PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social
10 de janeiro de 2019
PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social
PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social
No final da década de 1980, Alaor Silva Junior, um jovem corretor de seguros mineiro, buscava novos mercados e enxergou uma oportunidade, mesmo diante do cenário econômico desfavorável e com problemas sociais, em especial no setor da construção civil. Neste período, Silva Junior, constatou que havia uma grande massa de brasileiros formada por trabalhadores e operários, pertencentes às classes sociais menos favorecidas, praticamente excluídas do mercado segurador.
Devido às manifestações de insatisfação e dificuldades no relacionamento entre o capital e o trabalho, a
ideia de um seguro social voltado para as classes de média e baixa renda, se encaixava perfeitamente no
projeto em desenvolvimento.
Após consultar vários segmentos empresariais e entidades de classe, percebeu que o produto seria único no mercado: um seguro de vida em grupo, que priorizasse o
social e ao mesmo tempo, se transformasse em uma importante ferramenta utilizada pelas empresas para atender as necessidades de seus empregados. Nascia assim, o PASI (Plano de Amparo Social Imediato).
O produto foi capaz de democratizar o seguro de vida que, até então, era privilégio das classes mais elevadas. No primeiro ano de existência, o seguro foi adotado pela construção civil em Minas Gerais, auxiliando e oferecendo cobertura para milhares de trabalhadores deste setor e seus familiares.
Após a aprovação do projeto pelo Sinduscon MG (Sindicato da Construção Civil), o produto PASI obteve um
enorme crescimento e sucesso no mercado, se expandindo para outros estados e atividades da economia.
Pioneiro e inovador
É o seguro de vida em grupo mais conhecido e recomendado no segmento que tem atuado, sendo aceito em âmbito nacional, protegendo os trabalhadores contratados formalmente, nos regimes previstos legalmente, assim como os terceirizados.
Seu objetivo é promover a inclusão de 100 milhões de brasileiros neste ramo de seguros e ser referência,
causando novas tendências para o mercado segurador; Promover e estimular o avanço da proteção securitária na população de forma direta ou indiretamente estimulando todo o mercado nesse caminho.
Hoje é reconhecido como o primeiro seguro popular do país. Revolucionou o mercado nacional, por ter sido
idealizado com coberturas inéditas como: auxílio alimentação em caso de morte do titular; indenização por
nascimento de filhos com doença congênita; reembolso à empresa das despesas com rescisão trabalhista; cobertura que antecipa a indenização em caso de doença profissional adquirida no exercício da profissão e a cesta natalidade e o bônus por nascimento.
Silva Junior, atribui o sucesso do modelo PASI principalmente à sua essência, que está consubstanciada
pela filosofia de seu desenvolvimento, que é atender exclusivamente aos trabalhadores e suas famílias
pertencentes às classes de baixa e média renda no Brasil. Ele destaca que o modelo nasceu e evoluiu sobre uma plataforma institucional e operacional que permitiu, além de sua sustentabilidade, oferecer ganhos sociais, econômicos e financeiros para trabalhadores, empresas, entidades de classe, corretores
de seguros e a seguradora garantidora, atualmente a MetLife.“ Em sua concepção histórica conseguiu,
de forma dinâmica e inédita, materializar particularidades e peculiaridades vinculadas às coberturas
inovadoras que encantaram as pessoas e empresas que a experimentam. Estamos sempre atentos diante
das demandas reprimidas que identificamos junto ao nosso público-alvo”,comenta.
Tecnologia como aliada
Tendo como alvo o consumidor do futuro, tem investidonas tendências tecnológicas para auxiliar o corretor. Para isto tem investido nas ferramentas disponibilizadas no site, para agilizar as operações. Entre as principais inovações, está a operacionalização dos processos de gestão, digitalização e automação.
A utilização de robôs também faz parte dos processos. Uma das recentes melhorias tecnológicas está ligada ao processo de adesão pelo portal. O processo antigo continua valendo e agora o corretor também
conta com a Adesão Web.
A estrutura tecnológica do PASI contempla 100% dos documentos digitalizados e integrados aos contratos,
permite cotação express, renovação automática, acompanhamento de sinistros online, segunda via de fatura automática, atendimento por WhatsApp, conversor de planilhas para faturamento de grupos, faturamento automático via e-mail, entre outras.
