SINDUSCON-RIO e PASI: há três décadas, parceria garante segurança para as construtoras e proteção para as pessoas e suas famílias

21 de julho de 2022

SINDUSCON-RIO e PASI: há três décadas, parceria garante segurança para as construtoras e proteção para as pessoas e suas famílias

Nada foi por acaso. Em abril de 1991, acontecia, em Belo Horizonte, o 54º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção, tradicional evento do setor. O Plano de Amparo Social Imediato (PASI) , lançado em junho de 1989, já havia sido experimentado em parceria com o Sinduscon-MG, sendo considerado um modelo pioneiro de seguro coletivo para os trabalhadores da construção civil, alcançando seus objetivos sociais e econômicos. Na oportunidade desse evento, a CBIC, através de seu então vice-presidente Paulo Simão, convidou-nos para apresentar o seguro para o setor, no âmbito nacional.


Finalizada a apresentação, que fez parte do painel da Comissão Política de Relações Trabalhistas – CPRT da CBIC, no qual estava presente Luiz Chor, então presidente do Sinduscon-Rio, o mesmo se levantou e disse: “ Quero a proteção do PASI no Rio de Janeiro”.


Com o efetivo apoio do então secretário executivo da entidade, Sr. Aloísio, conseguimos implementar o PASI, em sua concepção integral de benefícios, na convenção coletiva de trabalho, através de uma cláusula de seguro de vida em grupo. 


Até hoje, a aliança do PASI e Sinduscon-Rio permanece sólida, sempre com o apoio das diretorias que sucederam a gestão de Luiz Chor, das quais agradecemos nas pessoas dos presidentes Carlos Firme, Natalino Rabinovitch, Roberto Kauffmann, João Manuel Fernandes e o atual presidente, Claudio Hermolin.


Há de se ressaltar que, com a chegada do nosso saudoso Antônio Carlos Gomes na diretoria executiva da entidade, o PASI avançou ainda mais em suas garantias, novas coberturas e assistências, sendo sempre incorporadas no conjunto do produto de forma responsável e justificadas pelas suas relações custo/benefício para as empresas e seus trabalhadores. Todo esse processo sempre foi acompanhado pela competente e comprometida assessoria jurídica, na pessoa de Carla Oliveira, hoje diretora executiva do Sinduscon-Rio.


Várias foram as pessoas vinculadas ao Sinduscon-Rio que puderam contribuir na construção e manutenção dessa relação institucional e seus aprimoramentos. É justo lembrar também de nossas relações próximas com o Seconci-Rio e agradecer o apoio institucional da Ana Cláudia Gomes e do Sérgio Paiva, que sempre promoveram a essência e os propósitos do PASI no contexto dos riscos e proteções que envolvem o setor.


Aproveito para destacar um episódio que muito contribuiu para o aprimoramento social do PASI, quando, em meados de 2008, fomos alertados sobre a chegada das mulheres nos canteiros de obra no Rio de Janeiro. De imediato começamos a desenvolver o benefício Cesta Natalidade para atender esse novo público-alvo.


Muitos foram os ganhos com a chegada do PASI, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores e suas famílias.


Nesse período, somente no PASI, registramos mais de R$28 milhões em indenizações efetivadas e mais de 4.300 Cestas Natalidades entregues, beneficiando mais de 7.469 famílias em todo o Brasil.


Esse é o resultado da união do bem, quando suas forças se juntam para caminharem na direção da justiça social e da dignidade humana, investindo um mínimo de recursos financeiros e garantindo a sustentabilidade econômica de milhares de famílias.


Por Alaor Silva Junior, presidente do Seguro PASI.



Fonte: Matéria publicada no portal do Sinduscon - RJ.


