Logo PASI
Menu

Seguradoras abrem as portas a baixa renda

set. 10, 2008

Seguradoras abrem as portas a baixa renda

Seguradoras abrem as portas a baixa renda

Ascensão das classes sociais C e D motiva as empresas a desenvolver produtos com preços vantajosos para o cliente

Há cerca de um ano, a prestadora de serviços gerais Eloisa Mendes recebeu um telefone-a que oferecia um serviço tentador. Do outro lado da linha, uma operadora de telemarketing anunciava um cartão de crédito gratuito, com a opção de incluir diversos planos de seguros por pequenas taxas. "Eu já tinha pensado em fazer algum seguro, mas, com o meu salario, ficava impossível assumir mais uma conta alta", comenta Eloisa.

O que chamou a atenção na proposta no entanto, foram justamente os preços seguros contra desemprego, falecimentoe desastres residenciais poderiam ser contratados por menos de R$ 35,00 por mês. "Não tive dúvida: pedi o contrato, feliz por poder garantir mais segurança para minha família por um custo camarada comenta Assim como Eloisa, milhões de brasileiros estão descobrindo o sabor de contratar planos de seguro de baixíssimos custos - micro seguros para a chamada baixa renda.

Produtos adequados à necessidade deste público. mensalidades suaves para um sinistro razoável, pagamento facilitado e serviços extras para emergências começam a se tornar comuns na oferta de seguros desemprego, de vida, residencial e até para telefones celulares "Hoje, a participação de baixa renda nos negócios das seguradoras praticamente inexiste", comenta Luciano Vicente da Silveira, superintendente da Sul. Amérien Seguros no Rio Grande do Sul "Mas há um crescimento do poder de consumo das classes C e D e asseguradoras começam a traçar estrategias para conquistar este mercado", comenta Silveira, que também é diretor vice-presidente do Sindicato das Seguradoras no Rio Grande do Sul (Sindesergs). A emersão de brasileiros da linha da pobreza nos últimos anos, de fato, resulta em um valioso pelotão de novos consumidores Dados recém-divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Ipen), base de dados na pesquisa Pradem 2007, mostram que, nos últimos seis anos, a renda dos brasileiros 10% mais pobres cresceu site vezes mais do que a dos mais ricos. Neste período, 10.2 milhões de pessoas passaram de uma renda mensal inferior a R$ 545,66 para a fixa entre este valore R$ 1.350.00 Se bem explorado, este file pode dobrar o mercado de seguros no Brasil, visualiza Silveira

Trata-se de uma perspectiva tentadora: afinal, hoje o mercado de seguros no País chega R$ 38,7 bilhões - formado especial mente por contratos entre empresas com pessoas das classes A e B. Não por menos, a Superintendência de Seguros Privados do Pais (Susep) já conta com uma comisso para avaliar formas de explorar o niche de microsseguros. Além de possibilitar bons negócios, oferecer microsseguros representa a possibilidade de os mais pobres protegerem seu patrimônio, algo que não tinham condições até agora", de Sende Marcus Vinicius Sobrinho, diretor de Sindesergse responsável pela ACE Brasil Seguradora no Rio Grande do Sul.

Parcerias com o varejo viabilizam operações

Atentas ao potencial de mercado que se abre, as seguradoras têm aberto canais de acesso para levar seus produtos as periferias e comunidades desfavorecidas. A Sul América tem costurado parcerias com redes de varejo com elevado apelo popular para promover a venda casada de seus micro seguros junto com cartões de fidelidade.

A empresa não revela números de seu negócio, mas Luciano da Silveira, superintendente da empresa no Estado, garante que os planos econômicos crescem a passos largos na empresa. como os contratos com parceiros. Os acordos com as redes de varejo, por sinal, são apontados como a principal porta de entrada para comercializar e efetuar a cobrança dos microsseguros. Com preço muito baixos, esta modalidade torna financeiramente desinteressante colocar equipes de corretores nas ruas. 