Novos produtos
Os produtos são estruturados conforme as necessidades das empresas e entidades de classe, sempre com foco em atender as demandas dos trabalhadores da categoria. Os principais produtos são desenvolvidos para atender as exigências das Convenções Coletivas de Trabalho, de abrangência
regional, seguro para estagiários de qualquer categoria, assim contemplados na lei e o Agrovida, voltado para o trabalhador do campo.
A novidade do portfólio é o Seguro Estagiários PASI, voltado para qualquer tipo de empresa e a jovens estudantes iniciando suas carreiras profissionais. É um seguro de acidentes pessoais exclusivo para os estagiários com contratação 100% online. Além de oferecer as coberturas básicas exigidas pela legislação possui grandes diferenciais ao disponibilizar a cobertura da Diária de Incapacidade Temporária por Acidente, a Assistência Funeral em caso de Morte, além assistência social, psicológica e nutricional.
Fabiana Resende comenta o lançamento de novos produtos:
“Nossa aposta está no lançamento de produtos simplificados e totalmente digitais. No primeiro semestre deste ano, lançaremos um produto para uma categoria de trabalhadores ainda não contemplada por uma proteção.Teremos ainda este ano a nossa primeira experiência com um produto individual.
Acabamos de lançar o PASI GOLD, que se diferencia em atender capitais de até 1 milhão de reais”, explica.
Reconhecimento
A trajetória do PASI é marcada por conquistas, premiações e citações em relatórios e estudos de importantes comissões e conselhos nacionais e internacionais. Recebeu da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência), o prêmio de Melhor Seguro Social Nacional. É citado como um modelo vitorioso de microsseguro no relatório Internacional sobre Microsseguros no Brasil, realizado pelo CENFRI -Centro de Regulamento e Inclusão Financeira. Pela Susep é reconhecido como pioneiro na categoria de microsseguros e pioneiro em seu segmento de atuação e um case nacional de modelo a ser seguido.
No relatório realizado pela ENS (Escola Nacional de Seguros) sobre produtos da iniciativa privada, correlacionadas com o microsseguro, é dedicado ao PASI um capítulo dentre os programas existentes.
O presidente, Alaor Silva Júnior, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, por decisão da Câmara Municipal. O título é o reconhecimento do trabalho que desenvolve junto aos corretores, entidades, empresários, trabalhadores em Minas Gerais e no Brasil. Silva Júnior, comenta a satisfação de obter o reconhecimento do mercado: “Nossa iniciativa deu certo e fomos reconhecidos em estudos e relatórios como modelo de seguro de vida e acidentes coletivos”. Para ele é uma enorme responsabilidade continuar a missão que começou em junho de 1989 e que hoje serve de inspiração para outras seguradoras. “Com tamanha responsabilidade precisamos estar sempre atentos para que nossa missão seja continuada através da gestão técnica, financeira, comercial e operacional.
O PASI nasceu protegendo apenas 9.250 segurados diretos. Atualmente o mercado já registra inúmeras seguradoras que se tornaram seguidoras de nosso modelo que, com certeza, protegem milhões e milhões de segurados através de planos similares oferecidos no mercado. É gratificante constatar que nosso formato de trabalho, poderá de forma direta e indireta, proteger mais de 100 milhões de segurados”, enfatiza.
Panorama atual
• 25.800 empresas clientes
• 96.000 contratos já efetivados
• 2.500.000 segurados (titulares e dependentes)
• Valores indenizados já ultrapassam R$280 milhões
• Mais de 41.300 indenizações efetivadas
• 6.000 Corretores de Seguros cadastrados em todo o país
• Presente nas 27 Unidades Federativas
• Parceria com mais de 300 entidades de classe
• 19.200 Cestas Natalidade Entregues
Atuação regional
Beatriz Abadia, gerente regional do seguro PASI é responsável pelo escritório em São Paulo e responde pelo atendimento aos corretores dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília. Tem como atribuição oferecer apoio e ampliar a base de clientes e desenvolver os negócios, dando suporte aos corretores que oferecem os produtos, para os novos negócios junto aos sindicatos e empresas.
Beatriz revela que este ano o grupo vai investir na ampliação da estrutura regional e na forma de atuação com corretores. Ela avalia que o corretor valoriza a qualidade do atendimento e destaca que este é um fator decisivo para que construa uma carteira sólida e de longo prazo. “O corretor busca por um atendimento personalizado. O PASI zela pela qualidade e pelo tratamento pessoal. Quem entra em contato com a nossa central, sabe exatamente com quem vai falar. Esse é nosso grande diferencial. Dessa maneira, conseguimos a confiança e respeito nesses 30 anos de atividades e sobretudo, ajudar o corretor a construir uma carteira sustentável.”

Fonte: Insurance Corp
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O PASI reforça seu time executivo com a chegada de Júlia Jacques, que assume a gerência responsável pela integração das áreas Jurídica e de Indenizações. A decisão faz parte de um movimento estratégico da companhia para ampliar a eficiência operacional e oferecer um atendimento cada vez mais ágil e humanizado aos segurados e parceiros. Advogada com ampla experiência no mercado segurador, Júlia construiu sua carreira com atuação em um escritório especializado, onde atendeu grandes seguradoras e desenvolveu uma visão estratégica sobre regulação de seguros. Desde o início de sua trajetória, aprofundou-se em temas como sinistros, indenizações e contratos, além de ter liderado equipes e projetos de alta complexidade. Associada da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros), Júlia participa ativamente de congressos e encontros da entidade, mantendo uma constante troca de conhecimento com outros profissionais do setor. Ela também possui MBA em Gestão Jurídica de Contratos de Seguros e Inovação pela Escola de Negócios de Seguros, formação que lhe proporcionou contato com todos os ramos de seguros no Brasil. Recentemente, reforçou seu desenvolvimento em liderança com a extensão em Gestão de Pessoas e Equipes, da ENS, em parceria com a Ontario College, do Canadá. “Assumir a gerência em um momento de transformação é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma oportunidade única. Meu objetivo é conduzir essa integração de forma estruturada, equilibrando agilidade e segurança técnica, sempre alinhada aos valores e ao propósito do PASI”, afirma Júlia. Com a chegada de Júlia Jacques, o PASI dá mais um passo em seu processo de evolução, fortalecendo sua estrutura organizacional e reafirmando o compromisso de entregar soluções sólidas, inovadoras e humanizadas ao mercado segurador.

O PASI tem avançado em sua jornada de transformação digital e otimização interna. A recente integração entre os Departamentos de Implantação e Atuarial, alinhado com a nova gestão de Tecnologia do PASI, vem consolidando resultados expressivos em eficiência e agilidade, reforçando o compromisso da empresa com processos cada vez mais simples e sem burocracia. Sob coordenação de Roberta Rodrigues e superintendência de Mateus Ribeiro, a união das áreas foi estratégica para tornar o ciclo do cliente mais fluido, desde a cotação até a implantação do seguro. “Nosso objetivo foi integrar as etapas e aproximar as equipes, garantindo mais agilidade e uma entrega mais completa para o corretor e o cliente”, explica Roberta. Digitalização que entrega resultados Desde a reestruturação, concluída em junho deste ano, os indicadores confirmam o sucesso da mudança: 76% das contratações já são realizadas diretamente pelo Portal do Corretor PASI ; 72% das novas vendas não necessitam de análise interna e nem intervenção humana para implantação; 57% das propostas do Cotação Express fora do padrão técnico comum são concluídas sem burocracia e sem gerar pendências . Esses números demonstram um processo mais simples, automatizado e eficiente, eliminando etapas manuais e acelerando a implantação de seguros. “Ganhamos velocidade, reduzimos o tempo de resposta e tornamos o processo muito mais prático para o corretor”, ressalta Roberta.

