Seguradoras abrem as portas a baixa renda
10 de setembro de 2008
Seguradoras abrem as portas a baixa renda
Seguradoras abrem as portas a baixa renda
Ascensão das classes sociais C e D motiva as empresas a desenvolver produtos com preços vantajosos para o cliente
Há cerca de um ano, a prestadora de serviços gerais Eloisa Mendes recebeu um telefone-a que oferecia um serviço tentador. Do outro lado da linha, uma operadora de telemarketing anunciava um cartão de crédito gratuito, com a opção de incluir diversos planos de seguros por pequenas taxas. "Eu já tinha pensado em fazer algum seguro, mas, com o meu salario, ficava impossível assumir mais uma conta alta", comenta Eloisa.
O que chamou a atenção na proposta no entanto, foram justamente os preços seguros contra desemprego, falecimentoe desastres residenciais poderiam ser contratados por menos de R$ 35,00 por mês. "Não tive dúvida: pedi o contrato, feliz por poder garantir mais segurança para minha família por um custo camarada comenta Assim como Eloisa, milhões de brasileiros estão descobrindo o sabor de contratar planos de seguro de baixíssimos custos - micro seguros para a chamada baixa renda.
Produtos adequados à necessidade deste público. mensalidades suaves para um sinistro razoável, pagamento facilitado e serviços extras para emergências começam a se tornar comuns na oferta de seguros desemprego, de vida, residencial e até para telefones celulares "Hoje, a participação de baixa renda nos negócios das seguradoras praticamente inexiste", comenta Luciano Vicente da Silveira, superintendente da Sul. Amérien Seguros no Rio Grande do Sul "Mas há um crescimento do poder de consumo das classes C e D e asseguradoras começam a traçar estrategias para conquistar este mercado", comenta Silveira, que também é diretor vice-presidente do Sindicato das Seguradoras no Rio Grande do Sul (Sindesergs). A emersão de brasileiros da linha da pobreza nos últimos anos, de fato, resulta em um valioso pelotão de novos consumidores Dados recém-divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Ipen), base de dados na pesquisa Pradem 2007, mostram que, nos últimos seis anos, a renda dos brasileiros 10% mais pobres cresceu site vezes mais do que a dos mais ricos. Neste período, 10.2 milhões de pessoas passaram de uma renda mensal inferior a R$ 545,66 para a fixa entre este valore R$ 1.350.00 Se bem explorado, este file pode dobrar o mercado de seguros no Brasil, visualiza Silveira
Trata-se de uma perspectiva tentadora: afinal, hoje o mercado de seguros no País chega R$ 38,7 bilhões - formado especial mente por contratos entre empresas com pessoas das classes A e B. Não por menos, a Superintendência de Seguros Privados do Pais (Susep) já conta com uma comisso para avaliar formas de explorar o niche de microsseguros. Além de possibilitar bons negócios, oferecer microsseguros representa a possibilidade de os mais pobres protegerem seu patrimônio, algo que não tinham condições até agora", de Sende Marcus Vinicius Sobrinho, diretor de Sindesergse responsável pela ACE Brasil Seguradora no Rio Grande do Sul.
Parcerias com o varejo viabilizam operações
Atentas ao potencial de mercado que se abre, as seguradoras têm aberto canais de acesso para levar seus produtos as periferias e comunidades desfavorecidas. A Sul América tem costurado parcerias com redes de varejo com elevado apelo popular para promover a venda casada de seus micro seguros junto com cartões de fidelidade.
A empresa não revela números de seu negócio, mas Luciano da Silveira, superintendente da empresa no Estado, garante que os planos econômicos crescem a passos largos na empresa. como os contratos com parceiros. Os acordos com as redes de varejo, por sinal, são apontados como a principal porta de entrada para comercializar e efetuar a cobrança dos microsseguros. Com preço muito baixos, esta modalidade torna financeiramente desinteressante colocar equipes de corretores nas ruas.
Além disso, é um sonho distante esperar que os usuários paguem mensalmente os valores na boca dos caixas. "A melhor opção é utilizar os canais de acesso das redes de supermercados, roupas e eletrodomésticos para oferecer o serviço, possibilitando o seu pagamento junto com a fatura dos cartões das lojas", explica Marcus Vinicius Sobrinho, diretor do Sindesergs.
Algumas seguradoras vão adiante: têm fechado acordo com concessionárias de ser viço público para vender planos junto com as contas de luz e água, por exemplo. "Nesses casos, o usuário recebe uma carta ou uma ligação o convidando para adquirir o seguro e, se concordar, começa a receber a cobrança junto com suas contas mensais, esclarece Sobrinho.
Empresas oferecem opções de planos para funcionários
O mercado de microsseguros começa agora a ganhar corpo, mas, entre empresas, contratos para oferecer proteção de baixo custo aos funcionários já existem ha anos. Grandes indústrias e empresas de construção civil além de associadores de classe, com frequência fecham contrato com seguradoras para oferecer modalidades de seguros de vida, contra acidentes pessoais e residencial econômicos aos seus colaboradores das empresas pelos microsseguros tem acelerado bastante salienta Fabiana Resende Silva, diretora executiva da Pasi, empresa com sede em Minas Gerais que vende microsseguro ao mercado corporativo.
A empresa cresce a um ritme de 30 ao ano e conta com negócios em todos os estados. A Pasi possibilita que a empresa pague R$ 5,00 por funcionário ao mês, para uma cobertura de R$ 10 mil. O sistema tem mais de 1,8 milho de segurados.