Leia a matéria na íntegra no site:


Sinduscon-RJ


Mais Postagens

Por Seguro PASI 1 de dezembro de 2025
O PASI reforça seu time executivo com a chegada de Júlia Jacques, que assume a gerência responsável pela integração das áreas Jurídica e de Indenizações. A decisão faz parte de um movimento estratégico da companhia para ampliar a eficiência operacional e oferecer um atendimento cada vez mais ágil e humanizado aos segurados e parceiros. Advogada com ampla experiência no mercado segurador, Júlia construiu sua carreira com atuação em um escritório especializado, onde atendeu grandes seguradoras e desenvolveu uma visão estratégica sobre regulação de seguros. Desde o início de sua trajetória, aprofundou-se em temas como sinistros, indenizações e contratos, além de ter liderado equipes e projetos de alta complexidade.  Associada da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros), Júlia participa ativamente de congressos e encontros da entidade, mantendo uma constante troca de conhecimento com outros profissionais do setor. Ela também possui MBA em Gestão Jurídica de Contratos de Seguros e Inovação pela Escola de Negócios de Seguros, formação que lhe proporcionou contato com todos os ramos de seguros no Brasil. Recentemente, reforçou seu desenvolvimento em liderança com a extensão em Gestão de Pessoas e Equipes, da ENS, em parceria com a Ontario College, do Canadá. “Assumir a gerência em um momento de transformação é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma oportunidade única. Meu objetivo é conduzir essa integração de forma estruturada, equilibrando agilidade e segurança técnica, sempre alinhada aos valores e ao propósito do PASI”, afirma Júlia. Com a chegada de Júlia Jacques, o PASI dá mais um passo em seu processo de evolução, fortalecendo sua estrutura organizacional e reafirmando o compromisso de entregar soluções sólidas, inovadoras e humanizadas ao mercado segurador.
Por Seguro PASI 25 de novembro de 2025
O PASI tem avançado em sua jornada de transformação digital e otimização interna. A recente integração entre os Departamentos de Implantação e Atuarial, alinhado com a nova gestão de Tecnologia do PASI, vem consolidando resultados expressivos em eficiência e agilidade, reforçando o compromisso da empresa com processos cada vez mais simples e sem burocracia. Sob coordenação de Roberta Rodrigues e superintendência de Mateus Ribeiro, a união das áreas foi estratégica para tornar o ciclo do cliente mais fluido, desde a cotação até a implantação do seguro. “Nosso objetivo foi integrar as etapas e aproximar as equipes, garantindo mais agilidade e uma entrega mais completa para o corretor e o cliente”, explica Roberta. Digitalização que entrega resultados Desde a reestruturação, concluída em junho deste ano, os indicadores confirmam o sucesso da mudança: 76% das contratações já são realizadas diretamente pelo Portal do Corretor PASI ; 72% das novas vendas não necessitam de análise interna e nem intervenção humana para implantação; 57% das propostas do Cotação Express fora do padrão técnico comum são concluídas sem burocracia e sem gerar pendências . Esses números demonstram um processo mais simples, automatizado e eficiente, eliminando etapas manuais e acelerando a implantação de seguros. “Ganhamos velocidade, reduzimos o tempo de resposta e tornamos o processo muito mais prático para o corretor”, ressalta Roberta.
Por Seguro PASI 21 de novembro de 2025
O PASI marcou presença no CQCS Inovação 2025, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, destacando seu posicionamento como uma das empresas pioneiras em soluções inovadoras no mercado segurador brasileiro. A participação reforçou o compromisso da companhia com a modernização do setor, especialmente diante da ascensão de tecnologias como a inteligência artificial. Representando o PASI, Mateus Ribeiro, superintendente comercial, atuarial e SIP do PASI, reforçou que o CQCS Inovação tem proporcionado dias intensos de aprendizado e conexões estratégicas. Para ele, a edição de 2025 se destaca por trazer para o centro do debate os avanços tecnológicos que já estão transformando o setor. Mateus afirma que “o evento traz para o centro da discussão o que já está em alta, inteligência artificial, tecnologia e a construção de soluções que realmente façam sentido”. Ele acrescenta que a presença da empresa reforça seu propósito: “o PASI, desde 1989, carrega a inovação no seu DNA, com coberturas, benefícios e soluções diferenciadas. Estar aqui fortalece nosso compromisso