O PASI marcou presença no CQCS Inovação 2025, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, destacando seu posicionamento como uma das empresas pioneiras em soluções inovadoras no mercado segurador brasileiro. A participação reforçou o compromisso da companhia com a modernização do setor, especialmente diante da ascensão de tecnologias como a inteligência artificial. Representando o PASI, Mateus Ribeiro, superintendente comercial, atuarial e SIP do PASI, reforçou que o CQCS Inovação tem proporcionado dias intensos de aprendizado e conexões estratégicas. Para ele, a edição de 2025 se destaca por trazer para o centro do debate os avanços tecnológicos que já estão transformando o setor. Mateus afirma que “o evento traz para o centro da discussão o que já está em alta, inteligência artificial, tecnologia e a construção de soluções que realmente façam sentido”. Ele acrescenta que a presença da empresa reforça seu propósito: “o PASI, desde 1989, carrega a inovação no seu DNA, com coberturas, benefícios e soluções diferenciadas. Estar aqui fortalece nosso compromisso em desenvolver produtos para novos mercados, sempre com ética, responsabilidade e foco em fortalecer a cultura do seguro”. Nathália Simões, coordenadora de Comunicação e Relacionamento, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de seguros. Segundo ela, o encontro promove debates relevantes e contribui diretamente para o desenvolvimento do mercado. Em suas palavras, “os temas das palestras são extremamente relevantes e contribuem para fortalecer a discussão no mercado, melhorar a atuação dos corretores e gerar benefícios reais para os segurados”. Nathália destacou ainda que a participação da empresa reflete sua essência: “o PASI nasceu com essa vocação inovadora, e essas trocas de informação são fundamentais para aprimorarmos o mercado e impactarmos positivamente a população”.

O PASI anuncia sua campanha especial de Black November, oferecendo condições exclusivas ao longo de todo o mês de novembro. Entre os dias 01/11 a 30/11/2025, corretores poderão aproveitar oportunidades especiais para potencializar suas vendas e agregar ainda mais valor aos clientes. Durante o período da campanha, os corretores terão acesso a duas opções exclusivas de condição especial, disponíveis para os Seguros Convencionais do PASI, que incluem Seguro Agrovida, Seguro para Pequenas e Médias Empresas (PME) e Seguro para Convenções Coletivas de Trabalho. Todos os detalhes das condições podem ser consultados diretamente no Portal do Corretor PASI. Além de fortalecer a parceria com os corretores, a campanha traz vantagens inéditas também para os clientes e segurados com condições especiais para a contratação do Clube de Vantagens PASI! Os novos clientes que contratarem os Seguros Convencionais do PASI poderão escolher entre 3 meses grátis do Clube de Vantagens PASI ou 70% de desconto na contratação anual da assistência, que gera economia real no dia a dia dos segurados, com descontos em lojas físicas e on-line, serviços gratuitos e ofertas especiais em cinemas, cursos, eletrônicos, viagens e muito mais! “A campanha Black November reforça nosso compromisso em agregar valor aos corretores e empresas, ampliando também os benefícios para os segurados. O Clube de Vantagens proporciona uma assistência que realmente faz diferença no bolso do cliente, complementando a proteção oferecida pelos seguros PASI”, destaca a companhia. Com a iniciativa, o PASI reafirma seu papel de parceiro estratégico no mercado de seguros, oferecendo soluções que vão além da proteção tradicional, ao mesmo tempo em que incentiva a excelência na atuação dos corretores e promove experiências diferenciadas para os clientes e segurados.

O PASI marcou presença no Conec 2025, realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em São Paulo, representado por sua equipe, destacando o compromisso de estreitar laços com os corretores e acompanhar de perto as tendências do setor. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, ressaltou a relevância do congresso como espaço estratégico de relacionamento. “O Conec chega aos seus 20 anos consolidado como um evento que interliga profissionais do setor em escala internacional”, afirmou. Para ela, a presença do PASI no encontro simboliza o compromisso da empresa em estar próxima dos corretores e reforçar sua proposta de valor. Segundo a executiva, o congresso é também uma vitrine para apresentar o ecossistema de soluções do seguro. “É a oportunidade de mostrar toda a inteligência e o sistema que oferecemos, que facilita o dia a dia do corretor”, disse. A importância de acompanhar as tendências do mercado também foi destacada por Nathália Simões, supervisora de marketing do PASI. Para ela, o Conec é “uma experiência enriquecedora”, especialmente por abordar temas como tecnologia e inteligência artificial, considerados cada vez mais essenciais para a evolução do setor. “Achamos importante estarmos presentes para fortalecer conexões junto aos nossos parceiros e acompanhar essas transformações”, afirmou. Nathália acrescentou que o PASI também vem incorporando tais inovações em seus processos internos, com o objetivo de facilitar a rotina dos corretores e elevar ainda mais a experiência e qualidade dos serviços oferecidos. A participação do PASI, ainda que indireta, reforça uma tendência vista no Conec deste ano: empresas do setor investindo cada vez mais em estreitar laços com os profissionais que são a linha de frente do relacionamento com os clientes.