FONTE: Jornal do Comércio
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O PASI anunciou o destino da próxima edição da campanha “Decole com os influenciadores PASI”: em 2026, os corretores premiados irão explorar as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A ação, que integra a Campanha de Incentivos 2025, vem ainda mais robusta no próximo ano, com o aumento no número de premiados e foco em valorizar a atuação dos parceiros comerciais. Diferente das edições anteriores, a próxima viagem contará com 13 corretores vencedores. Serão reconhecidos os 10 profissionais com maior produção PASI até 31 de dezembro de 2025, além dos top 3 corretores com as maiores vendas no ano. A mudança amplia a oportunidade de participação e reforça o investimento contínuo da empresa em iniciativas de valorização do corretor. Em maio, o PASI premiou os dez corretores com o melhor desempenho com uma viagem para Foz do Iguaçu. Durante três dias, o grupo participou de uma programação exclusiva com experiências gastronômicas, passeios turísticos e momentos de integração. Ao longo do ano, a Campanha de Incentivos PASI 2025 oferece prêmios em dinheiro e brindes exclusivos. Com isso, o PASI segue proporcionando experiências significativas como forma de reconhecer e valorizar o empenho dos seus parceiros.

O PASI marcou presença no evento Corretor na Real, realizado em Diamantina (MG) e promovido pelo Sincor-MG. Em um formato inovador, disruptivo e imersivo, a iniciativa reuniu cerca de mil participantes, representantes de mais de 200 municípios e mais de 30 empresas do setor, aproximando corretores, sociedade civil e poder público. Para o PASI, cuja história se entrelaça com a inovação e o compromisso social, a participação no encontro reforçou seu papel como parceiro estratégico dos corretores e agente de transformação social. Fundado em 1989 e reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil, o PASI mantém sua essência de democratizar o acesso à proteção. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do Seguro PASI, ressaltou que o evento está totalmente alinhado ao propósito da empresa. Segundo ela, a participação da companhia em uma iniciativa tão inovadora demonstra o empenho da empresa em fomentar conexões e impulsionar o desenvolvimento do setor. “É uma grande satisfação estarmos em um evento disruptivo como este, que oferece uma experiência diferenciada por meio de uma caminhada que promove integração, troca de experiências e networking entre corretores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou. Durante a programação, o PASI realizou atividades de relacionamento e engajamento junto à seguradora parceira, Icatu Seguros, reforçando a importância do corretor como elo entre o seguro e as famílias brasileiras. Com uma presença ativa e estratégica, o PASI apoia iniciativas que fortaleçam a cultura do seguro e ampliem o acesso à proteção, contribuindo para construção de uma sociedade mais segura e amparada.

Nesta semana, nos dias 6 a 8 de agosto, o PASI estará presente no evento “Corretor na Real”, em Diamantina (MG), com ações que promovem reflexão e engajamento, fortalecendo o alinhamento da empresa com as necessidades e inovações do mercado segurador. Segundo Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, a proposta do evento vai ao encontro à essência do PASI, uma vez que desde a sua fundação, em 1989, o PASI já demonstrou a sua preocupação com as questões sociais do seguro, tanto que é reconhecido como o Primeiro Seguro Popular do Brasil. “Somos uma empresa mineira, disruptiva e pioneira no mercado segurador, com um propósito claro de inovação. Ao lado dos nossos corretores parceiros, construímos histórias e transformamos realidades”, destaca. Não à toa, o PASI vem ampliando seu repertório de produtos com foco contínuo na experiência e satisfação de seus segurados e clientes, consolidando-se cada vez mais como um ecossistema de soluções, cuidados e benefícios para todas os momentos da vida. As atividades do PASI no evento ainda são surpresa, porém, Vivianne enfatiza que será uma oportunidade para troca e conexão com os corretores que são elo entre o seguro e as famílias brasileiras e que, diariamente, transformam vidas no Brasil inteiro. “O corretor é uma peça-chave para levar a proteção e o amparo do PASI a milhares de famílias. E agora, muito mais que isso, com o PASI sendo esse ecossistema de infinitas soluções para o que o cliente, corretores e segurados necessitam”, finaliza. Com sua participação confirmada, o PASI reforça sua atuação como parceiro estratégico dos corretores e sua missão de promover acesso à proteção para trabalhadores e comunidades em todo o Brasil. A presença da empresa no evento simboliza não só um compromisso com o atual momento do setor segurador, mas também representa uma aposta no futuro em que o corretor é agente central de transformação para uma sociedade mais protegida.

Durante o workshop “Conhecer para Proteger”, promovido pelo CSP-MG, Vivianne Andreazzi, Gerente Comercial da PASI, compartilhou a evolução da empresa e destacou o compromisso contínuo com a valorização do corretor. Ao lado da corretora Fabíola Dellaretti Guimarães, parceira há duas décadas, a apresentação reforçou o papel do PASI como referência em soluções voltadas à proteção dos trabalhadores brasileiros. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) celebrou 15 anos de história com mais uma edição do workshop “Conhecer para Proteger”, realizado com o objetivo de dar voz às empresas beneméritas e seus parceiros de mercado. Nesta edição especial, cada companhia foi convidada a levar um profissional do setor para compartilhar vivências reais de parceria e resultados e foi nesse contexto que o PASI marcou presença com um depoimento inspirador. Subindo ao palco para representar o PASI, Vivianne Andreazzi trouxe um panorama sobre a trajetória da empresa: “Todo mundo pergunta o que é o PASI. Eu falo que hoje somos um ecossistema de soluções”, completou. “Nós nascemos há 36 anos criando oportunidades para convenções coletivas de trabalho. A gente vem de um mercado carente, onde não existia seguro de vida para a construção civil. Começamos explorando esse segmento e hoje temos no nosso DNA as convenções coletivas. Mas já faz alguns anos que não somos apenas isso. Hoje, nós somos esse ecossistema de soluções em benefícios para todas as pessoas e tipos de empresas”. Para tornar o momento ainda mais representativo, Vivianne convidou ao palco Fabíola Dellaretti Guimarães, da corretora Life Express, parceira do PASI há 20 anos. Com uma trajetória de duas décadas de parceria, Fabíola compartilhou impressões sobre a evolução da empresa: Ela destacou as transformações recentes sob a presidência de Fabiana Resende, ressaltando o movimento de modernização da estrutura e dos produtos: “O PASI vem passando por muitas inovações”, comentou, reforçando a percepção de uma empresa cada vez mais conectada às demandas do mercado. Fabíola deu destaque ao PME PASI: “O PME PASI é para a empresa que não tem que cumprir a convenção ou uma pequena empresa que quer dar um pouquinho a mais”, explicou, referindo-se à proposta do produto de democratizar o acesso à proteção social. A participação do PASI no evento do CSP-MG não apenas celebrou uma trajetória de sucesso e transformação, mas também evidenciou o poder das parcerias construídas com propósito.

Com o compromisso de manter sua tradição sem abrir mão da modernidade, o PASI apresenta nesta semana seu novo site, completamente reformulado. A nova versão da plataforma traz um layout mais atual, limpo e funcional, com navegação simplificada e foco na experiência do usuário refletindo a identidade de uma empresa que é referência no mercado e que segue investindo em inovação e acessibilidade digital. A reformulação do site marca o início de um processo contínuo de atualização das plataformas digitais do PASI. A proposta é garantir que os públicos da empresa, segurados, corretores, parceiros e novos visitantes encontrem com facilidade informações e serviços relevantes, em um ambiente virtual que traduza a excelência e o compromisso que são marcas da trajetória do PASI. Para Nathalia Simões, supervisora de Marketing do PASI, o projeto foi pensado para alinhar a presença digital da companhia à sua reputação de confiança e autoridade no setor. “Percebemos que nosso site, que já estava há um bom tempo no ar com o mesmo padrão, precisava de algumas atualizações para continuar transmitindo a confiança e autoridade do PASI”, afirma. Ela destaca que a reformulação vai além do visual, com foco em uma “experiência mais intuitiva, visualmente atraente e, acima de tudo, útil para todos que nos visitam”. O novo site passa a representar, também, a visão estratégica da empresa sobre a era digital. “Mais do que uma mudança estética e de conteúdo, essa reformulação no site é um reflexo de um caminho cada vez mais digital, conectado e acessível que está sendo trilhado dentro do PASI”, completa Nathalia. O PASI reforça sua essência: uma companhia que valoriza sua história e tradição no mercado de seguros, mas que segue firme na jornada da inovação, atenta às transformações do setor e às necessidades do seu público.