheres e fortalecer trocas e aprendizados, o evento, cujo tema foi “Tendências do Consumo e Inovação em Seguros”, contou com a participação de personalidades femininas que vivenciam, todos os dias, o ecossistema. Apresentado por Fabiana Resende, a Vice-Presidente Executiva do Seguro PASI, o encontro teve as seguintes palestrantes: Amanda Fagundes (Executiva Comercial), Daniela Moura (Head de Marketing na Pottencial Seguradora S.A), Daniele Dabus (Head de Legal & Compliance na Darwin Seguros), Simone Vizani (Presidente Sou Segura). Além delas, Lilian Caldeira (Diretora Executiva da Sou Segura) e Bárbara Capurucho (Gerente de Produtos do Seguro PASI) também estiveram presentes.
Por Nathalia Simões 01 jun., 2023
“Quando lançamos o PASI, em 1989, a nossa expectativa era alcançar um novo mundo de produtos e serviços para o mercado segurador. Fomos ousados ao criar e materializar um modelo de seguro fundamentado no bem, visando a promoção e a inclusão social, que se tornou referência nacional no setor. E, nesse caminho até aqui, a criatividade e a inovação foram importantes para a construção da nossa história. Ao desenvolver este novo modelo de seguro, há 34 anos, não havia processos sistematizados, parâmetros, formulários ou orientações definidas. Eu desenhava os layouts dos documentos, ia às copiadoras, criava as malas diretas e, por meio de Telex, enviava os formulários às empresas e recebia as autorizações para as inclusões de propostas. Tudo foi concebido, adaptado e estruturado por nós à medida que avançávamos. Hoje, podemos contar com a tecnologia a nosso favor e devemos aproveitá-la o máximo possível. Temos todos os motivos para que dê certo: uma equipe profissional, confiante, ciente de sua responsabilidade social e institucional e que respeita a própria história. O PASI é um laboratório de inovação e, com as novas tecnologias, iremos ampliá-lo para mais pessoas e lugares. Quero trazer todos os nossos 34 anos de história para a era digital de forma simples, didática e segura. Somos protagonistas de uma responsabilidade social muito grande. A alma do PASI é a dignidade humana e a palavra que definirá o nosso futuro é a tecnologia. O produto já existe, é atraente e encantador.
Postagens mais antigas
Share by: