PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social

10 de janeiro de 2019

PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social

PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social

No final da década de 1980, Alaor Silva Junior, um jovem corretor de seguros mineiro, buscava novos mercados e enxergou uma oportunidade, mesmo diante do cenário econômico desfavorável e com problemas sociais, em especial no setor da construção civil. Neste período, Silva Junior, constatou que havia uma grande massa de brasileiros formada por trabalhadores e operários, pertencentes às classes sociais menos favorecidas, praticamente excluídas do mercado segurador.

Devido às manifestações de insatisfação e dificuldades no relacionamento entre o capital e o trabalho, a
ideia de um seguro social voltado para as classes de média e baixa renda, se encaixava perfeitamente no
projeto em desenvolvimento.

Após consultar vários segmentos empresariais e entidades de classe, percebeu que o produto seria único no mercado: um seguro de vida em grupo, que priorizasse o social e ao mesmo tempo, se transformasse em uma importante ferramenta utilizada pelas empresas para atender as necessidades de seus empregados. Nascia assim, o PASI (Plano de Amparo Social Imediato).

O produto foi capaz de democratizar o seguro de vida que, até então, era privilégio das classes mais elevadas. No primeiro ano de existência, o seguro foi adotado pela construção civil em Minas Gerais, auxiliando e oferecendo cobertura para milhares de trabalhadores deste setor e seus familiares.

Após a aprovação do projeto pelo Sinduscon MG (Sindicato da Construção Civil), o produto PASI obteve um
enorme crescimento e sucesso no mercado, se expandindo para outros estados e atividades da economia.

Pioneiro e inovador

É o seguro de vida em grupo mais conhecido e recomendado no segmento que tem atuado, sendo aceito em âmbito nacional, protegendo os trabalhadores contratados formalmente, nos regimes previstos legalmente, assim como os terceirizados.

Seu objetivo é promover a inclusão de 100 milhões de brasileiros neste ramo de seguros e ser referência,
causando novas tendências para o mercado segurador; Promover e estimular o avanço da proteção securitária na população de forma direta ou indiretamente estimulando todo o mercado nesse caminho.

Hoje é reconhecido como o primeiro seguro popular do país. Revolucionou o mercado nacional, por ter sido
idealizado com coberturas inéditas como: auxílio alimentação em caso de morte do titular; indenização por
nascimento de filhos com doença congênita; reembolso à empresa das despesas com rescisão trabalhista; cobertura que antecipa a indenização em caso de doença profissional adquirida no exercício da profissão e a cesta natalidade e o bônus por nascimento.

Silva Junior, atribui o sucesso do modelo PASI principalmente à sua essência, que está consubstanciada
pela filosofia de seu desenvolvimento, que é atender exclusivamente aos trabalhadores e suas famílias
pertencentes às classes de baixa e média renda no Brasil. Ele destaca que o modelo nasceu e evoluiu sobre uma plataforma institucional e operacional que permitiu, além de sua sustentabilidade, oferecer ganhos sociais, econômicos e financeiros para trabalhadores, empresas, entidades de classe, corretores
de seguros e a seguradora garantidora, atualmente a MetLife.“ Em sua concepção histórica conseguiu,
de forma dinâmica e inédita, materializar particularidades e peculiaridades vinculadas às coberturas
inovadoras que encantaram as pessoas e empresas que a experimentam. Estamos sempre atentos diante
das demandas reprimidas que identificamos junto ao nosso público-alvo”,comenta.

Tecnologia como aliada

Tendo como alvo o consumidor do futuro, tem investidonas tendências tecnológicas para auxiliar o corretor. Para isto tem investido nas ferramentas disponibilizadas no site, para agilizar as operações. Entre as principais inovações, está a operacionalização dos processos de gestão, digitalização e automação. 

utilização de robôs também faz parte dos processos. Uma das recentes melhorias tecnológicas está ligada ao processo de adesão pelo portal. O processo antigo continua valendo e agora o corretor também
conta com a Adesão Web.

A estrutura tecnológica do PASI contempla 100% dos documentos digitalizados e integrados aos contratos,
permite cotação express, renovação automática, acompanhamento de sinistros online, segunda via de fatura automática, atendimento por WhatsApp, conversor de planilhas para faturamento de grupos, faturamento automático via e-mail, entre outras. 

Novos produtos

Os produtos são estruturados conforme as necessidades das empresas e entidades de classe, sempre com foco em atender as demandas dos trabalhadores da categoria. Os principais produtos são desenvolvidos para atender as exigências das Convenções Coletivas de Trabalho, de abrangência
regional, seguro para estagiários de qualquer categoria, assim contemplados na lei e o Agrovida, voltado para o trabalhador do campo.

A novidade do portfólio é o Seguro Estagiários PASI, voltado para qualquer tipo de empresa e a jovens estudantes iniciando suas carreiras profissionais. É um seguro de acidentes pessoais exclusivo para os estagiários com contratação 100% online. Além de oferecer as coberturas básicas exigidas pela legislação possui grandes diferenciais ao disponibilizar a cobertura da Diária de Incapacidade Temporária por Acidente, a Assistência Funeral em caso de Morte, além assistência social, psicológica e nutricional.

Fabiana Resende comenta o lançamento de novos produtos:
“Nossa aposta está no lançamento de produtos simplificados e totalmente digitais. No primeiro semestre deste ano, lançaremos um produto para uma categoria de trabalhadores ainda não contemplada por uma proteção.Teremos ainda este ano a nossa primeira experiência com um produto individual.
Acabamos de lançar o PASI GOLD, que se diferencia em atender capitais de até 1 milhão de reais”, explica.

Reconhecimento

A trajetória do PASI é marcada por conquistas, premiações e citações em relatórios e estudos de importantes comissões e conselhos nacionais e internacionais. Recebeu da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência), o prêmio de Melhor Seguro Social Nacional. É citado como um modelo vitorioso de microsseguro no relatório Internacional sobre Microsseguros no Brasil, realizado pelo CENFRI -Centro de Regulamento e Inclusão Financeira. Pela Susep é reconhecido como pioneiro na categoria de microsseguros e pioneiro em seu segmento de atuação e um case nacional de modelo a ser seguido.

No relatório realizado pela ENS (Escola Nacional de Seguros) sobre produtos da iniciativa privada, correlacionadas com o microsseguro, é dedicado ao PASI um capítulo dentre os programas existentes.

O presidente, Alaor Silva Júnior, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, por decisão da Câmara Municipal. O título é o reconhecimento do trabalho que desenvolve junto aos corretores, entidades, empresários, trabalhadores em Minas Gerais e no Brasil. Silva Júnior, comenta a satisfação de obter o reconhecimento do mercado: “Nossa iniciativa deu certo e fomos reconhecidos em estudos e relatórios como modelo de seguro de vida e acidentes coletivos”. Para ele é uma enorme responsabilidade continuar a missão que começou em junho de 1989 e que hoje serve de inspiração para outras seguradoras. “Com tamanha responsabilidade precisamos estar sempre atentos para que nossa missão seja continuada através da gestão técnica, financeira, comercial e operacional. 

O PASI nasceu protegendo apenas 9.250 segurados diretos. Atualmente o mercado já registra inúmeras seguradoras que se tornaram seguidoras de nosso modelo que, com certeza, protegem milhões e milhões de segurados através de planos similares oferecidos no mercado. É gratificante constatar que nosso formato de trabalho, poderá de forma direta e indireta, proteger mais de 100 milhões de segurados”, enfatiza.

Panorama atual

• 25.800 empresas clientes
• 96.000 contratos já efetivados
• 2.500.000 segurados (titulares e dependentes)
• Valores indenizados já ultrapassam R$280 milhões
• Mais de 41.300 indenizações efetivadas
• 6.000 Corretores de Seguros cadastrados em todo o país
• Presente nas 27 Unidades Federativas
• Parceria com mais de 300 entidades de classe
• 19.200 Cestas Natalidade Entregues

Atuação regional

Beatriz Abadia, gerente regional do seguro PASI é responsável pelo escritório em São Paulo e responde pelo atendimento aos corretores dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília. Tem como atribuição oferecer apoio e ampliar a base de clientes e desenvolver os negócios, dando suporte aos corretores que oferecem os produtos, para os novos negócios junto aos sindicatos e empresas.

Beatriz revela que este ano o grupo vai investir na ampliação da estrutura regional e na forma de atuação com corretores. Ela avalia que o corretor valoriza a qualidade do atendimento e destaca que este é um fator decisivo para que construa uma carteira sólida e de longo prazo. “O corretor busca por um atendimento personalizado. O PASI zela pela qualidade e pelo tratamento pessoal. Quem entra em contato com a nossa central, sabe exatamente com quem vai falar. Esse é nosso grande diferencial. Dessa maneira, conseguimos a confiança e respeito nesses 30 anos de atividades e sobretudo, ajudar o corretor a construir uma carteira sustentável.”
Um homem e uma mulher estão parados um ao lado do outro na capa de uma revista.

Mais Postagens

Por Seguro PASI 27 de agosto de 2025
O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.
Por Seguro PASI 15 de agosto de 2025
O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.
Por Seguro PASI 4 de agosto de 2025
Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.
Por Seguro PASI 22 de julho de 2025
Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.
Por Seguro PASI 16 de julho de 2025
Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.
Postagens mais antigas