PASI, o microsseguro do Brasil

23 de setembro de 2014

PASI, o microsseguro do Brasil

PASI, o microsseguro do Brasil

Em 1989, o então corretor de seguros, Alaor Silva, percebeu que a população de
classes menos favorecidas estava desprovida da segurança proporcionada por um seguro de vida. Observando este cenário, Silva criou o Plano de Amparo Social Imediato (PASI), idealizado com o propósito de resgatar a dignidade dos trabalhadores brasileiros e de suas famílias nas horas mais difíceis.

O PASI representa historicamente a origem do microsseguro no Brasil. No início, atendia 4.500 trabalhadores apenas em Minas Gerais, hoje está presente nas 27 unidades federativas, possui mais de 2.5 milhões de segurados (entre titulares e dependentes). mais de 20 mil empresas conveniadas c 300 entidades de classe parceiras. A meta é conseguir que o modelo idealizado pelo Plano beneficie 100 milhões de brasileiros por meio das convenções coletivas de trabalho - direta e indiretamente.

É possível afirmar que o PASI é um modelo de negócios sem precedentes, com um enorme impacto social. Atualmente, todo o histórico e informações coletadas permitem que o plano avance ainda mais para que, em breve, possa se reinventar e causar um impacto ainda mais surpreendente na sociedade.

Além do pioneirismo em atender a uma classe com quem ninguém queria trabalhar, o PASI também inovou em conseguir pagar as indenizações em até 24 horas após a entrega da documentação do sinistro.
O Plano de Amparo Social Imediato não tem em sua carteira um perfil único de empresas clientes e disponibiliza planos para diversos modelos de corporações, independentemente do porte. As coberturas existentes são tradicionalmente conhecidas pelo mercado, somados is coberturas e benefícios revolucionários desenvolvidos pelo PASI Nos últimos anos como cestas básicas entregues na residência dos beneficiários na ocorrência da morte do titular do plano, reembolso de despesas com rescisor trabalhista para a empresa em caso de falecimento do segurado - cobertura para invalidez congênita de filhos do segurado, que oferece assistência para o tratamento da doença já existente no nascimento da criança - cobertura para invalidez por doença profissional e a cesta natalidade, que fornece kits com alimentos e utensílios para a mãe e o bebé, indispensáveis para ambos nos primeiros meses de vida do recém nascido.

Pioneiro e inovador, há 25 anos O PASI é o seguro de vida em grupo mais conhecido e recomendado do seu segmento de atuação. E possível citar vários estudos que referenciam o Plano como nos primórdios do microsseguro no Brasil, como o estudo realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro (CBEDS), o relatório Inter nacional do Centro de Regulamento e Inclusão Financeira (CENFRI). encomendado pela Escola Nacional de Seguros e pela CNseg e o relatório da comissão consultiva de microsseguros da Susep.
FONTE: Revista Apólice

Mais Postagens

Por Seguro PASI 27 de agosto de 2025
O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.
Por Seguro PASI 15 de agosto de 2025
O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.
Por Seguro PASI 4 de agosto de 2025
Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.
Por Seguro PASI 22 de julho de 2025
Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.
Por Seguro PASI 16 de julho de 2025
Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.
Postagens mais antigas