em desenvolver produtos para novos mercados, sempre com ética, responsabilidade e foco em fortalecer a cultura do seguro”. Nathália Simões, coordenadora de Comunicação e Relacionamento, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de seguros. Segundo ela, o encontro promove debates relevantes e contribui diretamente para o desenvolvimento do mercado. Em suas palavras, “os temas das palestras são extremamente relevantes e contribuem para fortalecer a discussão no mercado, melhorar a atuação dos corretores e gerar benefícios reais para os segurados”. Nathália destacou ainda que a participação da empresa reflete sua essência: “o PASI nasceu com essa vocação inovadora, e essas trocas de informação são fundamentais para aprimorarmos o mercado e impactarmos positivamente a população”. 
Por Seguro PASI 6 de novembro de 2025
O PASI anuncia sua campanha especial de Black November, oferecendo condições exclusivas ao longo de todo o mês de novembro. Entre os dias 01/11 a 30/11/2025, corretores poderão aproveitar oportunidades especiais para potencializar suas vendas e agregar ainda mais valor aos clientes. Durante o período da campanha, os corretores terão acesso a duas opções exclusivas de condição especial, disponíveis para os Seguros Convencionais do PASI, que incluem Seguro Agrovida, Seguro para Pequenas e Médias Empresas (PME) e Seguro para Convenções Coletivas de Trabalho. Todos os detalhes das condições podem ser consultados diretamente no Portal do Corretor PASI. Além de fortalecer a parceria com os corretores, a campanha traz vantagens inéditas também para os clientes e segurados com condições especiais para a contratação do Clube de Vantagens PASI! Os novos clientes que contratarem os Seguros Convencionais do PASI poderão escolher entre 3 meses grátis do Clube de Vantagens PASI ou 70% de desconto na contratação anual da assistência, que gera economia real no dia a dia dos segurados, com descontos em lojas físicas e on-line, serviços gratuitos e ofertas especiais em cinemas, cursos, eletrônicos, viagens e muito mais! “A campanha Black November reforça nosso compromisso em agregar valor aos corretores e empresas, ampliando também os benefícios para os segurados. O Clube de Vantagens proporciona uma assistência que realmente faz diferença no bolso do cliente, complementando a proteção oferecida pelos seguros PASI”, destaca a companhia. Com a iniciativa, o PASI reafirma seu papel de parceiro estratégico no mercado de seguros, oferecendo soluções que vão além da proteção tradicional, ao mesmo tempo em que incentiva a excelência na atuação dos corretores e promove experiências diferenciadas para os clientes e segurados.
Por Seguro PASI 3 de outubro de 2025
O PASI marcou presença no Conec 2025, realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em São Paulo, representado por sua equipe, destacando o compromisso de estreitar laços com os corretores e acompanhar de perto as tendências do setor. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, ressaltou a relevância do congresso como espaço estratégico de relacionamento. “O Conec chega aos seus 20 anos consolidado como um evento que interliga profissionais do setor em escala internacional”, afirmou. Para ela, a presença do PASI no encontro simboliza o compromisso da empresa em estar próxima dos corretores e reforçar sua proposta de valor. Segundo a executiva, o congresso é também uma vitrine para apresentar o ecossistema de soluções do seguro. “É a oportunidade de mostrar toda a inteligência e o sistema que oferecemos, que facilita o dia a dia do corretor”, disse. A importância de acompanhar as tendências do mercado também foi destacada por Nathália Simões, supervisora de marketing do PASI. Para ela, o Conec é “uma experiência enriquecedora”, especialmente por abordar temas como tecnologia e inteligência artificial, considerados cada vez mais essenciais para a evolução do setor. “Achamos importante estarmos presentes para fortalecer conexões junto aos nossos parceiros e acompanhar essas transformações”, afirmou. Nathália acrescentou que o PASI também vem incorporando tais inovações em seus processos internos, com o objetivo de facilitar a rotina dos corretores e elevar ainda mais a experiência e qualidade dos serviços oferecidos. A participação do PASI, ainda que indireta, reforça uma tendência vista no Conec deste ano: empresas do setor investindo cada vez mais em estreitar laços com os profissionais que são a linha de frente do relacionamento com os clientes.
Postagens mais antigas