Além disso, é um sonho distante esperar que os usuários paguem mensalmente os valores na boca dos caixas. "A melhor opção é utilizar os canais de acesso das redes de supermercados, roupas e eletrodomésticos para oferecer o serviço, possibilitando o seu pagamento junto com a fatura dos cartões das lojas", explica Marcus Vinicius Sobrinho, diretor do Sindesergs.

Algumas seguradoras vão adiante: têm fechado acordo com concessionárias de ser viço público para vender planos junto com as contas de luz e água, por exemplo. "Nesses casos, o usuário recebe uma carta ou uma ligação o convidando para adquirir o seguro e, se concordar, começa a receber a cobrança junto com suas contas mensais, esclarece Sobrinho.

Empresas oferecem opções de planos para funcionários

O mercado de microsseguros começa agora a ganhar corpo, mas, entre empresas, contratos para oferecer proteção de baixo custo aos funcionários já existem ha anos. Grandes indústrias e empresas de construção civil além de associadores de classe, com frequência fecham contrato com seguradoras para oferecer modalidades de seguros de vida, contra acidentes pessoais e residencial econômicos aos seus colaboradores das empresas pelos microsseguros tem acelerado bastante salienta Fabiana Resende Silva, diretora executiva da Pasi, empresa com sede em Minas Gerais que vende microsseguro ao mercado corporativo. 

A empresa cresce a um ritme de 30 ao ano e conta com negócios em todos os estados. A Pasi possibilita que a empresa pague R$ 5,00 por funcionário ao mês, para uma cobertura de R$ 10 mil. O sistema tem mais de 1,8 milho de segurados.
FONTE: Jornal do Comércio

Mais Postagens

Por Seguro PASI 28 fev., 2024
O Seguro PASI recebeu o Troféu Lótus 2023, que reconhece empresas que promovem a equidade de gênero, diversidade e inclusão. Em evento realizado em Brasília (DF), no dia 09 de dezembro de 2023, Regina Lacerda, Presidente do Clube de Executivas de Seguros de Brasília (CESB) e Daniela Tseimatzidis, Vice-Presidente da Sou Segura, entregaram os prêmios a empresas e personalidades que contribuem para a equidade de gênero no mercado segurador. Historicamente as mulheres são ampla maioria dentro do quadro de colaboradores do Seguro PASI, além disso elas também ocupam cargos de liderança e estratégicos dentro da companhia. Fabiana Resende, vice-presidente executiva do PASI vê com bons olhos o crescimento da participação feminina em cargos de liderança no mercado de seguros. “As mulheres têm uma visão distinta dos homens em alguns aspectos, pelos desafios diferentes que precisam enfrentar na vida, e ter mais mulheres participando ativamente de áreas de inovação, pode contribuir para uma nova perspectiva na oferta de produtos e serviços relacionados ao nosso mercado.” Destaca a executiva.
Por Seguro PASI 01 nov., 2023
Com a missão de aprimorar de forma institucional o setor de seguros, previdência privada e instituições relacionadas, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), fundada em 1993, está celebrando 30 anos de existência. Em um momento crucial de transformação, a academia lidera uma nova era com base em diversos pilares fundamentais, dentre eles o ESG (Ambiente, Social e Governança), princípio que orienta a considerar não apenas os resultados financeiros, mas também o impacto ambiental, social e de governança das atividades praticadas. Para que essa transformação aconteça, a academia passou a contar com 36 novos membros, dentre eles Fabiana Resende, vice-presidente executiva do Seguro PASI, primeira mulher do estado de Minas Gerais a compor o grupo acadêmico, que tem como principal objetivo, fomentar o mercado de seguros nacional e no estado, promovendo o bem-estar e a prosperidade do ecossistema.
Por Seguro PASI 01 set., 2023
O Seguro PASI, realizou uma SUPER Live cujo tema principal foi “cases de sucesso para você aplicar em seus negócios”. Em uma plataforma de videoconferência, centenas de corretores estiveram presentes para anotar as principais estratégias utilizadas por diversos parceiros PASI que obtiveram sucesso nas vendas e também puderam tirar dúvidas sobre os produtos. André Gonçalves, gerente de marketing, começou a transmissão por meio de um questionamento: qual é a melhor estratégia para iniciar a venda do seguro de vida? Após a pergunta, os presentes puderam, por meio do chat, interagir com ele e respondê-lo. Como a grande maioria respondeu conceitos relacionados ao acolhimento, André aprofundou sobre esse significado: “Acolher significa ouvir, atender e receber. O acolhimento é um ato de humanização e inclusão. O nosso dever, enquanto corretores e consultores, é dar orientações aos segurados e, a partir disso, passar a oferecer soluções e resoluções”. Além disso, o gerente de marketing também explicou como seria a dinâmica da live. Em um primeiro momento, os executivos falariam sobre os cases de sucesso e, respectivamente, um bate bola respondendo as dúvidas dos corretores. Bárbara Martins, coordenadora comercial de São Paulo, esteve presente na SUPER Live do PASI trazendo casos verdadeiros de corretores que obtiveram crescimento nas vendas do Seguro Funeral, Amparo Funeral e o Amparo Funeral Sênior. A executiva explicou sobre cada produto, apresentou os benefícios e comentou que o Seguro PASI respeita, acima de tudo, a vida. “O PASI é único e humanizado. É um seguro que tenho muito carinho e respeito.”, ressaltou ela. Bárbara também convidou os corretores parceiros a levarem mais ideias e inovações.
Por Seguro PASI 25 ago., 2023
O Plano de Amparo Social Imediato, PASI, participou, nesta última terça-feira (22), do Sou Segura Insurance Meeting em Belo Horizonte. Com o objetivo de promover um encontro entre mulheres e fortalecer trocas e aprendizados, o evento, cujo tema foi “Tendências do Consumo e Inovação em Seguros”, contou com a participação de personalidades femininas que vivenciam, todos os dias, o ecossistema. Apresentado por Fabiana Resende, a Vice-Presidente Executiva do Seguro PASI, o encontro teve as seguintes palestrantes: Amanda Fagundes (Executiva Comercial), Daniela Moura (Head de Marketing na Pottencial Seguradora S.A), Daniele Dabus (Head de Legal & Compliance na Darwin Seguros), Simone Vizani (Presidente Sou Segura). Além delas, Lilian Caldeira (Diretora Executiva da Sou Segura) e Bárbara Capurucho (Gerente de Produtos do Seguro PASI) também estiveram presentes.
Por Nathalia Simões 01 jun., 2023
“Quando lançamos o PASI, em 1989, a nossa expectativa era alcançar um novo mundo de produtos e serviços para o mercado segurador. Fomos ousados ao criar e materializar um modelo de seguro fundamentado no bem, visando a promoção e a inclusão social, que se tornou referência nacional no setor. E, nesse caminho até aqui, a criatividade e a inovação foram importantes para a construção da nossa história. Ao desenvolver este novo modelo de seguro, há 34 anos, não havia processos sistematizados, parâmetros, formulários ou orientações definidas. Eu desenhava os layouts dos documentos, ia às copiadoras, criava as malas diretas e, por meio de Telex, enviava os formulários às empresas e recebia as autorizações para as inclusões de propostas. Tudo foi concebido, adaptado e estruturado por nós à medida que avançávamos. Hoje, podemos contar com a tecnologia a nosso favor e devemos aproveitá-la o máximo possível. Temos todos os motivos para que dê certo: uma equipe profissional, confiante, ciente de sua responsabilidade social e institucional e que respeita a própria história. O PASI é um laboratório de inovação e, com as novas tecnologias, iremos ampliá-lo para mais pessoas e lugares. Quero trazer todos os nossos 34 anos de história para a era digital de forma simples, didática e segura. Somos protagonistas de uma responsabilidade social muito grande. A alma do PASI é a dignidade humana e a palavra que definirá o nosso futuro é a tecnologia. O produto já existe, é atraente e encantador.
Postagens mais antigas
Share by: