“O principal desafio será manter o ritmo de crescimento”

9 de março de 2022

“O principal desafio será manter o ritmo de crescimento”

Iniciamos o ano entrevistando com exclusividade Fabiana Resende, vice-presidente executiva do Seguro PASI. Antes de assumir este cargo, ela atuou na companhia como gerente de marketing e diretora executiva. Fabiana é graduada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças, pelo IBMEC, iniciou sua carreira atuando no mercado de capitais e consolidou sua carreira no PASI onde está há 16 anos. Em 2020, relatou sua trajetória triunfante, na Antologia “Mulheres no Seguro”, pela Editora Leader.



Uma mulher de jaqueta preta está sentada em um lance de escadas.



Insurance Corp – Fabiana, como foi lidar com a pandemia e administrar os riscos e sua equipe?


Fabiana Resende - A pandemia mudou completamente a rotina de nossa empresa e dos colaboradores do PASI. Para garantir a segurança de nossa equipe, adotamos imediatamente o modelo de home office para todos os funcionários e desativamos qualquer atividade presencial. O ponto mais delicado desse processo, foi preparar as pessoas para uma adaptação muito rápida às mudanças que chegaram. Processos foram acelerados de uma forma absurda e conduzir toda empresa, para uma nova página em curto prazo e diante de um período de tanta instabilidade emocional, foi meu maior desafio durante a pandemia.


IC – Qual foi o produto da companhia que mais impactou e auxiliou os segurados durante a pandemia?


FR - Sem dúvida a Central de Amparo PASI foi o nosso serviço mais consumido pelos segurados durante a pandemia e nosso maior diferencial de destaque para as empresas clientes e novos contratantes. Possuímos uma central de atendimento exclusiva, que atua em todo o Brasil e presta atendimento personalizado aos segurados e suas famílias, 7 dias por semana, que possui profissionais altamente capacitados e especializados. Desde o início da pandemia, contabilizamos 9.200 atendimentos realizados pela Central, sendo que 70% foram de atendimentos psicológicos.



IC – Quais as novidades que vocês pretendem apresentar ao mercado neste ano?


FR - Nosso planejamento está focado em continuarmos os investimentos em novas plataformas e soluções tecnológicas que trazem mais facilidade e agilidade para a rotina do corretor, clientes e segurados. Já estamos com previsão neste ano, do lançamento do Amparo Funeral Sênior, que atenderá um público excluído da maior parte das apólices de seguro de vida. Iniciamos também a reestruturação do Agrovida, voltado para trabalhadores rurais e do PASI Gold que tem foco em atender as empresas com exigências de capitais segurados mais elevados.



IC – Como tem sido a aceitação dos corretores na transformação digital do novo modelo de comercialização da companhia?


FR - Tínhamos a nossa contratação toda feita no tradicional modelo de papel assinado, porém em 2017 iniciamos a comercialização de forma totalmente digital, com o lançamento do Seguro Estagiários PASI. Desde então já são vários produtos comercializados somente on-line através da plataforma dos Seguros Imediatos, e em 2021 consolidamos nossa comercialização seguros coletivos VG ou AP para as empresas, de forma 100% digital. Isso foi um divisor de águas na história da empresa e a receptividade por parte dos corretores foi enorme, conseguimos de forma rápida a transição digital.



IC – Com sua experiência, como vislumbra o cenário para o setor de seguros em 2022?


FR - O ano de 2022 será em geral um ano desafiador pela instabilidade política e econômica prevista, e que já começa a ser vivenciada. Teremos também o desafio de administrar esta nova fase da pandemia, com novas variantes, causando um cenário de incertezas. Porém acredito que para vários ramos do mercado segurador, haverá muitas oportunidades de crescimento e inovação. O principal desafio para 2022 será o de manter esse ritmo de crescimento e lançamentos, tanto de produtos quanto de ferramentas tecnológicas.



Uma placa vermelha que diz


Fonte: Matéria publicada na Revista Insurance Corp - Edição 40 - Janeiro/Fevereiro 2022


Leia a edição na íntegra:


Insurance Corp













Mais Postagens

Por Seguro PASI 27 de agosto de 2025
O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.
Por Seguro PASI 15 de agosto de 2025
O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.
Por Seguro PASI 4 de agosto de 2025
Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.
Por Seguro PASI 22 de julho de 2025
Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.
Por Seguro PASI 16 de julho de 2025
Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.
Postagens mais antigas